Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
127.95 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo pretende -se discutir o papel da educação, considerada em sentido lato, na promoção da consciência crítica de quem aprende, mas também de quem ensina, seja qual for o contexto em análise, a respeito das aprendizagens de género, na sua maioria assentes em estereótipos que restringem a auto-determinação de cada pessoa nas suas escolhas e trajetos de vida. A reflexão apresentada resulta de experiências de formação contínua de docentes sobre as temáticas de género, educação e cidadania, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, durante um período de dois anos, tendo envolvido sete cursos e cerca de 100 participantes.
Description
Keywords
Igualdade de género Educação Estereótipos Sexismo Cidadania Formação de docentes
Citation
Vieira, Cristina Coimbra; Alvarez, Teresa; Ferro, Maria Jorge - Questões de género e cidadania: reflexões breves sobre o poder emancipatório da educação. In Alcoforado, Luís; Barbosa, Márcia Regina; Barreto, Denise Aparecida Brito, org. - "Diálogos Freireanos [Em linha]: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. ISBN 978-989-26-1325-3. p. 701-716
Publisher
Imprensa da Universidade de Coimbra