Psicologia | Teses
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- A identidade nacional : do mito ao sentido estratégico : uma análise psicossociológica das comparações entre os portugueses e os outrosPublication . Miranda, Joana; Amâncio, Lígia; Rocha-Trindade, Maria BeatrizA presente tese representa uma tentativa de reconstruir e de compreender os processos concretos que regem as dinâmicas de expressão da identidade nacional dos Portugueses. Em termos de objectivos, pretendem-se analisar as dinâmicas intergrupais dos Portugueses, enquanto grupo nacional, em relação a outros grupos que deles se distinguem em termos de nacionalidade e a nível de dimensões simbólicas, históricas e económicas. No plano teórico, a investigação situa-se no âmbito das identidades sociais enquanto representações sociais e a hipótese geral é a de que a identidade social não constitui uma criação do próprio grupo, inscrevendo-se, antes, numa dinâmica intergrupal de ordem psicossociológica. O ser Português é um processo de construção, desempenhando os demais alvos de comparação, um papel determinante na construção da identidade nacional. Dado que a questão da tolerância e das relações com grupos particulares está ligada à dinâmica intergrupal, não se pretende quantificar o grau de tolerância dos Portugueses, mas demonstrar que, enquanto atitude, a tolerância dos Portugueses pode variar consoante os alvos e os contextos de comparação social. Desta hipótese decorre considerar-se que a identidade se toma tanto mais saliente quanto mais comparações entre a nacionalidade portuguesa e outras nacionalidades forem suscitadas e que as representações daí resultantes podem ser captadas mediante as respostas a um conjunto de indicadores com os quais construímos o questionário que serviu de instrumento de recolha de dados. Com base na concepção de que a representação da identidade nacional é situacional, ou seja, que é influenciada pelas dinâmicas de comparação social, considerámos que as representações dos participantes sobre a sua nacionalidade e a dos outros poderiam depender, não só da posição do grupo nacional com o qual se comparam numa escala de poder simbólico, como da posição que o grupo nacional e o alvo de comparação ocupam no contexto concreto da comparação.
- O efeito do sorriso na percepção psicológica da pessoaPublication . Freitas-Magalhães, Armindo; Neto, FélixO objectivo do estudo foi o de verificar o efeito do sorriso na percepção psicológica da pessoa em jovens, adultos, idosos e jovens negros. Pretendia-se verificar se o sorriso contribui para os traços diferenciais entre os grupos humanos em estudo e se o mesmo era descritor de género. O estudo envolveu um delineamento transversal analítico ou estudo não-experimental, também classificado por estudo pós-facto, estudo de observação passiva ou estudo correlacional e de observação, de comparação entre grupos, mediante o juízo ou julgamento psicológico da face neutra e do tipo de sorriso contrastados, de matriz factorial 4 x 2 x 2 (face neutra, sorriso fechado, sorriso superior, sorriso largo; género dos estímulos; género dos respondentes) e a sua finalidade foi descrever a percepção psicológica do sorriso em função das variáveis género do estímulo, género do respondente e grupo étnico, na Escala de Percepção do Sorriso (EPS), em formato diferenciador semântico, com 19 itens bipolares opostos, tendo a avaliação sido feita numa escala ordinal de 1 a 7 pontos, nas dimensões Avaliação (12 itens) e Movimento Expressivo (7 itens) resultante dos estudos preliminares sobre a atractividade facial (estudo preliminar 1) e a escolha de dípolos de adjectivos preditores para percepção psicológica da face neutra (estudo preliminar 2). Nos estudos principais 1, 2 e 3 foram utilizados 24 estímulos fotográficos apresentando o tipo de sorriso (fechado, superior e largo) e a face neutra (12 do estímulo mulher e 12 do estímulo homem) referentes aos três grupos etários (18-25 anos, 40-50 anos e 60-70 anos) e a Escala de Percepção do Sorriso (EPS) foi aplicada a uma amostra não probabilística ou intencional do tipo homogénea de 480 participantes portugueses de ambos os géneros (240 mulheres e 240 homens) distribuídos por grupos etários de jovens (80 mulheres e 80 homens, média: 22.2 anos), adultos (80 mulheres e 80 homens, média: 43.1 anos) e idosos (80 mulheres e 80 homens, média: 65.0 anos) No estudo principal 4, foram utilizados 8 estímulos fotográficos apresentando o tipo de sorriso (fechado, superior e largo) e a face neutra (4 do estímulo mulher e 4 do estímulo homem) de universitários de Cabo Verde, a estudar em Portugal, e a Escala de Percepção do Sorriso (EPS) foi aplicada a uma amostra não probabilística ou intencional do tipo homogénea de 160 participantes de ambos os géneros (80 mulheres e 80 homens) e estudantes universitários portugueses (média: 21.8 anos). Os resultados revelam e confirmam o efeito do sorriso na percepção psicológica da pessoa, à semelhança de outros estudos, isto é, sorrir torna a percepção psicológica mais positiva ou negativa e verifica-se que tal sucede em função do género do estímulo e do género do respondente. As diferenças significativas na percepção da face neutra e tipo de sorriso contrastados são justificadas pela pertença de género de quem os percepciona e pela pertença do género de quem é percepcionado. Tal apenas não sucede no factor Avaliação do grupo dos adultos. Os resultados obtidos indicam que, quer no factor Avaliação quer no factor Movimento