Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Sustainable Development Goals (SDG) "14:Proteger a Vida Marinha"
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- Concepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria FormosaPublication . Martins, Ana Paula Correia; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, SandraA sociedade actual está cada vez mais consciente de que a diversidade de problemas de pobreza, saúde, esgotamento de recursos e catástrofes naturais, entre outros, está interligada com questões ambientais e sustentabilidade. Este facto é evidente nos alertas da comunicação social, nas preocupações veiculadas pelas organizações não governamentais ou pela própria sociedade civil, nas políticas dos países que cada vez mais se uniformizam para uma abordagem integrada, “sem fronteiras”, para a defesa do mundo comum. Contudo, para que este novo paradigma possa funcionar o cidadão deve estar informado, consciente das problemáticas que o assolam e dispor das competências necessárias para ser um sujeito activo de mudança. Este trabalho é um contributo para a consciencialização e aquisição de conhecimentos sobre biodiversidade junto de públicos infanto-juvenis. Toda a pesquisa realizada e os seus resultados servirão de fundamento à construção de materiais pedagógicos digitais. Estes materiais querem-se democráticos e portanto acessíveis a todos num espaço Web. Neste sentido, fez-se uma travessia pelas temáticas que se considera poderem dar consistência às decisões tomadas em relação às metodologias, aos formatos e à adequação dos materiais pedagógicos interactivos por conteúdos aos níveis etários. Essencial neste processo: 1. abordar a biodiversidade nos seus aspectos gerais centrando-nos depois nos valores do Parque Natural da Ria Formosa tomando, por fim como estudo de caso, a zona entre marés ou habitat intertidal; 2. pesquisar sobre os espaços de aprendizagem Web e metodologias aconselhadas para a construção de hiperdocumentos, enquanto objectos de aprendizagem de ambientes online; 3. identificar a teoria de aprendizagem mais adequada no âmbito da construção de hiperdocumentos e seus fundamentos teóricos; 4. perceber o papel da educação ambiental abordando a educação como percurso indispensável para a tomada de consciência e aquisição de competências. Este tema remete para os espaços onde a educação se implementa pelo que nos interessaram os aspectos ligados à educação formal e não formal e a necessidade de transversalidade deste campo relativamente à formação ao longo da vida e aos diferentes públicos. Não poderemos deixar de falar de como o formal e o não formal se articulam e complementam para atingir uma meta comum definida pelos principais documentos orientadores da educação ambiental – cidadãos comprometidos em encontrar soluções para as problemáticas com que se confrontam; 5. pesquisar qual o tipo de adequação que os materiais didácticos deverão ter para o público-alvo através da aplicação de questionários a professores e sua análise. Os professores para além de elementos fundamentais na identificação da adequação dos materiais constituem um grupo de potenciais mediadores na utilização dos recursos pedagógicos finais; 6. finalmente é proposto um modelo para o desenvolvimento de um hiperdocumento para um dos habitats do PNRF em que explanaremos o modo como os materiais se disporão no ambiente de aprendizagem e como poderão ser usados.
- Implementação da diretiva quadro da àgua e elaboração dos planos de gestão de região hidrográfica em Portugal, estudo de caso: o estuário do MiraPublication . Nunes, Susana Margarida Serra; Carapeto, CristinaA DQA estabelece o quadro de ação comunitária para a água e tem como principal objetivo que todas as massas de água europeias atinjam o Bom estado (ecológico e químico). O estado ecológico resulta da combinação de elementos biológicos, suportados por elementos físico-químicos e hidromorfológicos. O estado químico é avaliado pelo cumprimento de normas de qualidade por substâncias prioritárias. A monitorização desempenha um papel fundamental no processo de planeamento e gestão das bacias hidrográficas, uma vez que as massas de água que não atingem os objetivos ambientais são sujeitas a um programa de medidas de recuperação. Neste estudo, o estuário do Mira foi monitorizado entre 2018 e 2020 com o objetivo de caracterizar este sistema em termos químicos, físico-químicos e biológicos. Aos dados recolhidos foram aplicadas as metodologias da DQA para avaliação dos estuários. Os resultados mostram que a maioria dos parâmetros monitorizados atingem o bom estado, mas a zona de montante do estuário apresenta problemas nos nutrientes, pesticidas, metais e macroinvertebrados bentónicos, refletindo as pressões sobre a bacia hidrográfica. Apesar do estatuto de proteção conferido pelo PNSACV, o estuário do Mira encontra-se sujeito a constrangimentos ambientais que põem em causa os objetivos da DQA. O plano de medidas em vigor não é suficiente para assegurar a proteção dos valores naturais que importa preservar, pelo que são necessárias medidas de gestão e recuperação dos ecossistemas que assegurem o cumprimento dos objetivos da diretiva.
- Mitigação e adaptação às alterações climáticas no Município de Maputo: perceções dos técnicos dos serviços municipaisPublication . Taipo, Cortêz Maria Adriano da Silva Muimela; Alves, Fátima; Nicolau, Paula BacelarMoçambique está entre os países mais suscetíveis aos efeitos das alterações climáticas, e a cidade de Maputo destaca-se como uma das cidades que enfrenta maior risco e maior vulnerabilidade. As projeções conhecidas, indicam alta probabilidade de ocorrência de aumento de temperaturas, aumento do nível do mar, alterações dramáticas nos parâmetros de precipitação, periodicidade e intensidade de eventos extremos, tais como ciclones, inundações e secas com prejuízos estimados em torno de milhões de dólares ano e com a probabilidade de aumento do valor caso não se adotem medidas de adaptação e mitigação. Foi perante este cenário que, em 2016, o Conselho Municipal de Maputo desenvolveu o Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas. Este plano foi criado com o objetivo de responder aos riscos associados ao clima em transformação e a sua execução está a cargo de várias instituições municipais. Nesse sentido, com o presente trabalho pretende-se compreender como o município de Maputo no âmbito do seu programa de atividades tem vindo a implementar o referido plano de adaptação às mudanças climáticas e como os seus técnicos percebem essa mesma implementação. Relativamente à metodologia, a investigação adotou uma abordagem qualitativa e, considerando que o tema é pouco explorado, a pesquisa foi de natureza exploratória. A recolha de informação foi feita tendo por base a análise documental e entrevistas a profissionais municipais com responsabilidades de cumprir ou fazer cumprir políticas públicas visando a mitigação e ou a adaptação face as alterações climáticas. A discussão dos resultados obtidos decorrentes da aplicação das entrevistas, tendo a análise bibliográfica e documental como fundamentação permitiu-nos concluir que apesar das Alterações Climáticas serem percebidos pelos gestores e técnicos municipais, a agenda climática não é ainda priorizada comparativamente à gestão urbana corrente. Todavia, algumas evidências mostram que alguns moradores desenvolvem respostas informais visando a sua adaptação e mitigação face aos efeitos das alterações climáticas.
- Perceção das populações locais face à sustentabilidade dos serviços das zonas costeiras : o caso da Lagoa de Santo AndréPublication . Santinhos, Armando José; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana PaulaEm Portugal, o reconhecimento da importância estratégica da zona costeira, criou a necessidade de proceder à sua proteção e gestão integrada. O litoral de Santiago do Cacém caracteriza-se por uma zona aplanada e baixa, que, devido à existência de um cordão de dunas e areias de praia na parte noroeste do concelho, isola do mar a sua bacia hidrográfica e linhas de água, dando lugar à formação de lagoas. Uma destas lagoas, de caraterísticas únicas em termos da biodiversidade a Lagoa de Santo André, dista uma centena de metros do Oceano e detém no seu historial um património inigualável de tradições, de processos de vida das suas gentes e de equilíbrio ambiental reconhecido. Tendo presente os conceitos de desenvolvimento sustentável, cidadania, participação e educação ambiental, este trabalho através da conjugação de recolha de dados por inquérito, observação direta, pesquisa e análise documental pretendeu contribuir para o conhecimento da perceção das populações e dos decisores locais face à sustentabilidade dos serviços dos ecossistemas utilizados por essas mesmas populações, e propor soluções para a melhor gestão da lagoa de Santo André. Foi aprofundado o estudo de caso da Lagoa de Santo André com particular destaque para a atividade de pesca artesanal na lagoa, tendo-se concluído, entre outros, a existência de problemática e contestação relativamente à gestão do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, motivada por falta de diálogo e falha na comunicação entre os atores chave do processo, bem como a falta de realização urgente do desenvolvimento de uma estratégia e de uma plataforma de entendimento que ao nível dos decisores promovam o desenvolvimento e a qualidade a todos os níveis desta zona do país de reconhecido potencial e que, simultaneamente, permitam com isso, a sua correta gestão. Urge também o restabelecimento de procedimentos que evitem a degradação ambiental deste ecossistema lagunar, e que se consensualizem disposições, para que no âmbito de determinações normativas, seja instituída a participação e colaboração de todos os agentes e atores envolvidos no processo de decisão. Estes e outros aspetos foram tratados aprofundadamente na discussão de resultados deste estudo, tendo-se proposto, entre outros, o entendimento entre os atores chave, a variados níveis, de acordo com os problemas encontrados, e de acordo com as soluções discutidas e concertadas num workshop final.
- Processo de participação pública colaborativa em planeamento : o estudo de caso do plano de gestão da região hidrográfica do AlgarvePublication . Dores, Anabela Cabrita das; Caeiro, SandraA Directiva Quadro da Água introduz um novo conceito de gestão integrada da água por bacia hidrográfica, dando ênfase à componente de participação pública nas várias fases de elaboração dos respectivos Planos de Gestão. Diversos estudos e artigos científicos sobre o estado da cidadania activa, de âmbito internacional e nacional, têm revelado que a grande maioria dos cidadãos ainda não tem o hábito de participar e evidenciam também a deficiente preparação das instituições para a promoção e incentivo à prática contínua da participação pública activa, optando, preferencialmente, por um formato de participação de carácter passivo assente na transmissão de informação e ou na consulta pública. O presente trabalho de projecto teve como objectivo geral proceder à concepção do processo de participação pública para o estudo de caso do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Algarve, bem como à implementação da participação pública da 2ª fase deste Plano relativa à identificação das Questões Significativas sobre a Gestão da Água. Os resultados dos procedimentos adoptados para esta fase, que incluíram as vertentes da informação (internet, imprensa, desdobrável, boletim informativo), consulta (brochuras e ficha de participação pública em papel e online) e envolvimento activo (sessão e fórum de participação públicas), foram positivos e deram indicação de que os actores chave envolvidos estão motivados para dar continuidade a este trabalho ao longo das várias etapas de elaboração do referido Plano. No entanto, é necessário melhorar ainda alguns aspectos, salientando-se, entre outros, o reforço do envolvimento de alguns actores chave nas vertentes da transmissão de informação e consulta pública, a simplificação da linguagem e conteúdo dos documentos disponibilizados, assegurar uma maior representatividade do público - alvo e fomentar a utilização de tecnologias de informação como ferramentas de apoio à decisão. Concluiu-se, ainda, ser fundamental garantir a integração dos resultados da participação pública nos documentos finais, constituindo este um dos principais factores potenciadores da prática da cidadania activa e aumento da confiança dos cidadãos nas instituições.
- Propostas de gestão participativa para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e biodiversidade de Santa MariaPublication . Figueiredo, Maria do Rosário Bairos; Caeiro, Sandra; Azeiteiro, UlissesOs Açores reúnem nove ilhas com singularidades peculiares em termos paisagísticos, arquitetónicos e riqueza dos seus recursos naturais. Este panorama levanta contudo grandes desafios de sustentabilidade, de entre eles a reorientação de estratégias, atendendo à especificidade da região (segundo os objetivos à escala nacional em sede da Estratégia Nacional Desenvolvimento Sustentável (ENDS)). No caso da Ilha de Santa Maria (SMA), pequena ilha em que as estratégias tendem a ser ignoradas, a participação da população e dos dirigentes locais é minorada por interesses económicos desvinculados do desenvolvimento sustentável (DS). Para inverter esta situação é necessário conhecer para preservar, proteger para conservar, planificar e orientar os comportamentos e atitudes visando a sustentabilidade dos recursos naturais (RN) da ilha. Aplicando uma metodologia que conjugou os métodos quantitativos e qualitativos, com uma componente prática, utilizando um método de amostragem não casual dirigida, não probabilística com um método de amostragem por clusters, agrupado em grupos (workshop, séniores e jovens), pretendeu-se descrever os conhecimentos, as práticas e as perceções sobre a gestão dos RN’s, DS e instrumentos de gestão territorial (IGT’s). Os resultados mostram que os conhecimentos, práticas e perceções dos diferentes grupos são insuficientes no que respeita ao conhecimento dos conceitos e dimensões do DS (independentemente das idades ou habilitações literárias), verificando-se contudo melhorias, por vezes significativas, após as ações de sensibilização e educação. É imperativo continuar o esforço de valorização dos RN’s, envolvendo a população nas estratégias de conservação, objetivando uma proposta orientadora e participada numa visão para sustentabilidade da Ilha (SMA). Recomenda-se uma proposta de modelo de Estratégia DS dos recursos naturais e biodiversidade para SMA e diversas propostas de ações para colocar em prática essa estratégia como desenvolvimentos futuros.
