Mestrado em Contabilidade e Auditoria | Master's Degree in Accounting and Auditing - TMCA
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- A contabilidade analítica nas instituições de ensino superiorPublication . Martins, Nélia Maria Pinheiro; Rei, Constantino MendesNas últimas décadas, importantes reformas contribuíram para a implementação de um sistema de contabilidade pública e para o melhoramento da informação económica e financeira apresentada pelos organismos e serviços públicos. Estas reformas foram efectuadas num contexto de redefinição do sector público na economia nacional, com vista a controlar as despesas públicas, através da implantação progressiva da gestão por objectivos, e a introduzir técnicas de gestão que incrementassem a prestação de serviços neste sector. Não obstante, medir a eficiência, a eficácia e a economia neste tipo de organismos é um processo árduo, na medida em que os seus múltiplos objectivos de prestação de serviços, dos quais não faz parte a maximização do lucro, dificultam a sua realização. Assim, de entre as alternativas desenvolvidas para dotar este sector de actividade de adequados mecanismos de administração, por forma a contribuir activa e eficazmente para o processo de tomada de decisões, destaca-se a necessidade de existir informação gerada no âmbito da contabilidade analítica. A contabilidade analítica no sector público foi introduzida por força de lei, em 1997, com a publicação do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP). Depois deste plano, apareceram outros, adaptados às especificidades de cada actividade do sector público, dotando as respectivas instituições com um sistema de informação e gestão. O POC-Educação é, neste contexto, um bom exemplo, integrando três aspectos: orçamental, patrimonial e analítica; sendo este último aquele que merece maior ênfase. Contudo, a implementação deste sistema integrado nas instituições apresenta-se como uma actividade complexa que, para além de exigir numerosos meios financeiros, materiais e humanos, e enfrenta limitações de tempo. Neste sentido, o presente trabalho de investigação pretende, por um lado, determinar se as instituições de ensino superior em Portugal estão a implementar o sistema de contabilidade analítica, a que o POC-Educação obriga. Por outro lado, identificar as dificuldades sentidas aquando da sua implementação e, nos casos em que tal não se verificou, diagnosticar as razões de tal insuficiência. Complementarmente, pretende desenvolver-se um caso de estudo, utilizando o sistema de Activity Based Cost (ABC) para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda
- Sistema de informação de contabilidade em organizações não governamentais sem fins lucrativos : o caso do Corpo Nacional de EscutasPublication . Francisco, Luís António Antunes; Carvalho, José Manuel de MatosEste trabalho estuda o sistema de informação de contabilidade em organizações não-governamentais sem fins lucrativos (ONGSFL) a partir de um caso concreto – o Corpo Nacional de Escutas (CNE) – e apresenta propostas para esta organização que podem ser adaptáveis às ONGSFL em geral. Com base num conjunto de entrevistas a responsáveis do CNE aos seus vários níveis, é efectuado o ponto de situação sobre o tratamento da informação contabilística e de gestão nesta associação e são identificadas as necessidades por satisfazer dos utilizadores desta informação. Estas entrevistas complementam e reforçam o conhecimento e experiência do autor no seio do CNE. Com o intuito de satisfazer as necessidades detectadas, são apresentados contributos para a concepção de um sistema de informação de contabilidade. Como principais propostas, destaca-se a adaptação para o CNE de metodologias como a Contabilidade de Fundos, o Balanced Scorecard (BSC) e o custeio por Centros de Responsabilidade. Na busca de um sistema de informação de contabilidade para o CNE estudam-se e são apresentadas ainda: a caracterização das ONGSFL, a especificidade da contabilidade nestas organizações e a aplicabilidade do Custeio Baseado nas Actividades (CBA) ao CNE
