Browsing by Author "Amador, Filomena"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra : introduçãoPublication . Amador, Filomena; Cardoso, Abel; Antunes, Ana Paula2008 – Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT): como surgiu, quais os objetivos e quais as iniciativas. Com a participação de Maria Helena Henriques, coordenadora da Comissão Executiva Nacional do Ano Internacional do Planeta Terra.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: água subterrânea e megacidadesPublication . Amador, Filomena; Carapeto, Cristina; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaO abastecimento de água e o desenvolvimento da cidade de Lisboa, abordados numa perspetiva histórica a partir da descrição e evolução do Aqueduto das Águas Livres. Visita ao Aqueduto das Águas Livres, à nascente Mãe d’ Água Velha (Belas, Sintra) e ao Reservatório da Mãe d’Água (Amoreiras, Lisboa), com a Professora Cristina Carapeto, docente da Universidade Aberta e Margarida Ruas, Diretora do Museu da Água.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: desastres naturais e interior da TerraPublication . Amador, Filomena; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaAnálise de questões relativas aos desastres naturais: minimizar o risco, maximizar a consciencialização, destacando os riscos naturais associados à geodinâmica interna e à geodinâmica externa. Visita às Ruínas do Convento do Carmo e ao Elevador de Santa Justa, em Lisboa, com a Professora Filomena Amador, docente da Universidade Aberta e Alexandre Tavares, Engenheiro Geólogo da Universidade de Coimbra.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: oceano, Terra e vidaPublication . Amador, Filomena; Caetano, Fernando J. P.; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaA formação de calcários e a génese do calcário de Ançã. A evolução da vida na Terra e nos oceanos, privilegiando aspetos relativos à sustentabilidade dos sistemas de vida. Visita à Pedreira do Boiça-Ançã e ao Museu da Pedra em Cantanhede, com os Professores Fernando Caetano, docente da Universidade Aberta e Maria Helena Henriques, geóloga da Universidade de Coimbra. Participação da Dra. Maria Carlos Pêgo, Diretora do Museu da Pedra de Cantanhede.
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: recursos e soloPublication . Amador, Filomena; Caeiro, Sandra; Caixeiro, Vanda; Antunes, Ana PaulaA evolução dos ambientes geológicos. O registo geológico, a questão dos solos e paleossolos, o processo de produção de cartas geológicas e a sua importância para o desenvolvimento sustentável. Professor convidado: Miguel Ramalho
- 2008 Ano Internacional do Planeta Terra: Terra, saúde e alterações climáticasPublication . Amador, Filomena; Oliveira, Carla Padrel de; Cardoso, Abel; Antunes, Ana PaulaAs causas ambientais de alguns problemas de saúde, relação entre alterações climáticas e saúde e as dinâmicas de algumas doenças emergentes no quadro das relações humanas com o meio ambiente. Visita ao Jardim Tropical de Lisboa, com os Professores Carla Oliveira, docente da Universidade Aberta e Jorge Atouguia, médico especialista em Medicina Tropical.
- Characterization of the history of science in portuguese textbooksPublication . Maurício, Paulo; Coelho, Ricardo; Baptista, Mónica; Valente, Bianor; Chagas, Isabel; Faria, Cláudia; Amador, Filomena; Bolacha, Edite
- Construção de uma comunidade de prática: dinâmicas de interação entre participantesPublication . Sousa, Maria Luísa de; Amador, FilomenaNo presente artigo propomo-nos analisar a evolução da dinâmica de interação entre participantes no processo de construção de uma Comunidade de Prática durante o período de um ano letivo (2014/ 2015). Este trabalho insere-se no quadro de um projeto de construção de uma Comunidade de Prática numa escola de ensino básico e secundário na Região Autónoma da Madeira. O nosso artigo tem como objetivo analisar as fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade. O quadro teórico de referência tem por base os conceitos de “liderança”, designadamente de “liderança pedagógica” e o conceito de “Comunidade de Prática” enquanto espaço de produção e construção de conhecimento. Por sua vez, a nossa opção metodológica recaiu na Investigação-Ação Participatória, entre outras razões, pelo facto de desempenharmos em simultâneo o papel de investigador e membro da comunidade em apreço. Da análise dos dados disponíveis pudemos constatar que tem havido uma evolução na dinâmica das interações entre os participantes, parecendo confirmar-se o modelo segundo o qual existem diferentes fases e níveis de participação no âmbito das Comunidades de Prática.
- Didática em contexto de elearning: exemplos envolvendo coaprendizagem e coinvestigaçãoPublication . Amador, Filomena; Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré VieiraO conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.