História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Author "Câmara, Maria Alexandra Gago da"
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- Breve panorama da historiografia do azulejo em Portugal e no Brasil no século XXPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Mangucci, CelsoA historiografia luso-brasileira desenvolve-se no século XX, a par e passo com a definição da arte barroca colonial. Nesse período, a análise do azulejo como decoração na arquitetura, o reconhecimento da abertura dos pintores a influências exógenas, e a assunção positiva da divergência entre a periferia e o centro da Europa foram ideias primordiais para a definição do azulejo como um campo de estudos independente. De forma recorrente, a identificação do azulejo com os valores da arte nacional foi um tema central da investigação dos historiadores, entre as quais se destacam as obras de síntese de Mário Barata (1955), Reinaldo dos Santos (1957), Robert Smith (1968), João Miguel dos Santos Simões (1963-1979) e José Meco (1985 e 1993).
- Évora 3D: da descrição histórica à simulação virtual: o salão de madeira das festividades do casamento do Infante D. Afonso com a infanta D. Leonor de Castela em Évora em 1490Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Flores, Gustavo ValeNo contexto do projeto mais alargado sobre Evora 3D , e procurando enquadrar o estudo de caso a apresentar, abordaremos algumas reflexões sobre os desafios que as tecnologias digitais oferecem à investigação na área da História de Arte e do Património Cultural Sumário sobre o Estudo de Caso. O grande salão das festividades do casamento do Infante D. Afonso, primogénito de D. João II com a Infanta Leonor de Castela constituiu um momento ímpar na história da monarquia portuguesa. Tendo sido celebrado o matrimónio em Évora, perdurou solenemente a estrutura efémera mandada erguer pelo soberano português, assumindo-se de forma plena uma intencionalidade régia: a de elevar o seu reinado e marcar decisivamente a sua figura no contexto das monarquias europeias. A célebre Sala de Madeira, descrita pelos cronistas Rui de Pina (1440 — 1522/1523) e Garcia de Resende (1470 -1536), foi destruída no final das festividades, pelo que assumir a tentativa de a reconstruir digitalmente passa, de forma exclusiva, pela leitura atenta da documentação que nos chegou, sendo, como tal, um processo de singular aproximação no contexto das Humanidades Digitais. No global, e mesmo assumindo que é somente possível fazer a interpretação de uma realidade possível a partir das crónicas supracitadas, criou-se uma proposta de organização espacial, com subsequente estudo comparativo, de modo a conceder-lhe uma dimensão visual de cariz imersivo, nomeadamente através da aplicação de materiais e elementos (mobiliário) de época.
- Exoticism and imagination in 18th-century portuguese tyles: some examples in the Lisbon areaPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daO gosto e a voga da “chinoiserie” conheceu na Europa do século XVIII um enorme êxito, afirmando-se como um “estado de espírito”. Foi especificamente no domínio das artes ornamentais e no quotidiano da decoração que esta vivência e fascínio pelo Oriente se aplicou com mais intensidade. Um tendência decorativa, alegre e festiva não escapou às mãos de muitos pintores de azulejos deste período, que imaginaram e procuraram recriar em muitos painéis azulejares este Oriente longínquo.É especificamente na região de Lisboa que se encontram alguns destes melhores exemplos que iremos analisar e dar a conhecer ao longo deste texto
- Portuguese baroque art in colonial Brazil: the heritage of 18th-century azulejosPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daUtilizado com carácter monumental desde o século XVI, como em nenhum outro país da Europa, o Azulejo é um elemento central da cultura artística em Portugal, rica e vasta memória patrimonial do nosso país, assumindo – com especial incidência especificamente no século XVIII - um sentido mais alargado do que o revestimento simples da arquitectura., modelador e regularizador, sendo hoje entendido como expressão artística maior, transmissor de ideias através das imagens. Este ímpar conjunto de características e a sua intensiva produção tiveram também especial relevo no Brasil, onde particularmente na zona da Baía se conhecem deslumbrantes e magníficos exemplos. É pois desse fantástico e importante património, do seu estudo e da sua inventariação que propomos tratar neste sucinto artigo.
- Public and private space in 18th Century Europe: the exemple of LisbonPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Morteira, HelenaA dominant theme of a urban History is the relationship between public and private space. The way both interconnected throughout History is a clear reflection of the development of societies, particulary with regard tothe evolution of thinking. The idea of public spaces as an outdoor and anonymous place setting of informal and casual encounteres as we understand is today, emerged in eighteenth century Europe an, in the particular case of Portugal, became apparent in the rebuilding of Lisbon after 1755 earthquake the same can be aplied to the evoltuin of concep of private space, in particulary. in its domestic expression. In Lisbon the layout of house interiores suffrered important changes responde simultaneously to demand of sociability and privacy. Through the example of Lisbon, this paper will analyse the conceptual and physical formulations of public space and domestic space in construction with the securarization of society and the development of Enlightenment town planning ideias.
- Virtual cities as memoryscapes: the case of LisbonPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Rodrigues, Paulo Simões; Murteira, Maria Helena Cunha