- O contributo da auditoria interna para uma gestão eficazPublication . Teixeira, Maria de Fátima; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoCom a evolução e a competitividade dos mercados, cada vez mais, as organizações1 têm necessidade de informações atempadas e úteis que permitam à gestão atingir os seus objectivos e vislumbrar perspectivas para o futuro. Neste contexto, a figura da auditoria interna tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante no seio das organizações, indo ao encontro dos anseios dos proprietários ou accionistas que não dispõem de tempo para cuidar dos seus empreendimentos. Assim, a auditoria interna atende perfeitamente aos interesses dos gestores, no sentido em que esta audita não somente a parte contabilística, como, também, a parte não contabilística, estabelecendo um controlo mais amplo dentro da organização. Procura-se, na presente dissertação, proporcionar uma reflexão sobre o contributo da auditoria interna para a gestão eficaz das organizações. Para tal, realizaram-se pesquisas bibliográficas sobre os principais conceitos, estruturas, procedimentos operacionais, riscos, normas e legislação pertinente à auditoria interna e à sua relação com a gestão. Paralelamente, foram elaborados dois questionários enviados às 180 empresas que apresentaram maior Valor Acrescentado Bruto por Vendas2, retiradas do universo das “500 MAIORES e MELHORES", a actuarem no mercado português durante o ano de 2004, com o objectivo de comprovar o contributo da auditoria interna para a gestão, através da opinião dos gestores e cruzando com a opinião dos auditores, a fim de verificar se as sinergias estão direccionadas para o mesmo objectivo, que é a gestão, de modo a concluir se, efectivamente, existe ou não um contributo.De posse desses elementos, o objectivo geral apresentado pode ser comprovado pela conclusão de que a auditoria interna contribui para uma gestão eficaz, pois com as suas análises objectivas, avaliações, recomendações e todo o tipo de comentários pertinentes sobre as operações examinadas, ajuda a gestão no cumprimento das suas funções e responsabilidades, proporcionando-lhe informações oportunas e relevantes capazes de a auxiliar no processo de tomada de decisão, facto que certamente valorizará e proporcionará sustentabilidade aos negócios e acrescentará valor à organização.1 O termo organização é usado no presente trabalho de forma abrangente para denominar: empresas, entidades, instituições, associações, sociedades e outras formas de organismos públicos e privados.VAB por vendas – Relação entre o VAB e as vendas. Mede o contributo da empresa para a economia por cada euro vendido. Valor expresso em percentagem
- A relevância do capital humano para a auditoria internaPublication . Nunes, António da Trindade; Costa, Carlos Baptista daA Auditoria Interna tem vindo a ganhar progressiva importância e a sofrer diversos ajustamentos, no que respeita aos objectivos que persegue. A detecção de fraudes foi o primeiro. (Será ainda o único para alguns). Surgiram outros – a verificação da fidedignidade dos registos e o cumprimento de normas, leis e regulamentos (externos e internos). Mais recentemente - a economia, a eficiência e a eficácia. A óptica é, cada vez mais, preventiva, construtiva e com ênfase nos riscos de controlo interno. Desta breve descrição resulta clara a evolução e relevo da focalização da Auditoria Interna, por iniciativa dos seus executantes e dos responsáveis das organizações onde exercem as suas actividades, procurando centrar-se nas áreas de maior relevância. Simultaneamente, vem sendo cada vez mais lugar comum referenciar o Capital Humano – subconjunto do Capital Intelectual -, como o factor mais determinante de qualquer organização. Estão então aqui referenciados temas importantes que estarão supostamente associados e que serão relevantes para a sociedade em que nos inserimos. É isso que se pretende analisar, em Portugal. Neste trabalho, caracterizam-se os conceitos apresentados, debatem-se com especialistas de cada uma das áreas estes temas e questionam-se directamente os Auditores Internos. Para este efeito elegem-se os membros do IPAI, reconhecidamente um grupo prestigiado, membro do IIA. (Pela especificidade, na análise ter-se-á em atenção o caso particular dos CIAs). Realizado o trabalho de recolha e análise de dados, apresentam-se as conclusões, qual “fotografia" do pensamento de cerca de 90 de 380 pessoas possíveis, realizada em fins de 2006. Mais tarde, actualizações podem e devem ser desenvolvidas, a partir desta base, que permitam fazer leituras comparativas e ajudar os Responsáveis pela Auditoria Interna em Portugal no estabelecimento das “rotas" para o melhor desempenho dos profissionais que a ela se dedicam