Expressivo, os tipos de sorriso largo e superior são os que registam médias ponderadas mais elevadas. Pelo contrário, a face neutra e o sorriso fechado registam valores menos elevados na percepção. A análise da percepção da pessoa em função da face neutra e tipo de sorriso contrastados revelou uma correspondência entre a expressão facial, o género do estímulo e o género do respondente. No factor Avaliação, a mulher é percepcionada mais positivamente que o homem, verificando-se o inverso no factor Movimento Expressivo no grupo dos adultos e dos idosos. Verificou-se efeito do sorriso na percepção psicológica dos estímulos de cor negra. No grupo dos jovens que percepcionaram estímulos de cor negra, o homem é considerado mais positivo que a mulher em ambos os factores. O efeito significativo do género revela que a sua percepção é condicionada pelo seu próprio género. Os resultados apontam ainda para a configuração pronunciada de uma hierarquização ascendente da face neutra e tipo de sorriso contrastados em dois conjuntos bem delimitados e distinguindo diferentes formas topográficas de sorrir: a face neutra e o sorriso fechado e o sorriso superior e o sorriso largo.
- Consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco na população adolescente : factores pessoais e familiares predictores do consumoPublication . Frazão, António Antunes; Ramos, NatáliaA presente investigação teve como principais objectivos a compreensão das relações existentes entre os consumos de tabaco e de álcool, e factores pessoais e familiares como: idade, sexo, número de reprovações, auto-conceito, crenças acerca do álcool e do tabaco, nível socioeconómico, funcionalidade familiar e percepção da autonomia e amor disponibilizados pelos pais. No Momento 1 da investigação, foram recolhidos dados junto de adolescentes que frequentavam o 9º ano de escolaridade em 12 escolas da zona de Leiria (n=1147). Dois anos depois (Momento 2), fez-se a mesma recolha de informação junto das 5 escolas secundárias que receberam a maioria dos alunos inquiridos no Momento 1 (n=761). Relativamente aos consumos, os nossos resultados corroboram os obtidos noutras investigações. Assim: o consumo de tabaco e de álcool dos nossos adolescentes continua a situar-se abaixo do dos adolescentes de outros países, verificando-se a tendência ao aumento dos consumos (sobretudo no referente ao álcool), e uma paridade crescente entre os géneros. Podemos constatar que factores pessoais e familiares revelam ter importância na iniciação e manutenção dos comportamentos de consumo. A iniciação precoce, algumas crenças pessoais acerca do álcool e do tabaco, a reprovação escolar e a dimensão comportamento do auto-conceito, bem como a percepção que o/a adolescente tem do clima familiar e das relações parentais, e ainda da permissividade/tolerância dos pais relativamente aos consumos, constituem factores facilitadores do consumo adolescente, podendo ser predictores dos níveis de consumo.
- Do fazer ao ser : representação social do enfermeiro para o aluno de enfermagemPublication . Luz, Deolinda Antunes da; Ramos, NatáliaConsideramos ser durante o processo educativo que os alunos desenvolvem as competências conducentes a uma sólida formação profissional. É a formação dos enfermeiros que colocamos em questão e análise quando estudamos a representação social do enfermeiro no aluno que frequenta o curso de enfermagem. A realização do estudo assenta nas teorias que lhe estão subjacentes. Desta forma partimos da História da Enfermagem para a evolução do ensino de enfermagem em Portugal, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da prestação de cuidados de enfermagem e de saúde, na actualidade. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos, que esta é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e, por consequência, dos seus significados. Neste sentido realizamos um estudo longitudinal para o qual seleccionámos os alunos do curso de Bacharelato em Enfermagem, com início no ano lectivo 1998/1999, aos quais aplicamos um questionário em três fases diferentes: no início, no meio e no final do curso. Posteriormente, realizamos um estudo comparativo com alunos do curso de Licenciatura em Enfermagem (Finalistas no ano lectivo 2003/2004), com a finalidade de apurarmos se haveria diferenças entre os alunos do curso de Enfermagem, com níveis de formação diferentes. A fim de aprofundarmos e aumentarmos a fiabilidade do nosso estudo, também, quisemos saber a opinião dos professores de enfermagem sobre os dois tipos de alunos de Enfermagem e, ainda, acerca da formação nesta área. Com esta metodologia pretendemos verificar se os alunos de enfermagem alteram, efectivamente, a representação social sobre o enfermeiro com a frequência do curso. Através da análise e tratamento dos resultados obtidos verificamos que os alunos parecem alterar a representação social do enfermeiro com a frequência do curso de enfermagem, quando conceptualizam enfermagem, valorizando mais, no final do curso, a dimensão da prestação dos cuidados de saúde ao indivíduo no seu todo bio-psico- social, cultural e espiritual. No entanto, observa-se quando escolhem nos serviços de saúde os locais de trabalho, que os alunos optam pelo desempenho da profissão de enfermagem em áreas dos cuidados da saúde diferenciados, ou seja direccionadas para a dimensão curativa (urgência, cirurgia, medicina), demonstrando alguma dissonância entre os seus conceitos teóricos e as suas práticas, na profissão de enfermagem.
