Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Didática em contexto de elearning: exemplos envolvendo coaprendizagem e coinvestigação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Didatica eLearning.pdf304.57 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O conhecimento didático não deve ser visto como um somatório ou justaposição de outros conhecimentos. Se pelo lado do conhecimento disciplinar o cruzamento de saberes e da praxis, enraizados em quadros epistemológicos e às vezes mesmo em categorias ontológicas distintas, pode ser gerador de tensões propiciadoras ou não de reformulações, o problema adquire novas dimensões quando a este se junta o campo pedagógico, onde também existem subjacentes visões filosóficas e ideológicas que podem convergir em propostas com caraterísticas diferentes. As próprias tecnologias não podem ser analisadas como instrumentos per si, nem se esgotam na sua relação com a ciência. Há uma dimensão social e mesmo individual que afeta a nossa própria maneira de nos relacionarmos em sociedade. É neste quadro teórico que temos vindo a desenvolver um modelo de transposição didática para ambientes de eLearning. No presente trabalho, dedicamos a nossa atenção à coaprendizagem e à coinvestigação enquanto processos que ajudam a exemplificar algumas situações do modelo antes referido. Para o efeito são analisados dois exemplos, apresentando-se e discutindo-se dados empíricos recolhidos durante a investigação. A recolha de dados foi suportada essencialmente pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem identificar a existência de problemas do foro da didática que devem ser merecedores de atenção em futuros estudos.

Description

Keywords

Elearning Coinvestigação Transposição didática Modelo Coaprendizagem Didatic transposition Model Colearning Coresearch

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue