Browsing by Author "Soares, Ana Isabel"
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- Apresentação do meta-modelo de análise de publicações nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNesta comunicação apresenta-se o desenho do Meta-modelo para Análise de Publicações nas Redes Sociais (MAPRS) como proposta de resposta a necessidades de investigação na área das redes sociais digitais, enquadrada pelos princípios da Ciência Aberta. Os novos estilos de vida, impulsionados por uma sociedade que vive em redes mediadas pelas tecnologias digitais, tornaram-nos produtores/distribuidores e não apenas consumidores de conteúdos, os quais constituem uma fonte rica em informação passível de ser caracterizada em diversas dimensões. Constatamos que as atuais ferramentas de análise de redes sociais implementam, sobretudo, procedimentos com vista a resultados estatísticos/quantitativos. São, principalmente, métodos automáticos de recolha/tratamento de dados, produzidos através de diversos tipos de software que não respondem cabalmente às necessidades de uma análise qualitativa intrínseca, nomeadamente por também não permitirem atender a toda a especificidade dos dados agregados às publicações. Assim, como resposta a tais necessidades, enunciamos uma metodologia de mapeamento, centrada nas publicações, aliando a alguns métodos quantitativos vantagens das abordagens qualitativas, tendo, para o efeito, desenhado um meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais (MAPRS), proposta integrada numa investigação em curso com financiamento da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018). Concluímos, deste modo, ser possível abordar a análise das redes sociais digitais sob outras perspetivas, contribuído para o avanço do conhecimento e da investigação científica aberta nesta área.
- Cinema and education: what relationship in the Internet age?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelIn this text we reflect on the relationship between cinema and education, namely by looking at the contribution of the cinema to the learning processes in the present society. Moreover, we analyze how the cinema has been relating to the educational pedagogy, and how its integration in the educational contexts has evolved according to the new paradigms of teaching and lifelong learning. By considering the relationship between cinema and education in the context of today's digital lifestyles, taking into account the phenomenon of transmedia and media convergence, we can conclude that in contemporary society the cinema continues to have a great pedagogical potential, since it is easy to access to information through audiovisual stimuli, but also because this type of content assumes an increasing and transversal importance in the different digital media and platforms.
- Cinema, educação e PNC: explorando possibilidades nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto constituiu uma reflexão sobre cinema e educação no contexto das redes sociais; surge de uma investigação doutoral em curso sobre o Plano Nacional de Cinema (PNC), para compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online. Da revolução tecnológica emerge uma sociedade em rede, enquanto novo paradigma social, com impactos no estilo de vida e no comportamento dos indivíduos, e ainda na forma de aprenderem. O cinema, como arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, também podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. Assim, as novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Parece inevitável a relação educação, cinema e redes sociais, que vem incentivar a aprendizagem formal, mas sobretudo fomenta a aprendizagem não-formal, porque as pessoas aprendem cada vez mais deste modo nas suas atividades pessoais e profissionais. Como vivemos numa sociedade tecnológica e audiovisual, em rede, incorporando novos estilos de vida digital, a própria relação entre cinema e educação também se atualiza, fruto de uma sociedade cada vez mais ativa nas redes sociais online, assumindo, portanto, novas dinâmicas pedagógicas.
- Cinema, education, and the Internet: which convergences?Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelThis chapter addresses the relationship between cinema, education and the Internet. We focus namely on the contributions of cinema to learning in present society and on new paths for its integration in educational contexts, according to recent paradigms of teaching and lifelong learning. To study this relationship in the context of current digital lifestyles, we take into account phenomena of transmedia and media convergence made possible by the evolution of the Internet. Technological (r)evolution brought a profound transformation into users: from passive consumers of information produced, they have become also producers and distributors of content (their own, or otherwise), which continues to have a profound social and cultural impact on contemporary society. In view of these dynamics, cinema as an industry presents new opportunities and possibilities to intervene and find a new type of audience, which, in addition to being spectators, can be producers of audiovisual content in their daily lives. We continue to explore the strong pedagogical potential of cinema, as the information conveyed and the audiovisual stimuli composing it are easily assimilated by viewers, while cinematographic content takes on increasing and transversal importance in the various digital media and platforms.
- Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19Publication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNeste texto analisa-se o modo como o Plano Nacional de Cinema utilizou as redes sociais durante o encerramento das escolas, decretado como uma das repostas à pandemia provocada pela COVID-19. Com atividades marcadamente físicas e coletivas, o Plano deparou-se com a impossibilidade de as desenvolver, dado que o espaço escolar se transferiu para o online. Assim, aplicou-se o Meta-modelo de Análise de Publicações nas Redes Sociais, aliando metodologias quantitativas e qualitativas, para mapear as atividades do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais durante o período de confinamento. Conclui-se que a web social pode ser um espaço de trabalho profícuo para o Plano Nacional de Cinema, numa virtualização complementar à presença física nas escolas. A web social pode configurar-se como plataforma alargada e interativa, que pelos pequenos ecrãs das redes sociais contribui para envolver os alunos com o cinema e o currículo.
- Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelConsiderando a relação do cinema com a educação no contexto das redes sociais, o presente texto constitui-se como uma reflexão teórica em torno da tríade Educação/Cinema/Redes Sociais, no contexto de uma investigação doutoral em curso sobre a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema (PNC). A revolução tecnológica fez emergir uma sociedade em rede, em queas pessoas se vêem como cidadãos ativos, construtores de interações e conteúdos, e não apenas como consumidores passivos de uma cultura criada pelos outros. O cinema, enquanto arte audiovisual, sempre assumiu um papel educacional na sociedade, mas encontra agora novas possibilidades e caminhos para intervir, contando com públicos participativos, que, além de recetores, podem ser produtores de conteúdos audiovisuais no seu quotidiano. As novas formas de viver o cinema influenciam as atividades desenvolvidas pelo PNC e reforçam os seus objetivos educacionais. Este texto pretende ser um ponto de partida para o enquadramento teórico de uma investigação que visa compreender de que modo a referida iniciativa governamental tem feito uso das redes sociais digitais online , e contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- Educação, cinema e redes sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de CinemaPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEsta comunicação apresenta uma investigação que tem por objeto a iniciativa governamental Plano Nacional de Cinema, e por fundamentos enquadradores as noções da Educação aberta e os audiovisuais, pensada sob a tríade teórica Educação/Cinema/Redes Sociais. Começamos por expor a relação do cinema com a educação e as redes sociais, no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, e a importância de desenvolver/disseminar as literacias dos media. No final, pretendemos compreender como o Plano Nacional de Cinema tem utilizado as redes sociais digitais online, sistematizando as boas práticas e definindo um conjunto de recomendações para melhorar o aproveitamento destas ferramentas. No âmbito dos novos paradigmas da ciência aberta, estaremos, assim, a contribuir para a consolidação do conhecimento científico sobre as áreas da Educação, do Cinema e das Redes Sociais.
- Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digitalPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito das interpretações feitas sobre imagens recebidas e associadas às emoções, testando o posicionamento emocional dos utilizadores em relação a outros que usufruíram da mesma experiência. Permite, pois, verificar se a interpretação de cada um converge ou diverge da dos outros. Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto oferece uma experiência em torno de tais estímulos visuais. Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa em média-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação às práticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC). Consideramos, por isso, que o "Emotions to Scenes", tendo a génese no ambiente da média-arte digital, também pode ser um artefacto educacional, enquanto recurso didático promotor de reflexões no quadro das literacias para os media, no contexto das atuais práticas e estilos de vida online.
- Emotions to scenes: a génese de um artefacto de média-arte digitalPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelEste texto tem como objetivo apresentar o desenho do Artefacto «Emotions to Scenes», e o respetivo processo criativo em média-arte digital, cuja génese reporta à interpretação que é feita pelos recetores das imagens e a associação que podem fazer às emoções. Através do artefacto, o recetor, ou usufruidor, poderá comparar as suas emoções com as de todos aqueles que também usufruíram da experiência. Numa época tão mediática como aquela em que vivemos, na qual constantemente se recebem imagens em movimento, com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto permite uma experiência reflexiva em torno de tais estímulos visuais, de uma cena de cinema, em que as emoções de cada recetor podem convergir ou divergir das dos outros usufruidores. Assim, pode ainda ser entendido como contributo para a reflexão sobre as literacias para os media no contexto dos atuais estilos de vida online.
- Expressões e figurações em contexto: português-inglêsPublication . Almeida, José Hermínio Bidarra de; Bidarra, José; Childs, Jeffrey Scott; Soares, Ana IsabelExpressões e Figurações em Contexto: Português-Inglês é uma obra de referência. Nasceu da paixão, da curiosidade e da dedicação do seu autor, José Hermínio Bidarra de Almeida, que abraçou a sua condição de bilinguismo de circunstância para construir pontes entre as duas línguas que partilharam a sua forma de entender o mundo.
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