Browsing by Author "Reis, Felipa Lopes dos"
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- Assessing eLearning : finding a model for higher educationPublication . Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho; Pinho, CarlosLike every form of education or training, e-learning must be assessed with respect to various criteria, bearing in mind that it is undergoing a constant process of improving and progressing towards its goals. However, it is difficult to define a single model for assessing e-learning as technology is evolving all the time, in addition to the fact that Web 2.0 has created new ways for internet users to relate to each other. Therefore, it will be important to analyse the ways in which assessment 2.0 of e-learning is undertaken, bearing in mind that it will correspond to an evolution in the assessment of the mode of e-learning that could be designated "e-learning 1.0", whose most important points are described below. In assessing e-learning, it is often usual to compare it to exclusively presential models, ignoring the fact that e-learning is about what could be called e-pedagogy, in which new standards of communication, collaboration and group behaviour co-exist. In e-learning, new models of learning are used, involving the way that learners interact not only among themselves but also with the educational resources available, both online and offline, resulting in a change in the way they perceive the learning context in which they are involved. The evaluation of e-learning should be tackled in a very pragmatic way. It should be appropriate to the learning project in question and not become a highly complex study resulting in a large amount of complicated data, in which the aims of the evaluation end up being unclear to users. A proper assessment of e-learning must therefore have objectives, indicators, and goals that are explicit and easy to grasp, making it possible to respond to the questions that users wish to see solved. Above all, it should create methods of presenting the results of the assessment in a way that is easily understood by all parties concerned.
- Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software socialPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dosO e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
- O e-learning no ensino superiorPublication . Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário Carrilho; Silva, Victor Paulo Gomes daNo presente artigo analisamos de forma sumária os aspectos mais relevantes do ensino a distância telemático (e-learning). Para o efeito apresentamos as significativas alterações havidas nos domínios da informática e das telecomunicações e como as mesmas afectaram o processo de ensino-aprendizagem: acompanhando a rápida expansão de meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva, professores e estudantes passaram a utilizar de forma habitual ferramentas tais como a Internet, o correio electrónico e a videoconferência, transformando-as em ferramentas efectivas de ensino-aprendizagem. Seguidamente, comentamos como estes meios técnicos propiciadores de comunicação interactiva: • Constituíram um corte face aos tradicionais métodos de organização e de relação social no ensino superior; • Incrementaram as possibilidades de aprendizagem e, deste modo, representaram uma melhor oferta de serviços educativos à população.
- Os escolhos da avaliação do desempenhoPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dosO presente texto constitui uma breve reflexão sobre três assuntos inter-relacionados: (1) as bases/normas para avaliação do desempenho, (2) a subsequente ordenação dos avaliados e, finalmente, (3) os decorrentes prémios de desempenho. O texto centra-se avaliação do desempenho de trabalhadores do sector terciário, onde se engloba a área da saúde, e foca as subjectividades, limitações e perversidades associadas aos três aspectos supramencionados. Adicionalmente, apresenta a proposta do autor sobre a forma de ordenação dos avaliados.
- Female leadership and Its repercussions on employees’ motivation in PortugalPublication . Reis, Felipa Lopes dos; Pinho, Carlos; Henriques, Ana RaquelThe type of leadership is a factor that has proven to be fundamental to employee motivation and satisfaction in the workplace. This study aimed to analyse whether female leadership has repercussions on the motivation of employees in the labour market. Based on a case study (labour market) including a questionnaire and an interview, a representative sample was obtained, and the following topics were addressed: quality of the relationship between leader-employee; satisfaction and motivation of employees at work; female leadership. The evidence obtained allows us to conclude that the variables under study, such as leadership and the quality of the leaderemployee relationship, are not positively related to either employee job satisfaction or employee motivation at work.
- Gestão da produção e operaçõesPublication . Reis, Felipa Lopes dos
- Japanese management and salary productivity : the case of the electronic and automotive industries in PortugalPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dosThe present paper intended to assert in what form the Japanese approach to business management, concerning the factors human resources, research and development and organization and methods, has effect on the value creation by workers, beyond those expressed in salaries. The investigation fell on companies in the electronic and automotive sectors operating in Portugal, with and without Japanese capital, in the six-year span from 2001 to 2006. The specific results demonstrated that that impact is clearly visible over the factor organization and methods. In addition, there are evidences of substantial and direct influence of research and development on the creation of surplus value.
- A liderança como factor de sucesso na implementação de sistemas de informação clínicaPublication . Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dos; Silva, Victor Paulo Gomes daO presente artigo, estruturado em seis secções, analisa o factor liderança na qualidade de potencial factor de sucesso na implementação de Sistemas de Informação Clínica (SIC). Primeiramente é analisado o papel dos Sistemas de Informação Clínica, nomeadamente o contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados, na optimização de processos e na procura da redução de custos sem comprometer o nível de qualidade do serviço prestado pelas instituições de Saúde. Em seguida é analisada a liderança como factor influenciador do entrosamento comprometimento do indivíduo com os objectivos da instituição. Finalmente, são apresentados dois modelos de gestão de Sistemas de Informação e é discutido o papel da liderança.
- Mercantilização, elo de ligação entre técnica e desqualificação : o caso do ensino superiorPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Reis, Felipa Lopes dos; Negas, Mário CarrilhoO presente artigo pretende demonstrar, para o ensino superior, como a mercantilização do mesmo leva a que os novos meios técnicos se traduzam em desqualificação do professor. Na primeira parte, é salientado o processo de mercantilização do ensino superior resultante do desmantelamento do Estado do bem-estar na Europa ocidental. Seguidamente, é referido o e-learning enquanto modalidade de ensino-aprendizagem a distância mais sofisticada do que as suas antecessoras, mantendo simultaneamente as potencialidades destas enquanto propiciadoras de um ensino de massas. Finalmente, é explicado como a mercantilização, por via “taylorização” do trabalho do professor, estabelece um elo entre e-learning e desqualificação do professor.
- Um novo paradigma na teoria económica: a necessidade de repensar a escassez de recursosPublication . Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Reis, Felipa Lopes dosA constante evolução da sociedade exige um esforço contínuo para desenvolver novos paradigmas. A gestão do capital intelectual das organizações e de importância crucial. Apresentando uma actualização do estado da arte, o presente documento descreve a metodologia geral que o investigador utilizou para sintetizar um modelo de capital intelectual. O estudo empírico desenvolvido mostra a relevância de um novo paradigma explicativo da ciência económica. As conclusões permitem avaliar a relevância do estudo do capital intelectual para a gestão das organizações numa sociedade do conhecimento.