- Contributo da auditoria para a avaliação de desempenho na administração pública: estudo de caso: auxiliares de acção educativaPublication . Proença, Joaquim José da Silva; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoA Avaliação de Desempenho constitui nos tempos actuais uma abordagemestratégica integrada para proporcionar o sucesso sustentado das organizações. Este trabalho tem como objecto de estudo avaliar a forma como as escolaspúblicas efectuavam a Avaliação de Desempenho dos Auxiliares de AcçãoEducativa, através do DR nº 44-B/83, e descrever as fragilidades e limitações deste normativo legal antecedente do SIADAP, Lei nº 10/2004. Pretende ainda, averiguar a necessidade de mudança na avaliação dos funcionários públicos eindagar se o SIADAP constitui a resposta à mudança pretendida. No desenvolvimento deste trabalho importa saber se a Auditoria Internacontribui para a correcta monitorização da Avaliação de Desempenho e seestá a ser utilizada pelos responsáveis para esse efeito. Trata-se de um Estudo de Caso, realizado no ano de 2006 em sete escolassecundárias localizadas no distrito norte de Aveiro, envolvendo Auxiliares de Acção Educativa e os responsáveis pela sua Avaliação de Desempenho. Osdados foram recolhidos através da técnica de inquérito por questionário,analisados e tratados com recurso a testes estatísticos do SPSS. As conclusões confirmam a hipótese inicial de que a Classificação de Serviço instituída pelo DR nº 44-B/83, se revela inadequada para gerir os recursos humanos da Administração Pública e que o novo sistema entretantoimplementado, SIADAP, apresenta constrangimentos que não permitemafirmar que constitua a solução adequada para avaliar e estimular a eficiênciae eficácia dos recursos humanos. Também ficou demonstrado que, para osresponsáveis, a Auditoria Interna constitui um instrumento de ajuda à aplicaçãodo SIADAP, contudo não é utilizado porque as organizações objecto deste estudo não dispõem de pessoas com formação para a implementar
- Os indicadores de base ténico-científica no regime simplificado de determinação do lucro tributável : o caso do sector do transporte rodoviário de mercadoriasPublication . Dias, Cláudia; Valdez, VascoO regime simplificado de determinação do lucro tributável, instituído no nosso sistema fiscal através da Lei n.º 30-G/2000, de 29/12, vem dar seguimento a um dos principais objectivos em termos de política fiscal: o combate à fraude e evasão fiscais. Trata-se de um regime de natureza optativa onde a determinação do lucro tributável resulta da aplicação de indicadores de base técnico-científica definidos para os diversos sectores de actividade. Ainda assim, desde a data de introdução deste regime até hoje, não foram aprovados os referidos indicadores pelo que o lucro tributável para efeitos de IRC é determinado pela aplicação do coeficiente de 0,20 ao valor das vendas de mercadorias e de produtos, e do coeficiente de 0,45 aos restantes proveitos. Actualmente, e nos termos em que vigora, o regime simplificado de determinação do lucro tributável é alheio aos aspectos particulares dos diversos sectores o que implica uma tributação injusta que não tem em conta os próprios princípios implícitos no direito fiscal. No presente estudo, e ainda que numa primeira fase fosse intenção a definição dos indicadores de base técnico-científica aplicáveis a todo o sector do transporte rodoviário de mercadorias, houve necessidade de limitar o objecto do mesmo às empresas que possuíam veículos de quarenta toneladas de peso bruto, até porque os dados que possuíamos não nos permitiram