Browsing by Author "Morais, Diana"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Integração e envolvimento dos participantes em cursos cbertos online e massivos: contributoPublication . Morais, Diana; Morgado, LinaEsta comunicação pretende analisar o impacto da vivência dos primeiros dias online em contextos abertos e masivos- Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC dá-se através de um módulo específico desenvuelto de acordó com o modelo europeu sMOOC. Este estudo procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que oMódulo de Ambientação deve adoptar para MOOCs? Será que o Módulo de Ambientação pode funcionar como um catalisador do sucesso nos MOOCs? Trata-se de um estudo de caso que envolveu a resposta a questionários e entrevistas, bem como a análise das interações ocorridas. Os resultados evidenciam a sua aceitação como peça-chave, e ainda em termos motivacionais e envolvimento, quer ainda como ponto de partida para a criação de comunidades de prática.
- Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCampPublication . Morais, Diana; Morgado, LinaEste artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.
- Interação social e participação num iMOOC:o papel e contributo do BOOTCAMPPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaOs Cursos Online Massivos Abertos (Massive Open Online Courses, MOOCs) têm vindo a provocar alterações nas instituições de ensino superior, obrigando à definição de novas metas e uma reflexão profunda sobre a forma de ensinar reconhecendo as oportunidades potenciais inerentes a estes cursos. O presente trabalho pretende sublinhar o significado e a importância de um módulo de ambientação/familiarização no âmbito de um MOOC como um elemento diferenciador de qualidade dos MOOCs oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito de dois projetos europeus. Este módulo pretende ser uma introdução ao MOOC, promover a interação entre os participantes e fornecer informação sobre a estrutura e objetivos do curso e as características da plataforma social. O objetivo do estudo de caso consistiu na avaliação da importância do módulo de ambientação e o contributo do papel desempenhado pela equipa de facilitação para a experiência de aprendizagem nestes MOOCs.As mensagens disponibilizadas nos diferentes espaços (Curtas, Blogs e Fórum) foram analisadas. os resultados apontam para a importância atribuída a este módulo para o desenvolvimento do sentimento de grupo e da comunidade de aprendizagem. Contudo, será necessário um maior número de investigações na perspetiva do participante contribuindo para o sucesso da aprendizagem no contexto dos mOOCs.
- The Boot Camp Module in MOOCs: experiences in 2 european initiativesPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaThe Massive Open Online Courses (MOOCs) imply, for the educational institutions and the target public, i.e. the participants, the formulation of new goals and addressing unique challenges. In this sense, this paper intends to reach out for the meaning and importance, as a differentiator in the participants’ perspective, of a familiarization module (Boot Camp Module) within a MOOC. This module intends to be an introduction to the MOOC, promoting the interaction between participants and providing information about structure and objectives of the course, as well as features of the supportive social and learning platform. Integrated in two European projects, “EMMA-European Multiple MOOC Aggregator” and “ECO-Elearning, Communication and Open-Data (ECO)”, the MOOCs from the Portuguese Open University has familiarization module, a Boot Camp. The primary goal of the case study consists in the measurement of the importance of the familiarization module and the role of the facilitators’ team, in the learning experience of MOOC participants, during this period of time. The messages posts in different spaces (The Wire, Blogs, Forum) were collected and analysed, resulting in an clear indication as for the importance of this module for the early setting of sense of group and a learning community. Further research should be conducted on the impact of a preliminary familiarization module on the success in context of MOOCs.
- The bootcamp module in massive open online courses: experiences in two european initiativesPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaIn recent years the European Comission increases effotrs in Open Education, Open Educational Resources (OERs) and Communications Tecnologies (TIC) in Education in Europe. The gateway of the European Innovative Learning offers acess to institutions, resources, courses and MOOCs.
- 'Viagem' ao mundo dos MOOCs: o caso do primeiro MOOC em língua portuguesa (MOOCEaD)Publication . Albuquerque, Rita; Morais, Diana; Ramalheiro, Maria João da Cruz; Morgado, LinaNeste capítulo são apresentados vários modelos de MOOC na atualidade e os seus pressupostos teóricos possibilitando a compreensão das suas características e dimensões, orientando decisões e fundamentando o desenvolvimento de implementações coerentes e fundamentadas. Descreveem-se os models cMOOC, xMOOC e iMOOC. Por fim apresenta-se o caso do 1º MOOC em língua Portuguesa - MOOC EaD - realizado em 2013 (Mattar & Simões).