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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A introdução e difusão das tecnologias de informação produziram efeitos
ímpares ao longo da história da sociedade em vários campos de conhecimento. A
Auditoria não foi excepção sendo também contagiada pela disseminação desta vaga de
tecnologia. De facto, a Internet disponibiliza um extenso conjunto de ferramentas online
que permitem a realização de comércio electrónico, a consulta e a propagação de
informação, bem como a operação em comunidade. Deste modo, existe um vasto
potencial que as organizações podem utilizar para gerar valor. Neste trabalho é
analisada a presença na Internet das maiores empresas de Auditoria a actuarem em
Portugal, através do modelo PHIMA (Sousa, 1998a). A aplicação deste modelo aos
dados recolhidos permite a avaliação do grau de aproveitamento das capacidades da
Internet por parte destas empresas em cinco vectores relevantes, nomeadamente:
Profundidade, Horizontalidade, Interactividade, Multimédia e Acessibilidade. Das
empresas analisadas, a Deloitte é dominante ao longo das dimensões consideradas. Os
resultados obtidos sugerem que as empresas analisadas não utilizam de modo óptimo as
possibilidades disponibilizadas pela web, no que concerne às componentes referidas
anteriormente. De facto, tanto os valores agregados como os valores médios, sugerem
fortemente a prevalência de um aproveitamento ineficiente das capacidades da presença
na Internet.
Description
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Auditoria apresentada à Universidade Aberta
Keywords
Gestão de empresas Empresas Auditoria Internet Páginas Web
Citation
Silva, José Luís Miguel da - Análise da presença na Internet das maiores empresas de auditoria em Portugal, através da aplicação do modelo PHIMA [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2008. 155 p.