definir esses indicadores atendendo às diversas categorias de veículos de transporte que existem. Ainda assim, a metodologia utilizada poderá, futuramente, servir de base na definição desses indicadores nas outras categorias de veículos ou até mesmo, noutros sectores de actividade. Para conferir um grau científico aos referidos indicadores, o recurso a medidas e técnicas estatísticas foram uma constante ao longo do presente estudo. Após o enquadramento legal da actividade dos transportes, definiram-se um conjunto de variáveis que se afiguravam como melhores identificadores do lucro dessa actividade: o volume das prestações de serviços, o número de quilómetros facturados, o número de motoristas ao serviço da empresa e os custos com os combustíveis. Pretendia-se pois, na análise das mesmas e com o recurso a técnicas estatísticas, verificar qual ou quais dessas variáveis melhor identificavam o resultado da actividade. Depois de analisada a correlação existente entre essas variáveis e atendendo a que a maioria delas eram caracterizadas por comportamentos homogéneos, limitou-se o estudo às variáveis do transporte predominante, à dimensão da empresa medida em termos de veículos utilizados, ao valor das prestações de serviços e ao resultado líquido do exercício. Com base nos dados da nossa amostra foram simultaneamente definidos os indicadores de base técnico-científica aplicáveis ao transporte rodoviário de mercadorias e o limite mínimo de tributação subjacente a este regime. A título de conclusão verificou-se que o lucro tributável apurado no âmbito do regime simplificado deverá atender ao valor das prestações de serviços da empresa ao qual será de aplicar o coeficiente definido em termos do transporte predominante e do escalão em que a mesma se insere.
- A certificação do relatório de controlo interno : impacto do outsourcing de tecnologias de informação no risco de auditoriaPublication . Almeida, João Manuel Laranjeiro de; Rodrigues, João OliveiraCom a evolução que se tem verificado na área das TI, é actualmente inconcebível qualquer organização não recorrer a meios informáticos para o processamento de dados. Paralelamente a este panorama de evolução, verificam-se ainda duas tendências que importa salientar, o crescente recurso a outsourcing de TI pelas organizações e as novas exigências no que respeita ao SCI e ao seu relato. Neste ultimo caso, uma das principais exigências no que respeita ao SCI consiste na obrigação de relato sobre a eficácia do SCI presente na organização e a sua subsequente certificação pelos revisores/auditores independentes. Neste contexto, é hoje evidente que os revisores/auditores, têm de enfrentar novas dificuldades no exercício da sua profissão, sendo a certificação do relatório da eficácia do SCI uma delas. Para essa certificação, o revisor/auditor terá então de avaliar o risco de auditoria, tendo em conta as condicionantes acima identificadas, relacionadas com o outsourcing. Neste trabalho, pretende-se fundamentalmente evidenciar a existência de um acréscimo do risco de auditoria por força do recurso ao outsourcing de TI. Para a realização deste trabalho foi efectuado um inquérito aos ROC, inscritos na OROC. Dos ROC consultados, obteve-se um total de 21 respostas. Apesar do diminuto número de respostas obtidas, o questionário foi tratado sob o ponto de vista descritivo e ainda sob a forma de testes de hipóteses. Como resultado desse tratamento, verificamos que os factores PEST influenciam as características de informação segura e que a não validação dessas características influenciam tanto o risco de controlo como o risco de auditoria. Dessa forma, estes factores têm uma influência no julgamento que o auditor faz dos riscos de controlo e inerente. Face a estas conclusões, podemos afirmar que os factores PEST e, consequentemente, o outsourcing influenciam moderadamente o risco de auditoria. O trabalho conclui-se, com a evidência que o recurso a outsourcing de TI influenciará de forma importante o julgamento do risco de auditoria pelo auditor para efeitos de emissão de opinião sobre o relato do SCI inserido nas demonstrações financeiras.
