Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia.

Description

Keywords

Ensino da pronúncia Criação de materiais didáticos Português língua não materna Altura vocálica Aprendentes chineses

Citation

Castelo, A., Amorim, C., Zhou, C., Li, Q., Zhang, C., & Soares, L. (2022). Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses. De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, 24/06/2022, online)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue