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- Os valores sociais, económicos e ambientais atribuídos aos ecossistemas dos mangais nas zonas urbanas: caso do Mangal da Zona da Costa do Sol, Cidade de MaputoPublication . Esquinar, Priscila Marizane; Nicolau, Paula BacelarEsta dissertação estuda os valores sociais, económicos e ambientais atribuídos aos ecossistemas dos mangais nas zonas urbanas. O estudo foi realizado no mangal da Costa do Sol, no Município da cidade de Maputo. Os valores do ecossistema do mangal são manifestados com base nos serviços ecossistémicos de provisão, regulação, de apoio e dos serviços culturais. Este estudo analisa as perceções de diversos stakeholders, sobre os valores dos mangais, preponderantes para o desenvolvimento de ações para a sua conservação, diante do grau de ameaças verificadas. As perceções são consideradas ainda como meios para o alcance do bem-estar social, económico e ambiental das zonas urbanas. O presente estudo é de natureza mista, pois envolve métodos qualitativos e quantitativos. Por meio da aplicação dos métodos de inquérito por entrevista e observação directa, foram obtidos os dados sobre os valores do mangal local e as perceções sociais, económicas e ambientais dos stakeholders. Os resultados mostram que os usuários do mangal da Costa do Sol, de perfis de interação diferencial com o mangal, têm conhecimento elevado sobre os valores do mangal e apresentam pequenas diferenças na forma de interpretação e dos níveis de percepção de tais valores. Foi elaborada uma proposta de conservação do mangal com base no estudo documental e nas informações recolhidas junto dos diversos stakeholders. A proposta tem foco nas ações de conservação do mangal, melhoria da perceção ambiental com base na implementação de programas de educação ambiental, na aplicação eficaz da lei do ambiente, elaboração de uma lei especifica para os mangais em Moçambique. Tem foco ainda na criação de um comité local de gestão do mangal, criação de um centro de reciclagem de resíduos sólidos, na comunicação sustentável entre os diferentes setores de atividades da cidade de Maputo, com influência no mangal e o envolvimento comunitário na sua gestão.
- Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chinesesPublication . Castelo, Adelina; Amorim, Clara; Zhou, Chao; Li, Qinxue; Zhang, Chenlin; Soares, LilianaO estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia.