CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Alvarez, Teresa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Igualdade de género e formação de docentes: das políticas públicas às estratégias de intervenção: mudanças e resistênciasPublication . Alvarez, TeresaNo quadro das políticas públicas para a Igualdade entre Mulheres e Homens dirigidas à educação formal, o artigo centra-se na principal estratégia seguida pelo mecanismo nacional para a igualdade (atual CIG) em estreita colaboração com investigadoras/es de diversas instituições de ensino superior, ao longo das últimas décadas. Recordando os principais projetos de intervenção destinados às escolas e de forma especial às e aos docentes dos ensino básico e secundário, bem como profissionais de educação de infância, apresentam-se algumas reflexões e, a partir delas, algumas sugestões que visam mudar os objetivos e as metodologias seguidas na formação de docentes.
- Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educaçãoPublication . Vieira, Cristina Coimbra; Alvarez, Teresa; Ferro, Maria JorgeNeste capítulo pretende -se discutir o papel da educação, considerada em sentido lato, na promoção da consciência crítica de quem aprende, mas também de quem ensina, seja qual for o contexto em análise, a respeito das aprendizagens de género, na sua maioria assentes em estereótipos que restringem a auto-determinação de cada pessoa nas suas escolhas e trajetos de vida. A reflexão apresentada resulta de experiências de formação contínua de docentes sobre as temáticas de género, educação e cidadania, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, durante um período de dois anos, tendo envolvido sete cursos e cerca de 100 participantes.
- Reflexões sobre a igualdade entre mulheres e homens: conhecimento, educação e formaçãoPublication . Alvarez, TeresaPartindo de algumas das principais problemáticas que subjazem às políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens, apresentam-se algumas reflexões sobre atuais desafios que se colocam ao ensino superior e à construção de uma igualdade substantiva entre os sexos.