- A separação e reciclagem de resíduos urbanos em contexto laboral: caso de estudo de uma refinariaPublication . Mendes, Ricardo Manuel Parreira Rosa; Ferreira, CéliaTodos nós produzimos diariamente resíduos. Uma postura de evitar produzir resíduos deverá sempre ser o objetivo primordial para conseguir reduzir o nosso impacto no planeta. Sempre que tal não é possível deve-se apostar na correta separação dos resíduos para a sua posterior reciclagem, nas nossas casas, e no nosso local de trabalho. Não tendo sido encontrado um estudo a respeito da temática da separação dos RU no local de trabalho em meio industrial, pareceu então fazer sentido a aplicação de um projeto de investigação-ação incidindo sobre esse tema. Os objetivos do presente trabalho são: caracterizar o processo de separação e reciclagem de resíduos urbanos no complexo de cracking da Refinaria de Sines; identificar os pontos críticos de recolha na instalação fabril; conhecer a perceção dos trabalhadores perante as questões ligadas à separação dos resíduos; elaborar e implementar propostas de melhoria e avaliar o seu impacto. Assim optou-se por uma metodologia que contempla várias vertentes: análise de documentos fornecidos pela empresa, inquérito aos 44 trabalhadores da área em estudo e campanha de caracterização física dos resíduos indiferenciados. O inquérito permitiu verificar que os trabalhadores concordam em separar os diferentes resíduos para a reciclagem, sendo que 78% afirmou fazer a separação dos diferentes resíduos para reciclagem na sua própria casa, mas no local de trabalho, a percentagem de respostas afirmativas diminui para 69%. Os trabalhadores reconheceram ainda o impacto ambiental, social e económico que a separação e reciclagem dos resíduos tem no futuro da empresa, bem como a valorização da empresa pelas questões ligadas ao ambiente, não deixando no entanto de apontar algumas falhas no sistema. Por seu lado, as campanhas de caracterização física permitiram apurar que nos dias observados os contentores de resíduos indiferenciados continham 13% de plástico, 5% de papel e 4% de vidro. Pelo observado de uma forma geral, o descarte de resíduos com potencial para reciclagem no contentor de indiferenciados é prática comum. Foram elaboradas e apresentas propostas de melhoria ao sistema de gestão de resíduos na instalação fabril. Estas medidas estão a ser consideradas pela empresa com vista à sua implementação futura.
- Os valores sociais, económicos e ambientais atribuídos aos ecossistemas dos mangais nas zonas urbanas: caso do Mangal da Zona da Costa do Sol, Cidade de MaputoPublication . Esquinar, Priscila Marizane; Nicolau, Paula BacelarEsta dissertação estuda os valores sociais, económicos e ambientais atribuídos aos ecossistemas dos mangais nas zonas urbanas. O estudo foi realizado no mangal da Costa do Sol, no Município da cidade de Maputo. Os valores do ecossistema do mangal são manifestados com base nos serviços ecossistémicos de provisão, regulação, de apoio e dos serviços culturais. Este estudo analisa as perceções de diversos stakeholders, sobre os valores dos mangais, preponderantes para o desenvolvimento de ações para a sua conservação, diante do grau de ameaças verificadas. As perceções são consideradas ainda como meios para o alcance do bem-estar social, económico e ambiental das zonas urbanas. O presente estudo é de natureza mista, pois envolve métodos qualitativos e quantitativos. Por meio da aplicação dos métodos de inquérito por entrevista e observação directa, foram obtidos os dados sobre os valores do mangal local e as perceções sociais, económicas e ambientais dos stakeholders. Os resultados mostram que os usuários do mangal da Costa do Sol, de perfis de interação diferencial com o mangal, têm conhecimento elevado sobre os valores do mangal e apresentam pequenas diferenças na forma de interpretação e dos níveis de percepção de tais valores. Foi elaborada uma proposta de conservação do mangal com base no estudo documental e nas informações recolhidas junto dos diversos stakeholders. A proposta tem foco nas ações de conservação do mangal, melhoria da perceção ambiental com base na implementação de programas de educação ambiental, na aplicação eficaz da lei do ambiente, elaboração de uma lei especifica para os mangais em Moçambique. Tem foco ainda na criação de um comité local de gestão do mangal, criação de um centro de reciclagem de resíduos sólidos, na comunicação sustentável entre os diferentes setores de atividades da cidade de Maputo, com influência no mangal e o envolvimento comunitário na sua gestão.