CEMRI | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
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Browsing CEMRI | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Author "Bastos, Glória"
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- As bibliotecas escolares no contexto da avaliação das escolasPublication . Bastos, Glória; Matias, IsabelNum contexto em que a Biblioteca Escolar se tem vindo a afirmar em Portugal pela importância da sua ação no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento, é fundamental que as escolas e os agentes externos reconheçam esse papel para se poder potenciar a sua função pedagógica. Esta questão passa, nomeadamente, por dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares. E essa visibilidade materializa-se, entre outros aspetos, pela sua inclusão nos relatórios de avaliação interna e externa das escolas. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo centrado na análise dos relatórios da Inspeção Geral da Educação e Ciência (região do Algarve), referentes ao processo de avaliação externa das escolas no período de 2006/2007 a 2011/2012. Trata-se de um estudo de caráter documental onde se procurou identificar as menções que eram feitas às bibliotecas escolares e a natureza dessas mesmas referências, ou seja, como é que os relatórios de avaliação externa espelham essa estrutura de apoio pedagógico. Da análise efetuada, constatou-se que todos os relatórios fazem referência à biblioteca escolar, no entanto as categorias menos representadas são as que remetem para o papel pedagógico da biblioteca.
- Diálogo intercultural em imagens : uma análise da coleção “Poka Pokani"Publication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaAtravés das imagens podemos conhecer outras culturas e contactarmos com outros povos. Nos livros para crianças as ilustrações podem assim desempenhar um papel central enquanto elementos que colocam em contacto os jovens leitores com os universos representados através da imagem, constituindo “janelas” para um diálogo intercultural. Neste artigo analisam-se as relações entre a literatura infantil, e em especial o papel das ilustrações, no contexto do diálogo e da educação intercultural. Examina-se em particular o projeto desenvolvido pela escritora e ilustradora Margarida Botelho, denominado “Poka Pokani”. No âmbito desse projeto foram até ao momento publicados três livros onde, através do texto e de ilustrações profusas, baseadas numa técnica mista,se narram episódios localizados em diversos continentes que permitem às crianças conhecer espaços e modos de vida diferentes, aliando a dimensão estética à ética e à cultural para ampliar a compreensão do mundo.
- E-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários : entre o global e o localPublication . Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNeste artigo apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com os estudantes de um curso vocacionado para o desenvolvimento profissional de bibliotecários. O objetivo central consiste em analisar de que forma o modelo que foi desenvolvido, ao aliar uma vertente de reflexão teórica mais global, seguindo a modalidade de e-learning, e a aplicação local (em contexto de trabalho) de determinadas ferramentas de análise e de intervenção, corresponde às necessidades de formação destes profissionais. No estudo empírico seguiu-se uma metodologia de base qualitativa, através da aplicação de um questionário aos estudantes do curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Os resultados obtidos revelam, entre outros aspectos, que o desenho do curso promove a criação de comunidades de aprendizagem, em que os níveis de interação e de partilha de ideias têm um peso significativo, proporcionando, segundo os inquiridos, experiências mais diversificadas e de melhor qualidade. Ressaltam ainda a importância de uma reflexão crítica, social e profissionalmente contextualizada, realizada no seio de comunidades de aprendizagem, permitindo a construção conjunta do conhecimento e aliando-se, desta forma, uma dimensão “global” com uma dimensão “local”.
- A educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantilPublication . Marques, Célia; Bastos, GlóriaA sociedade em que vivemos, cada vez mais globalizada, caracterizada por fenómenos migratórios frequentes, está marcada pela interação de diversas culturas, línguas, religiões. Estas interações estão visíveis no contexto escolar, um espaço, frequentemente, onusto de diversas culturas. E a escola continua a ter de responder a esta diversidade, por isso surge a necessidade de educadores e professores terem uma intervenção adequada. A problemática da educação intercultural surge, assim, como uma temática sempre atual. Neste texto aborda-se esta questão, a partir de um enquadramento que reflete sobre os desafios colocados atualmente a uma educação intercultural e pelo papel que a literatura infantil pode assumir no contexto da educação pré-escolar. Em seguida analisam-se as relações entre as perspetivas e as práticas de um grupo de educadoras de infância, a partir dos relatos realizados pelas mesmas. Verifica-se que, embora reconheçam a importância de uma abordagem intercultural no jardim-de-infância, as suas práticas situam-se em níveis ainda incipientes.
- Entre a realidade e a ficção: percepções sobre o universo de Harry PotterPublication . Bastos, Glória; Pinheiro, Maria da GraçaOs livros protagonizados por Harry Potter constituem um sucesso de alcance mundial, sendo lidos por milhões de jovens. Consequentemente, o mundo que caracteriza a série tem sido analisado e criticado, sobretudo tendo em atenção as mensagens culturais que transporta. Sendo este universo lido e percepcionado por indivíduos culturalmente distintos, na investigação empírica realizada procurou-se avaliar a percepção de jovens de diferentes origens culturais, nomeadamente em aspectos relacionados com as questões de género (a predominância do poder masculino na série); questões de classe (as relações de poder entre os diferentes grupos sociais); questões de cultura e de identidade (coexistência de diferentes culturas em Hogwarts), tendo como base os livros da colecção e, de forma complementar, os filmes realizados. Pretendeu-se sobretudo verificar se o posicionamento às problemáticas apontadas variava consoante o género, a idade e a origem cultural e como é que se encararia um mundo regido por algumas das normas que marcam o universo da série.
- A ilustração na literatura para jovens: a imagem do outroPublication . Tomé, Maria da Conceição; Bastos, GlóriaO estudo da imagem do Outro e a sua representação na literatura juvenil reveste-se de crucial importância tendo em conta a função de socialização cultural que a literatura assume. A literatura é, neste contexto, de alguma forma mediadora, porque permite o encontro dos leitores jovens com o Outro e o confronto com outras culturas, tornando-se relevante analisar as figurações que estão a ser veiculadas nas produções literárias portuguesas de potencial recepção juvenil. Nestas produções literárias, texto e ilustração, de forma inquestionavelmente estreita, cumprem funções importantes, ambos contribuindo para a figuração do Outro e de diferentes formas de viver e de pensar. Os leitores, em formação, apreendem pelas palavras, mas também pelas imagens, as representações que moldarão, de alguma forma, a tomada de consciência e o conhecimento social do Outro. Pretende-se, nesta comunicação, analisar o papel que a ilustração assume nas obras de potencial recepção juvenil no que diz respeito à construção da imagem do Outro, em particular a partir dos romances de aventuras e mistério de maior sucesso entre os leitores. Embora a ilustração tenha nesses livros uma posição por vezes marginal em relação ao texto, não deixam de ser significativas as «imagens» que vão transmitir, na medida em que dão «corpo» às palavras, veiculando , a seu modo, perspectivas sobre o universo narrado mas também sobre o universo representado.
- ¿Sentirse como en casa? Representationes de la inmigración en la literatura infantil portuguesaPublication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da ConceiçãoPortugal se convirtió, de una manera particular desde finales del siglo XX, en el destino de flujos migratorios diversos, transformándose definitivamente la sociedad portuguesa en una comunidad plural. De hecho, en todas las esferas de la sociedad, se encuentra la presencia significativa de inmigrantes de otras razas, culturas y religiones. Sin embargo, la integración de los inmigrantes no siempre es la mejor, registrándose situaciones de racismo y xenofobia. La construcción de una ciudadanía global pasa, sin duda, por la formación de los más jóvenes hacia el respeto, la aceptación y acogida del Otro (extranjero) y su diferencia. En este contexto, la literatura infantil es, por un lado, un lugar privilegiado de encuentro de los más jóvenes con la diversidad cultural, la alteridad y la diferencia, apoyando el desarrollo de las competencias interculturales y, por otro lado, puede ser una especie de refugio para los niños inmigrantes que pueden encontrar en estos libros no solo representaciones de sus experiencias personales, sino también de su cultura. En esta comunicación se analizan las representaciones de los niños inmigrantes en una serie de producciones literarias infantiles portuguesas del nuevo milenio. En este sentido se analizan las imágenes teniendo en cuenta el lenguaje y sus vínculos con las relaciones sociales y de poder construidas en los textos; también se relacionan esas representaciones con los cambios sociales y culturales verificados en la sociedad portuguesa, ya que la literatura para niños está insertada en el contexto social; se comentaran las posiciones y las identificaciones que ofrecen estos textos literarios a su destinatario preferencial y su contribución para la toma de conciencia y conocimiento social del Otro (extranjero), facilitando el diálogo intercultural.