- Da motivação à experiência da solidão : Universidade da Terceira IdadePublication . Monteiro, Maria Helena Mendes; Neto, FélixO objectivo deste estudo é avaliar o papel destas Universidades para a Terceira Idade na solidão e qual o estado motivacional dos seus alunos que preside à sua frequência, pelo que foram efectuados um estudo preliminar e dois estudos empíricos. No estudo preliminar foram analisadas as motivações de 117 alunos da Universidade Sénior de Espinho e observou-se que as relações interpessoais e a aprendizagem eram as principais. O pré-requisito necessário para avaliar o estado motivacional dos sujeitos que frequentam uma Universidade para a Terceira Idade foi o desenvolvimento de um instrumento adequado, no primeiro estudo empírico. A amostra foi constituída por 209 alunos (176 alunos da UATIP e 114 alunos da USE) para examinar o estado metamotivacional preferido. A análise factorial das medidas do estilo metamotivacional evidenciou oito factores para oito estados metamotivacionais. Os resultados apontam os estados paratélicos, simpatia áutica e aloica como determinantes na tomada de decisão para a opção da frequência das duas universidades. No segundo estudo empírico, a solidão foi avaliada numa amostra de 108 alunos da USE. Utilizou-se a regressão hierárquica para extrair os factores preditivos da solidão. Relativamente às variáveis que estudam a solidão dos alunos que frequentam a Universidade de Espinho foi evidenciado, pela análise de regressão hierárquica, que a satisfação com a vida e a percepção do número de elementos da rede de apoio social e a satisfação com a mesma, eram determinantes na percepção da solidão. Contudo, devido ao tamanho da amostra, uma conclusão releva-se como sendo prematura.
- Crianças e jovens maltratados e suas famílias : uma abordagem clínica e da saúdePublication . Rego, António Alves do; Ramos, Natália; Pires, Carlos M. LopesMúltiplos factores pessoais, familiares, sociais, económicos, políticos e culturais estão na origem da emergência da violência e maus-tratos contra crianças, jovens e mulheres. São factores que actuam, frequentemente de forma associada, perturbam a saúde e a qualidade de vida das pessoas. À sociedade actual, globalizada e plena de recursos humanos e materiais, científicos e técnicos, mas também plena de precaridades e de injustiças, tem o dever de criar, aplicar, desenvolver e controlar mecanismos eficazes de equilíbrio entre liberdade e segurança, individuais e colectivas, tendo em vista o bem-estar dos seus cidadãos. Admitindo-se que as perturbações psicopatológicas se podem encontrar aquém e além (como causa ou consequência) do acto violento, o presente estudo investiga em que medida os pais maltratantes de seus filhos são indivíduos com tais perturbações e em que medida as crianças e jovens maltratados sofrem de depressão. Para isso, apoiámo-nos em testes aferidos e válidos, de reconhecido mérito. Avaliamos um conjunto de dados que nos permitem compreender hábitos, atitudes e valores e, deste modo, distinguir famílias sinalizadas como maltratantes, das famílias não sinalizadas e, para isso apoiámo-nos em inquéritos. Dos dados da investigação, concluímos: os pais maltratantes de seus filhos apresentam perturbações psicopatológicas com significativo índice de mal-estar; as crianças e jovens maltratados não apresentam sintomas de depressão; os hábitos, atitudes, valores e cuidados educacionais e familiares, influenciam o comportamento das famílias maltratantes.residentes no concelho de Torres Novas, onde se desenvolveu o estudo.
- As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças : um estudo na região dos Açores e do ContinentePublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Ramos, NatáliaO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.
- O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociaisPublication . Ventura, Maria Filomena da Silva; Neto, Félix; Ferreira, Manuela MalheiroO objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.
