Estudos Portugueses | Portuguese Studies
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Browsing Estudos Portugueses | Portuguese Studies by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
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- Cesário Verde: a aprendizagem da poesiaPublication . Meireles, Pedro; Piedade, Ana NascimentoA poesia de Cesário Verde constitui o «grau zero», para citar uma expressão de Eduardo Lourenço, da poesia portuguesa contemporânea. Cesário é também considerado um dos maiores poetas portugueses, sendo a sua poesia lida como exemplo para defesa de várias teses: assinala a passagem entre o romantismo e o realismo com uma perfeição formal parnasiana; representa o binómio contrastante do campo e da cidade; descreve a mulher como lugar de sossego e de desassossego. O presente trabalho, partindo destes pressupostos, pretende chegar àquele que Lourenço enuncia. Para isso, descrever-se-á um caminho de aprendizagem do dizer poético, caminho feito nos poemas «Nevroses», «Num Bairro Moderno», «Cristalizações» e «Noitada», avançando-se depois para «O Sentimento dum Ocidental» e «Nós». Do resultado desta aprendizagem, poder-se-á dizer que aqueles poemas instauram um idioma que permite colocá-los em diálogo com outros graus zeros da poesia contemporânea e mostrar que a poesia transmite, mais do que conhecimento, modos de ver.
- A competência intercultural e o texto literário no ensino portuguêsPublication . Vale, Madalena Alves do; Sequeira, Rosa MariaNa era da globalização assume particular importância o desenvolvimento da competência intercultural. É determinante formar cidadãos detentores de uma consciência crítica intercultural, de um espírito de abertura e de tolerância face a outros valores e culturas e capazes de questionar o seu próprio sistema de valores. A presente investigação incide sobre o desenvolvimento da competência intercultural em sala de aula. É analisada a pertinência do ensino por competências, que esteve na base de alterações no sistema educativo em diferentes países. Coloca-se a tónica no confronto entre os documentos reguladores referentes à disciplina de Português e o modelo de Byram e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Procede-se ainda à articulação com o Quadro de Competências para a Cultura Democrática e com pressupostos de cidadania defendidos por Nussbaum. Há ainda lugar a uma reflexão sobre as práticas interculturais na aula de Português. Aborda-se o texto literário enquanto elemento potenciador do desenvolvimento da interculturalidade e reflete-se sobre as suas práticas e as representações da alteridade na obra literária. Pretende-se verificar se, independentemente do paradigma subjacente aos programas de Português, a competência intercultural pode ser desenvolvida através do estudo do texto literário, atendendo ao facto de este abrir janelas para novas culturas, novos mundos e novas vivências. São definidos objetivos no domínio da comunicação intercultural, tendo por base o quadro teórico anteriormente mencionado, que servirão de base ao estudo empírico. Procede-se depois à testagem dos objetivos em produções textuais que constituem resposta a textos literários em contexto de sala de aula e à consequente interpretação e análise de resultados.
- A escrita poliédrica de Ana Hatherly: caminhos de um território reinventadoPublication . Milheiro, Dalila Maria Teixeira; Vila Maior, DionísioAtravés do nosso estudo, pretendemos investigar os contornos e as particularidades de algumas facetas da escrita literária de Ana Hatherly, comprovando que constituem novos caminhos que originam uma escrita singular, com criações originais e registos híbridos, em constante reinvenção. Como corpus literário, selecionamos três obras hatherlyanas que se apresentam mais representativas da temática em estudo e que abarcam a variedade da sua escrita: O Mestre (1963), na linha da narrativa de ficção experimental, Anacrusa – 68 sonhos (1983), enquanto escrita onírica, e 463 Tisanas (2006), compilação das suas criações poéticas em prosa. Ambicionamos confirmar que as palavras na obra literária hatherlyana tomam diferentes formas e sentidos e, nesta perspetiva, destacamos os processos de experimentação discursiva e as reinvenções da linguagem em sintonia com a Autora que vê a escrita como o seu território de investigação e de improvisação. No nosso ponto de vista, a escrita hatherlyana visa criar outras escritas, fornecendo pistas para desvendar o conhecimento e a aprendizagem. Tal como Ariadne dá o fio a Teseu para este encontrar a saída do labirinto, também Ana Hatherly, através do ato criador/criativo da sua escrita/das suas palavras, dá ao leitor a ponta do novelo para encontrarmos o sentido labiríntico da escrita, uma escrita com muitas vertentes e riquezas. Ao dar-nos o fio, a Autora concede-nos igualmente a memória (o passado) e, portanto, o reconhecimento do caminho para a sua escrita enquanto território fértil de desafios e reinvenções. Assim, o nosso desejo é encontrar o sentido em aberto que une os fios/as linhas da escrita/dos textos à semelhança de Ariadne.
- Fernando Namora : do neorrealismo ao humanismoPublication . Nunes, Armindo José Pires de Azevedo; Vila Maior, Dionísio; Duarte, Maria do Rosário da CunhaPretende-se com esta Tese apresentar uma leitura crítica da vasta obra literária de Fernando Namora, orientando-a para uma das suas vertentes mais significativas e incontestáveis – o apaixonado Humanismo que a percorre. Na verdade, o escritor soube sempre manter um olhar simultaneamente constante, lúcido e atento face aos reais problemas do seu tempo, que são, afinal, os sofrimentos, as preocupações e as angústias comuns à maioria dos Homens. Renovando continuamente a sua arte narrativa (e mesmo poética) em função das circunstâncias estético-ideológicas com que se ia confrontando, Fernando Namora transmitiu, em cada um desses momentos, a verdade do Homem Português nas suas mais singelas especificidades, do mesmo modo que o integra no mundo que o rodeia, embora tendo plena consciência de que essa verdade é dolorosa e inquietante. Desde o sofrimento extremo, a alienação e a opressão a que estava votado o Homem neorrrealista, passando pela angústia ontológica do Homem existencialista, que permanentemente se questiona com o intuito de desvendar o mistério do ser, e desaguando no desencanto e na incapacidade de atingir a felicidade do Homem pós-revolução de abril, a obra namoriana unifica-se no fio condutor desse imenso Humanismo dado que, a cada momento, o escritor procura clarificar o sentido da existência humana, solidarizando-se com o sofrimento, a injustiça, a angústia, a desilusão e a infelicidade do Homem Português. A obra literária namoriana concretiza, por conseguinte, a fusão total entre os anseios e as inquietações do escritor com o Homem e os seus valores, permitindo o encontro com a vida e com os Homens, o que enriquece ainda mais esse Humanismo. Esta Tese visa, assim, realizar uma viagem espacial e temporal pelo Humanismo em que a obra de Fernando Namora assenta, a qual se constitui como importante documento do seu tempo, legando-nos o exemplo de uma forte lição humanista de amor incondicional ao próximo.