- Análise da presença na Internet das maiores empresas de auditoria em Portugal, através da aplicação do modelo PHIMAPublication . Silva, José Luís da; Sousa, Ivo Dias deA introdução e difusão das tecnologias de informação produziram efeitos ímpares ao longo da história da sociedade em vários campos de conhecimento. A Auditoria não foi excepção sendo também contagiada pela disseminação desta vaga de tecnologia. De facto, a Internet disponibiliza um extenso conjunto de ferramentas online que permitem a realização de comércio electrónico, a consulta e a propagação de informação, bem como a operação em comunidade. Deste modo, existe um vasto potencial que as organizações podem utilizar para gerar valor. Neste trabalho é analisada a presença na Internet das maiores empresas de Auditoria a actuarem em Portugal, através do modelo PHIMA (Sousa, 1998a). A aplicação deste modelo aos dados recolhidos permite a avaliação do grau de aproveitamento das capacidades da Internet por parte destas empresas em cinco vectores relevantes, nomeadamente: Profundidade, Horizontalidade, Interactividade, Multimédia e Acessibilidade. Das empresas analisadas, a Deloitte é dominante ao longo das dimensões consideradas. Os resultados obtidos sugerem que as empresas analisadas não utilizam de modo óptimo as possibilidades disponibilizadas pela web, no que concerne às componentes referidas anteriormente. De facto, tanto os valores agregados como os valores médios, sugerem fortemente a prevalência de um aproveitamento ineficiente das capacidades da presença na Internet.
- Impacto da Lei Sarbanes-Oxley no sistema de controlo interno das empresas cotadas nos EUA : o caso portuguêsPublication . Pires, Ana Isabel Marinho; Almeida, José Joaquim Marques deEm resposta a uma série de grandes escândalos económicos e de forma a restaurar a confiança dos investidores na fiabilidade e adequação do relato financeiro e nas práticas empresariais, foi emitida em 30 de Julho de 2002, a Sarbanes-Oxley Act (SOX). Um dos seus principais objectivos foi o de requerer que as empresas, cotadas nos EUA, reportassem sobre a eficácia dos controlos internos sobre o relato financeiro. A análise do impacto da SOX nos sistemas de controlo interno daquelas empresas é o objectivo da presente dissertação, que se focará no caso português. Este documento procura respostas às seguintes questões, relacionadas com os impactos da conformidade SOX no sistema de controlo interno: nível de formalização, nível de maturidade dos controlos, harmonização de controlos entre diferentes departamentos de uma empresa, critérios de identificação dos controlos, tempestividade das alterações e recursos envolvidos. O estudo centra-se em artigos de revistas científicas, bem como na literatura emitida por empresas de auditoria e outra literatura profissional, e num estudo do caso, do qual deriva o fundamento empírico da dissertação. A metodologia baseia-se na análise qualitativa da informação recolhida num estudo de um caso bem sucedido na obtenção da conformidade com a SOX, suportado na revisão da literatura. Concluímos que os impactos no controlo interno, decorrentes da conformidade SOX, são: um maior nível de maturidade e formalização dos controlos; harmonização dos controlos; um enfoque nos controlos financeiros; e um processo de constante actualização destes controlos, com benefícios que assumidamente excederam os seus custos
- O relato da sustentabilidade empresarial : prácticas em PortugalPublication . Dias, António Carlos Gomes; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoA Sustentabilidade Empresarial é já uma realidade assumida pelos diversos intervenientes na gestão e análise empresarial, sendo considerada como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade das empresas a longo prazo. No campo académico constitui uma linha de investigação actual e em crescente desenvolvimento. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre as práticas e grau de divulgação deste tipo de matérias por parte das empresas cotadas em Portugal, e identificar os indicadores económicos, ambientais e sociais mais relevantes para cada sector de actividade. Aplicando a metodologia conhecida como análise de conteúdo, em que a base do sistema de classificação foi o modelo de relato da sustentabilidade empresarial proposto pela Global Reporting Initiative em 2002, verificamos a quantidade e qualidade das informações empresariais divulgadas por uma amostra de 49 empresas cotadas no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa no exercício de 2005. Os resultados obtidos, uma vez que apenas 45% das empresas relatam temas relacionados com a sua sustentabilidade, sugerem que o relato empresarial da sustentabilidade não é uma prioridade para os decisores das empresas que constituem a amostra. No entanto, se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação empresarial de temas éticos, económicos, ambientais e sociais é essencialmente voluntário, estes resultados podem considerar-se bastante positivos.