- Qualidade de vida e saúde mental em contexto migratório : um estudo com brasileiros e portugueses residentes na cidade de Genebra/SuiçaPublication . Rodrigues, Ieda Franken; Ramos, NatáliaA relação entre migração e busca por melhores condições de vida, qualidade de vida, tem-se registado como uma das maiores forças vectoriais na decisão de imigrar. Actualmente, há cerca de 200 milhões de migrantes no mundo (ONU, 2007). Porém entre a chegada ao país de acolhimento e a real melhoria da qualidade de vida atravessam-se aí inumeras situações de sofrimento vivenciados pelo actor migrante. Esta pesquisa tem por objectivo geral investigar o fenómeno migratório internacional, a qualidade de vida e a saúde mental entre brasileiros e portugueses imigrantes, residentes na cidade de Genebra/Suíça. Utiliza-se o suporte da teoria das Representações Sociais. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem multimétodo, envolvendo 509 imigrantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Associação Livre de Palavras; WOQOL-bref; Questionário biossociodemográfico; SQR-20; Questionário com questões pertinentes sobre a temática estudada, e Entrevista Semi-Dirigida. Os dados obtidos pelos questionários, WOQOL-bref e SQR-20 foram analizados pelo pacote estatístico SPSS-16; e os recolhidos pela técnica de Associação Livre de Palavras foram analisados por Análise Factorial de Correspondência através do software Tri-DeuxMots; e os recolhidos pela entrevista, foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram: que as migrações internacionais intra e extra europeia apresentam diferenças significativas na vida destes actores sociais: as associações evocadas reflectem as diferentes formas de inserção na sociedade de acolhimento; a avaliação positiva da qualidade de vida e da saúde mental são mais elevadas na população com maior tempo de imigração; a imigração laboral foi a motivação para imigrar; as maiores facilidades encontradas foram os transportes e as dificuldades, encontrar moradia. Concluiu-se que as representações sociais um melhor entendimento sobre as atividades cognitivas, simbólicas e afectivas dos participantes nas suas interações cotidianas e posicionamentos sociais. A avaliação da qualidade de vida e da saúde mental resultou mais positiva quanto maior o tempo de imigração. Espera-se que estes resultados contribuam para aprofundar o estudo das migrações internacionais bem como proporcionar mudanças que favoreçam a população imigrante.
- Representações e vivências do corpo doente em diferentes culturasPublication . Nunes, Maria de Lourdes Martins Saraiva da Silva; Ramos, NatáliaO processo de cuidar do Homem, quer em contexto de saúde quer em contexto de doença representa o fundamento do corpo teórico em que se baseia a prática de cuidados de saúde. Cuidar comporta, na sua estrutura saberes técnicos e saberes relacionais visando o atendimento das necessidades humanas. As mudanças sociais resultantes da livre circulação de pessoas acarretam, para quase todos os países do mundo, uma grande diversidade cultural de religiões e etnias, formas de estar e de viver que impõem necessidades de se redefinirem novas prioridades nos cuidados de saúde. Em Portugal, país multicultural por excelência assiste-se já à necessidade de apoiar, na saúde e na doença, pessoas oriundas de outros países, de diferentes raças, credos e culturas. A nossa escolha recaiu em pessoas doentes e suas famílias de cultura muçulmana e hindu uma vez que as encontrámos já, no nosso dia a dia em situação de grande sofrimento, essencialmente preocupadas com a forma como cuidávamos dos seus corpos doentes dando pouca ou nenhuma importância às questões relacionadas com os princípios religiosos e culturais. Realizámos assim um estudo de cariz Etnográfico cujo principal objectivo foi o de conhecer nas culturas muçulmana e hindu,formas de viver a experiência de um corpo doente em contexto hospitalar e no seu contexto de vida, no seu dia a dia. Foram dez os participantes neste estudo. Os instrumentos de recolha de informação utilizados foram a Entrevistas, a Observação Participante e os Diários de Campo. Os dados recolhidos foram tratados por Análise de Conteúdo. Complementámos a nossa informação sempre que possível, com recurso à fotografia. Da Análise dos resultados salientamos: há diferenças na forma como cada cultura concebe a vida no seu dia a dia, no entanto, em situação de doença, as opiniões são muito similares no que diz respeito aos sentimentos vividos no corpo e a forma de os ultrapassar. Assim o Corpo Doente é vivido em ambas as culturas com maior numero de asserções como “Corpo Público” e “Corpo Desobediente”, causadores de agonia e sofrimento. A Vida para além do Corpo traduz-se essencialmente nos aspectos mais transcendentes que dizem respeito às orações e aos rituais; A Vida no Hospital enfatiza em ambas as culturas os “Hábitos”, a “Privacidade” e o “Pudor” e com maior número de asserções, a “Morte”; finalmente sobre a categoria O Regresso a Casa destacamos os aspectos relacionados com “A família” e todo o seu quotidiano envolvente após a doença.