Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O professor e a escola inclusiva : contributos psico-sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_MFilomenaVentura.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objectivo deste estudo consistiu em conhecer o percurso de construção da Escola Inclusiva em Portugal a partir das percepções, crenças e atitudes do professor, bem como a contribuição do professor de educação especial no contexto inclusivo. Neste sentido, partiu-se do pressuposto de que o professor de educação especial, face à sua formação em NEE e à sua experiência com a diversidade discente, constituir-se-ia como um recurso de ensino. Aquele que colabora com o professor da turma ou da disciplina, conforme o ciclo de escolaridade, na definição e implementação do programa educativo individual e na co-dinamização de metodologias activas que promovam a aprendizagem de todos os alunos da turma. O estudo consta de duas partes: na primeira é apresentada a fundamentação teórica nos domínios da escola inclusiva, tipos de professor e respectivas atitudes, perfil e competências do professor de educação especial; a investigação empírica constitui a segunda parte do estudo. A análise dos resultados revela uma escola ainda hesitante neste processo de transformação. Emerge, do estudo, a valorização do conceito de inclusão mas, simultaneamente, no que se refere às práticas pedagógicas, regista-se um contexto tradicional. O professor da turma delega no professor de educação especial a responsabilidade do atendimento do aluno com NEE e o professor de educação especial emerge como professor técnico, que domina sobretudo, procedimentos administrativos. Pese embora a envergadura de tal projecto, a construção da escola inclusiva, o sonho pode tomar forma sempre que cada professor aceitar a diferença como um desafio.

Description

Tese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia Social apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Educação inclusiva Professores Atitude do professor Papel do professor Escola Papel da escola Educação especial Inclusive school Teacher’s attitude Cooperator teacher Teacher of the regular teaching Teacher of special education

Pedagogical Context

Citation

Ventura, Maria Filomena da Silva - O professor e a escola inclusiva [Em linha] : contributos psico-sociais. [Lisboa] : [s.n.], 2009. 269 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License