Browsing by Author "Oliveira, Albertina Lima de"
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- Apoio social e diversidade geracional: o potencial da LSNS-6Publication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNeste artigo, procurámos aprofundar o conhecimento do apoio social da população de uma comunidade local através de um estudo quantitativo em que se procurou saber de que forma o apoio social varia em função de subgrupos etários e como se encontra relacionado com variáveis sociodemográficas chave. A amostra envolveu 385 pessoas da freguesia do Bonfim, da cidade do Porto, distribuídos por três grupos etários: jovens e adultos jovens (n=165), adultos de meia-idade (n=110) e idosos (n=110). O teste de hipóteses permitiu-nos concluir que a idade é, por si, um fator de risco social, mas também que o mesmo se encontra associado às seguintes características: ser mulher, ter baixos níveis de escolaridade, baixos rendimentos, estar desempregado/a ou reformado/a. A informação e conhecimento emergentes deste estudo permite organizar estratégias de intervenção social, nomeadamente através da planificação de Programas Intergeracionais, enquanto ferramenta para alargar e solidificar redes sociais vinculantes, contribuindo para o bem-estar, a qualidade de vida e a integração social não só dos adultos idosos mas também das diferentes gerações e dos grupos de risco potencial. O aspeto inovador deste estudo consistiu na validação e utilização da Escala Breve de Redes Sociais de Lubben (LSNS-6) – originalmente construída para o grupo dos adultos idosos – a todos os grupos etários.
- Conhecimento da comunidade local para a elaboração e implementação de programas intergeracionais : nota de pesquisaPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNo presente estudo ilustra-se o processo de coleta de informações, de modo inter-relacionado e multidimensional, sobre a freguesia do Bonfim da cidade do Porto, por meio da sua caracterização sociodemográfica. Pretende-se assim identificar possibilidades/potencialidades e recursos, bem como problemas e dificuldades sob a forma de necessidades que orientarão o conhecimento da comunidade local e o aprofundamento da análise de demandas em fases posteriores, necessárias ao desenho e implementação de programas intergeracionais.
- Educação intergeracional como promotora do envelhecimento ativo: estudo de uma comunidade localPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaAs autoras investigam a atividade de uma amostra de 385 residentes na freguesia do Bonfim da cidade do Porto, com o objetivo de compreender as necessidades desta população para a promoção do envelhecimento ativo através da educação intergeracional. Com base nas análises quantitativas realizadas, numa perspetiva comparativa entre diferentes grupos etários e diferentes características sociodemográficas, concluiu-se, por um lado, que a participação na sociedade da amostra estudada é média-baixa e que as atividades de lazer realizadas com mais frequência são atividades fisicamente mais passivas e frequentemente praticadas de forma individual. Por outro lado, evidenciou-se que as pessoas mais ativas são os mais jovens, os homens, as pessoas com maiores níveis de escolaridade e maiores rendimentos. A informação e o conhecimento emergente deste estudo demonstram a necessidade de oferecer oportunidades de participação, de aumentar as atividades física, cognitiva e de lazer e o contacto social de todos os indivíduos, independentemente da idade e das características sociodemográficas, confirmando-se a pertinência de utilizar a educação intergeracional como estratégia de promoção deste novo paradigma de envelhecimento.
- A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida : desafios intergeracionais, sociais e pedagógicosPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Inmaculada, MonteroEste artigo começa por se debruçar sobre o conceito de Educação Intergeracional, que acentua a dimensão pedagógica no encontro de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional desenvolvido numa relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. De seguida refletimos sobre a finalidade deste tipo de educação que, em geral, visa facilitar e garantir que indivíduos de diferentes gerações aprendam e desenvolvam conheci-mentos, competências, habilidades, atitudes, valores e se transformem num sentido positivo uns com os outros. Por fim, defendemos que este tipo de educação é uma abordagem coerente para o desenvolvimento da educação ao longo da vida, tendo em conta o seu potencial para a promoção da consciência sobre a diversidade das culturas de diferentes gerações, para fomentar a aprendizagem integrada do indivíduo, criar vínculos entre os diferentes tipos de ensino aprendizagem e para implementar os quatro pilares em que se apoia a educação ao longo da vida.
- A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida e do envelhecimento ativoPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaNo presente trabalho apresenta-se a educação intergeracional, concebida como um processo pedagógico que coloca pessoas de diferentes gerações a executarem atividades e tarefas que respondem às suas necessidades e interesses, numa dinâmica de participação, cooperação, interação, intercâmbio e de diálogo intergeracional, orientada sob os princípios da relação igualitária, de tolerância e respeito mútuo. A educação intergeracional tem como finalidade principal facilitar e garantir que as pessoas de diferentes gerações aprendam, desenvolvam e compartilhem conhecimentos, competências, habilidades, atitudes e valores e se transformem na relação umas com as outras. Neste sentido, defende-se que se trata de uma abordagem coerente e valiosa, de cariz emancipatório, para o desenvolvimento da educação e aprendizagem ao longo da vida e para a promoção do envelhecimento ativo.
- Elaboração de programas intergeracionais : o desenho do perfil comunitárioPublication . Villas-Boas, Susana; Ramos, Natália; Montero, Inmaculada; Oliveira, Albertina Lima deNo presente artigo apresentam-se os Programas Intergeracionais como uma nova forma de intervenção social, cujo elemento-chave é a educação intergeracional. Estes programas, ao promoverem a convivência intergeracional e a colaboração entre gerações, se forem adequadamente formulados e implementados, podem ser benéficos para as pessoas participantes, para as comunidades e, em última instância, para as sociedades. Todavia, a planificação e implementação destes programas é uma tarefa complexa que exige tempo e conhecimento. Neste artigo, apresenta-se, como ilustração de aplicabilidade dos Programas Intergeracionais, o desenho do perfil comunitário de uma comunidade local.
- Envelhecimento ativo, digno e saudável: voz dos idosos sobre discriminação e violênciaPublication . Brito, Emília; Ramos, Natália; Oliveira, Albertina Lima deA população mundial, desde meados do século XX, sofreu alterações significativas que têm conduzido ao envelhecimento da população, sendo esta também a realidade na Europa e em Portugal em que o número de idosos tem aumentado. Com este estudo pretende-se contribuir para uma reflexão fundamentada sobre a discriminação e violência contra os idosos, a promoção dos seus direitos, saúde e bem-estar, bem como combater as diferentes formas de violência e discriminação através da sua prevenção.
- Envelhecimento, apoio social e programas intergeracionais: um estudo sobre atividades de voluntariadoPublication . Oliveira, Albertina Lima de; Villas-Boas, Susana; Ramos, NatáliaApresentam-se alguns resultados de uma investigação realizada na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, sobre envelhecimento e implementação e desenvolvimento de programas intergeracionais nesta comunidade, nomeadamente sobre apoio social, particularmente sobre atividades de voluntariado formal e informal.
- Intergenerational education as a strategy for promoting active ageingPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, Natália; Montero, InmaculadaThe objective of this article is to present the main results of a study about intergenerational education as a strategy for promoting active ageing. The research took place in the parish of Bonfim, Oporto city, Portugal, and involved a sample of 385 residents, divided into three age groups (young-adults, middle-aged adults and older adults). The data came from the Questionnaire for Assessing Needs, Interests and Potentials for the Development of Intergenerational Programs, from which the following variables were considered: social participation; leisure activities; social support and quality of life. As main results, one can point that older subgroups show less social participation and leisure activities, low social support networks and also low quality of life compared to younger subgroups. A gender effect was also noticed, since the social roles performed across adulthood by man and women result in less social participation of women, less leisure activities, less social support networks and a worse evaluation of their quality of life.
- Planificação de programas intergeracionais: ilustrações com base numa freguesia da cidade do PortoPublication . Villas-Boas, Susana; Oliveira, Albertina Lima de; Ramos, NatáliaNo presente trabalho apresentam-se os resultados do estudo sobre a análise de necessidades e potencialidades para a elaboração de programas educativos intergeracionais na freguesia do Bonfim da cidade do Porto. Começamos por apresentar dados do levantamento do perfil comunitário da referida freguesia, relacionados com as suas principais problemáticas, que resulta de três diferentes tipos de pesquisa: i) a pesquisa documental do que se sabe sobre a freguesia, ii) a pesquisa quantitativa, sobre as potencialidades e necessidades da população para o desenvolvimento de programas educativos intergeracionais e iii) a pesquisa qualitativa sobre as relações intergeracionais e os estereótipos e atitudes negativas de uma geração em relação às outras. E termina-se com a apresentação de programas educativos intergeracionais, desenhados a partir do cruzamento dos dados provenientes das três vias de investigação supramencionadas.