Browsing by Author "Sequeira, Rosa Maria"
Now showing 1 - 10 of 81
Results Per Page
Sort Options
- Almeida Faria: Teatro e outras FicçõesPublication . Sequeira, Rosa Maria; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa; Oliveira, Paulo; Caixeiro, VandaPrograma realizado a partir de entrevistas de Rosa Maria Sequeira, professora da Universidade Aberta ao escritor Almeida Faria, em 2007. Participação de Anamaria Filisola, professora universitária, de Jorge Braga, editor e tradutor, de Marcello Sacco, tradutor, de Jorge Silva Melo, ator e encenador e de Beatriz Batarda, atriz.
- Antinomias, paradoxos e transfigurações na relação da literatura com o discurso culturalPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo discute alguns aspetos da politização da cultura e do culturalismo, quer nomeadamente o uso da arte e da literatura para afirmar culturas particulares quer para estabelecer a ligação da cultura à construção da cidadania europeia. A partir das reflexões teóricas da teoria crítica, nomeadamente da obra de Geoffrey Hartman, é afirmada a eficácia da estrutura polifónica da literatura para transmitir posições contrárias e ambivalentes que, na sua complexidade, podem ter um efeito de pressão libertária e cidadã.
- Aporias e limites da educação literáriaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste texto constitui uma reflexão sobre a noção de crise que atravessa os estudos literários e sobre a grande disparidade de posições sobre a questão dos métodos e do cânone. A correlação entre uma determinada conceção de literatura e o tratamento pedagógico de que esta é objeto é analisada ao longo do tempo, desde as certezas da educação clássica até às viragens mais recentes de ênfase sociológica. São ainda apontados alguns caminhos que reafirmam a possibilidade do ensino da literatura que implica o trabalho a partir de duas áreas complementares: factos históricos e filológicos como condição preparatória da compreensão e métodos de leitura e interpretação que envolvem o conhecimento da historia e convenção do literário.
- O burlador de Sevilha de Gabriel de Lima : a fantasia como ars amatoriaPublication . Sequeira, Rosa MariaEste artigo dá conta do primeiro romance de Gabriel de Lima, publicado no Brasil em 2000 e em Portugal em 2003, na área temática do donjuanismo em língua portuguesa.
- Catastrophe et purification dans la littérature portugaise contemporainePublication . Sequeira, Rosa MariaLe langage de calamité et destruction qui est associé à la catastrophe montre surtout l` implication humaine, la vulnérabilité ou la peur de mourir ou de tout perdre qui accompagne la vie. Mais on voit ainsi que l`absence ou la présence des catastrophes naturelles est associée au conformisme ou inversement dans la littérature. Quand on regarde les romans qui appartiennent à la littérature portugaise contemporaine, on voit qu´ ils convoquent des émotions d`autrefois, mais qu´ils font l` histoire des identités sans histoire. Il n`y a aucune résolution scatologique, ni politique, ni cosmogonique, ni personnelle. Ces romans, dans leur passion pour le désordre, portent la trace de l` espoir et du désespoir. La catastrophe y joue un rôle essentiel en tant que promesse de lumière
- Um cenário para Don JuanPublication . Sequeira, Rosa MariaEste estudo incide nos símbolos ligados so donjuanismo, em particular nos cenários criados literariamente para Don Juan pelos vários autores que recriaram o tema.
- Compacto Almeida FariaPublication . Sequeira, Rosa MariaVídeo que apresenta uma seleção feita a partir de uma série de cinco programas com o escritor Almeida Faria para o programa "Entre Nós" da Universidade Aberta durante o ano de 2008. O programa, em formato de entrevista ao autor, conduzida por Rosa Maria Sequeira, contém depoimentos de Lídia Jorge, Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Jorge Silva Melo, Jorge Braga, Anamaria Filisola, Marcelo Sacco e Beatriz Batarda.
- Comunicação e globalizaçãoPublication . Sequeira, Rosa MariaAs contribuições deste e-book refletem parte do trabalho do Grupo de Investigação em Comunicação Intercultural no âmbito do CEMRI. Na sua perspetiva interdisciplinar, contempla questões como a globalização, o diálogo intercultural, em particular nas relações Oriente / Ocidente, a conciliação do conhecimento tradicional com a tecnologia moderna (Intercultural New Media Studies), o papel das línguas na comunicação intercultural e a relação da educação com a mobilidade e a competência intercultural numa perspetiva da educação para a paz e para os valores.
- A comunicação intercultural é uma utopia?Publication . Sequeira, Rosa MariaAs competências culturais no ensino de línguas surgem frequentemente associadas a palavras atrativas como “tolerância” e “cidadania” que não só se relacionam com o domínio das competências de comunicação como também pressupõem a dimensão de comportamentos ligada à consciência social. A minha comunicação analisa numa primeira fase as opções curriculares e legislativas que intentam concretizar este programa, a que não é alheio a “socialização terciária”, isto é, a integração dos indivíduos no mundo social fora das fronteiras nacionais. Numa segunda fase, discute alguns pressupostos e contradições do discurso e dos documentos reguladores que definem e intentam aplicar a competência plurilingue e pluricultural (como o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa) num difícil equilíbrio entre conteúdos estritamente comunicativos por um lado e entre competências educacionais por outro.
- Comunicar bem: práticas e estruturas comunicativasPublication . Sequeira, Rosa MariaEste livro pretende fornecer bases seguras a quem quer frequentar um curso universitário na área das humanidades. Comunicar Bem reúne um conjunto de orientações para ajudar os estudantes na realização de trabalhos escolares e académicos, desde a melhor forma de chegar à informação até ao comentário de diferentes produtos culturais, por exemplo, frases ou citações, textos técnico-científicos, literários, fílmicos e imagens, não descurando o que pode clarificar uma página escrita, por exemplo, a sua apresentação material e a exatidão do tom. Pretende igualmente propor aos professores práticas de utilidade na promoção de competências comunicativas.