Ciências da Educação | Livros / Books
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Browsing Ciências da Educação | Livros / Books by Author "Aires, Luísa"
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- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014Publication . Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha
- Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.comPublication . Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, AntónioEste livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.
- Discursos e mediações em contexto de educação de adultos: a televisãoPublication . Aires, LuísaA presente obra é um contributo para o desenvolvimento de uma metodologia de análise sobre os media educativos, em geral, e a televisão, em particular, tendo como referente teórico central a perspectiva histórico-cultural ou sociocultural de Lev S. Vygotski (1896-1934). Não pretendendo ocultar a importância de tradições da investigação educativa sobre os media, como a técnico/empírica, a mediacional/simbólica ou a curricular/contextualizadora (Area, 1991) que nos fornecem elementos sobre a evolução do conceito de medium em contextos de ensino e de aprendizagem, salientamos a importância de identificar vias alternativas que nos permitam conhecer novas dimensões mediadoras dos artefactos pedagógicos no âmbito da Educação de Adultos. Consideramos que a perspectiva sociocultural permite uma aproximação às acções mediadas que transcende a ideia dos artefactos pedagógicos enquanto meros suportes (De Pablos, 1995a, 1995b, 1996). Se nos centrarmos nos modos como agentes particulares - Pessoas Adultas - usam um medium concreto - Televisão, em contextos específicos – os Educativos, a teoria sociocultural pode proporcionar-nos uma fecunda via de análise dos modos como estes agentes se apropriam dos discursos televisivos, a partir de uma unidade de análise particular: a acção mediada (Zinchenko, 1985; Wertsch, 1993; Cole, 1996).
- Educação a distância e diversidade no ensino superiorPublication . Aires, Luísa; Moura, Ana Pinto de; Seabra, Filipa; Moreira, J. AntónioOs textos desta publicação refletem, de forma aprofundada, o pensamento dos autores sobre Educação a Distância e Inovação Pedagógica e, em particular, sobre o papel das metodologias, interações e dos recursos educacionais na inclusão e participação da população adulta no Ensino Superior. Estas reflexões foram, inicialmente, apresentadas no Seminário Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, realizado no Porto, em julho de 2014 e, posteriormente, aprofundadas para publicação no presente eBook.
- Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em EspanhaPublication . Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda Herrero, María VisitaciónO e-Book Literacia e Inclusão Digital: Boas Práticas em Portugal e em Espanha resulta de um amplo leque de pesquisas sobre Literacia e Inclusão Digital, em Portugal e em Espanha, identificadas pela Rede ObLID. A problemática é introduzida pelo professor García Carrasco no seu texto sobre a escola e a função dos docentes na era da Internet. As publicações estão divididas em torno a três grandes temáticas da inclusão digital. O primeiro tema está dedicado às publicações que realizam uma revisão teórica e estado da arte da inclusão digital. No segundo tema são apresentados diferentes modelos e metodologias de trabalho referentes a pesquisas já desenvolvidas. No terceiro tema são exploradas boas práticas relativas a programas de inclusão digital, tanto em Portugal como em Espanha.
- Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacionalPublication . Aires, LuísaO e-book trata de investigação qualitativa em educação. Nos projectos de pesquisa, a coerência e a interacção permanentes entre o modelo teórico de referência e as estratégias metodológicas constituem dimensões fulcrais do processo investigativo. O presente e-book apresenta um breve contributo para a delimitação epistemológica do paradigma de investigação qualitativa e explora os fundamentos teóricos e práticos das metodologias e técnicas de investigação que emanam deste paradigma. Subjacente à concretização desta proposta está a convicção de que qualquer actividade científica se enquadra num conjunto de coordenadas espácio-temporais e sócio-históricas que condicionam e justificam as suas opções metodológicas. Assim,na primeira parte do documento, caracterizamos sucintamente a investigação qualitativa no contexto actual da investigação científica e, na segunda parte, apresentamos algumas metodologias e técnicas presentes em estudos desta natureza.