Publication
Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses
dc.contributor.author | Castelo, Adelina | |
dc.contributor.author | Amorim, Clara | |
dc.contributor.author | Zhou, Chao | |
dc.contributor.author | Li, Qinxue | |
dc.contributor.author | Zhang, Chenlin | |
dc.contributor.author | Soares, Liliana | |
dc.date.accessioned | 2023-01-11T17:48:48Z | |
dc.date.available | 2023-01-11T17:48:48Z | |
dc.date.issued | 2022-06-24 | |
dc.description.abstract | O estudo do Português Língua Estrangeira (PLE) na China tem-se expandido significativamente desde 2000. Muitos materiais foram criados para este grupo específico de aprendentes com pouca exposição à L2, mas ainda faltam recursos para as dificuldades específicas de pronúncia. Simultaneamente, trabalhos sobre o PLE têm mostrado que a altura vocálica em português é um grande desafio para falantes de mandarim L1 e a investigação sobre o ensino da pronúncia em diferentes línguas tem fornecido indicações úteis para fundamentar propostas didáticas. Assim sendo, a presente comunicação visa propor um recurso para o ensino da altura vocálica a aprendentes de PLE na China. Este recurso: (1) consiste numa apresentação em Powerpoint que combina as estratégias de Color Vowel Chart (Taylor & Thompson, 1999, 2015) e Vowel Elevator (Elliott, 2018) e, portanto, explora diferentes níveis de instrução de pronúncia (percetivo, articulatório, cognitivo, visual e cinestésico); (2) pode ser integrado numa abordagem mais ampla e comunicativa do ensino de pronúncia (Celce-Murcia et al., 2010); (3) visa ajudar a formar categorias cognitivas para as (novas) vogais do português; (4) inclui uma comparação dos sistemas fonológicos vocálicos em português e chinês mandarim (como parte da abordagem Vowel Elevator para promover a consciencialização sobre o fenómeno). Após uma breve apresentação da investigação que o fundamenta, é mostrado o recurso didático, justificando-se algumas das opções tomadas. Assim, procura-se fornecer aos professores um recurso pronto a ser usado e também, por meio da fundamentação científico-pedagógica apresentada, contribuir para a formação dos professores de línguas estrangeiras no ensino da pronúncia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Castelo, A., Amorim, C., Zhou, C., Li, Q., Zhang, C., & Soares, L. (2022). Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses. De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo (Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, 24/06/2022, online) | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13115 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino da pronúncia | pt_PT |
dc.subject | Criação de materiais didáticos | pt_PT |
dc.subject | Português língua não materna | pt_PT |
dc.subject | Altura vocálica | pt_PT |
dc.subject | Aprendentes chineses | pt_PT |
dc.title | Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, 24/06/2022, online | pt_PT |
oaire.citation.title | De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo | pt_PT |
person.familyName | Castelo | |
person.familyName | FIGUEIREDO AMORIM | |
person.familyName | Zhou | |
person.givenName | Adelina | |
person.givenName | MARIA CLARA | |
person.givenName | Chao | |
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person.identifier.ciencia-id | BD13-D01B-7BB4 | |
person.identifier.ciencia-id | 621A-EA47-7D44 | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-6946-4888 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2235-6262 | |
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