Gestão e Economia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing Gestão e Economia | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Carrilho, Tiago"
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- O blended-learning aplicado à formação para o empreendedorismo nas indústrias criativasPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, JoséO Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) baseia-se na experiência de Lace Market em Nottingham, uma comunidade de empreendedores criativos independentes que tem crescido significativamente devida à forte dinâmica das suas redes de colaboração. Neste sentido, o projeto começou por identificar as vertentes-chave de transferência de inovação com base no ambiente de aprendizagem formal e informal local, com o intuito de desenvolver uma rede de empreendedores criativos, adaptada à realidade encontrada nos países participantes: Portugal, Espanha e Grécia. Com esta base foi possível conceber e implementar o “Programa CINet de aceleração em rede do Empreendedorismo nas Indústrias Criativas” que foi promovido através do lançamento de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, e assente na modalidade de blended-learning (bLearning). Consideramos que a experiência obtida com a conceção e desenvolvimento deste programa apresentou importantes desafios e traduziu-se em significativas vantagens cujo relato e sistematização permitirão enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas. A disponibilidade de recursos vídeo e de texto simples de apreender e virados para a prática e a dinamização de fora assíncronos possibilita aos formandos tirar partido da flexibilidade espácio-temporal do eLearning. A possibilidade de partilhar informação e experiências com os colegas, bem como de clarificar dúvidas nos fora permitiu uma experiência da aprendizagem colaborativa em ambiente Moodle. As sessões presenciais neste particular constituíram um complemento útil ao eLearning na medida em que permitiram apresentar o guia de curso, explicar o modelo pedagógico, marcar o ritmo do curso, esclarecer dúvidas relativas os objectivos de cada atividade em cada módulo, contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas de outros países e com empreendedores incubados na DNA Cascais e refletir de forma crítica sobre vertentes-chave específicas do modelo de negócio dos formandos. Neste sentido, elas foram um dos elementos cruciais do desenvolvimento da rede, até porque, a ambientação à plataforma Moodle e a ‘apreensão’ e ‘absorção’ do modelo pedagógico afigura-se como um dos principais desafios, face a formandos que estão habituados a ambientes presenciais de aprendizagem. A ligação deste tipo de cursos a instituições vocacionadas para o apoio a empreendedores revela-se crucial dado que na construção do projeto empresarial deve ser incutida logo de início a predisposição para a ligação ao mercado e às diversas dimensões do ecossistema empreendedor.
- Crise económicaPublication . Carrilho, TiagoO abrandamento tendencial do crescimento económico é, simultaneamente, causa e consequência da evolução tendencialmente mais instável do investimento e procura globais. A instabilidade é, igualmente, explicada pela crise financeira e produtiva do Estado-Providência, terciarização da economia, pelas dificuldades na internalização dos custos sociais e ecológicos pelas empresas, e pelos problemas associados à organização científica do trabalho.
- Globalização económicaPublication . Carrilho, TiagoO fenómeno da globalização caracteriza-se, primeiro, por ter como principais atores as empresas transnacionais, segundo, a sua atuação competitiva tem graus diferenciados de regulação nacional e internacional e, terceiro, caracteriza-se, apesar do neoprotecionismo, pela crescente integração da economia mundial por via do acréscimo na liberalização do comércio internacional de bens e serviços e relativa desregulamentação dos mercados de capitais.
- Kauffman FoundationPublication . Carrilho, TiagoO trabalho da Kauffman Foundation no empreendedorismo é realizado à escala nacional e tem impacto a nível global. A estratégia para o empreendedorismo visa apoiar empreendedores nos EUA através do desenvolvimento e alargamento de programas educativos e da dinamização de comunidades empreendedoras que apoiem empreendedores de forma mais eficaz no arranque e crescimento das suas empresas.
- Parcerias para o apoio ao autoempregoPublication . Carrilho, TiagoNas parcerias de apoio ao autoemprego de desempregados com baixas qualificações escolares, consideramos as seguintes fases: seleção, formação, preparação do projeto, financiamento e acompanhamento. A integração eficiente das várias fases depende de parcerias que se traduzam em projetos coerentes mobilizadores e em vertentes sociais, culturais e institucionais que complementam o enquadramento económico em prol da atividade empreendedora.
- Recomendações e boas práticas para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva ou visual no ensino superiorPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, JoséO projeto europeu ISOLearn, apoiado no âmbito do Programa ERASMUS+, visa contribuir precisamente para o acesso e melhoria da qualidade do Ensino Superior para pessoas com deficiência visual ou auditiva, promovendo a sua inclusão. Este projeto visa caracterizar as práticas de Ensino Superior para este tipo de estudantes em Portugal, Eslovénia, Itália e Suécia, identificar as necessidades sentidas pelos mesmos, contribuir para a reflexão entre todas as partes interessadas e a publicação de um Manual de Recomendações e Boas Práticas para um Ensino Superior Inclusivo de Qualidade. A sistematização de recomendações é efetuada no sentido de contribuir para a reflexão sobre as formas de debelar as fragilidades evidenciadas a vários níveis: informação existente, recursos afetos para políticas de inclusão, sensibilização de toda a comunidade académica a começar pelos seus dirigentes, política institucional para estas matérias, maior abertura para a divulgação dos resultados das investigações de académicos e estudiosos da matéria e colocá-la ao efetivo serviço desta população, e finalmente, ao nível dos próprios estudantes, e suas Associações representativas, no sentido de deixarem o seu isolamento e aumentarem a disponibilidade para o diálogo e a busca de consensos e políticas aceitáveis nestes domínios. O caminho a percorrer deve igualmente ser feito apoiando-se nas boas práticas e nos bons resultados obtidos por algumas instituições de ensino superior a este nível, e que urge divulgar e replicar, melhorando.
- Saúde electrónia e redes sociais : potencialidades para o desenvolvimento e a inclusãoPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Jacquinet, MarcO conceito de saúde electrónica (e-Saúde) apresenta várias definições conforme o contexto, as perspectivas e os objectivos com que é estudado e neste sentido é difícil enunciar uma definição universalmente aceite e aplicável. O objectivo deste ponto 1 não é chegar a uma definição-base de saúde electrónica mas sim analisar os seus principais elementos. Uma das definições de saúde electrónica mais citadas é a de Eysenbach: “eHealth is an emerging field in the intersection of medical informatics, public health and business, referring to health services and information delivered or enhanced through the internet and related technologies. In a broader sense, the term characterizes not only a technical development, but also a state-of-mind, a way of thinking, an attitude, and a commitment for networked, global thinking, to improve health care locally, regionally, and worldwide by using information and communication technology.” (Eysenbach, 2001: 4). Embora consideremos esta definição um bom ponto de partida, é necessário analisar os seus elementos-chave e clarificar outros que não estão referidos ou que estão de forma menos explícita. As definições de saúde electrónica revelam a referência aos seguintes elementos-base: agentes envolvidos; instrumentos; tecnologias de informação e comunicação e características-base que decorrem das respectivas aplicações; processos e resultados; intervenções das políticas públicas, redes, iniciativa e projectos; internet e produção de cuidados de saúde; e comércio electrónico.
- Tecnologia e criação de negócios: o caso das indústrias culturais e criativasPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoO Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi a base para a conceção e implementação de uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, tendo sido adotada a modalidade de blended learning (b-learning). O curso foi maioritariamente dirigido a jovens em situação formal de desemprego em Portugal, Espanha e Grécia. Ao b-learning são inerentes desafios e vantagens que permitem enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas: 1) a flexibilidade espácio-temporal favorece os empreendedores para melhorarem e capacidade de gestão do seu tempo; 2) a disponibilidade de recursos vídeo e de texto virados para a prática e simples de apreender; 3) os fora permitem a partilha de informação e experiências com os colegas, bem como esclarecer dúvidas. As sessões com base em videoconferência e presenciais constituíram um complemento muito útil ao e-learning na medida em que permitiram esclarecer dúvidas relativas os objetivos de cada atividade em cada módulo, marcar o ritmo do curso, refletir de forma crítica sobre vertentes chave específicas dos seus modelos de negócio, e permitiram aos formandos contactar de forma síncrona com empreendedores das indústrias criativas dos outros países dos parceiros do Projeto e com empreendedores incubados na DNA Cascais (um dos parceiros do Projeto). Concluiu-se sobre a importância do recurso à tecnologia para a dinamização e impacto dos programas de aceleração de empresas, nomeadamente no âmbito das Industrias Culturais e Criativas (ICCs), tão impactantes na inovação económica.