Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by advisor "Pestana, Filomena"
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- O “Clube da Wikipédia” como ecossistema de desenvolvimento digital com a biblioteca escolar: estudo de caso no ensino básico no distrito de SetúbalPublication . Batista, Ana Luzia Marques Guerreiro Bota; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaNestes últimos anos, a sociedade e a educação foram confrontadas com significativas mudanças tecnológicas que exigem a adaptabilidade dos indivíduos, sobretudo no modo como adquirem o conhecimento, o partilham e o divulgam. Portanto, a escola, incluindo a biblioteca escolar, é chamada a preparar os alunos para a inovação com as tecnologias de informação e de comunicação, por exemplo, através do desenvolvimento das literacias informacional e digital, entre outras. É nesta dinâmica que a Wikipédia nos surge como recurso e como estratégia de trabalho para o desenvolvimento de competências, inspirando a criação de um clube escolar, o “Clube da Wikipédia”. Pretende-se, assim, por via de um estudo de caso múltiplo, implementado em dois estabelecimentos em Portugal Continental, perspetivar possibilidades de integração curricular da Wikipédia no ensino básico público, designadamente no âmbito do referido clube, em articulação com a disciplina de História, e averiguar se há constrangimentos no desenvolvimento das literacias digitais e informacionais em alunos daquele nível de escolaridade. Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma pragmático, porquanto a ação é o foco central da investigação. Os instrumentos de recolha de dados compreendem grelhas de observação focada e fichas de acolhimento, de aferimento e de autoavaliação. Os resultados, obtidos a partir da análise qualitativa e quantitativa dos dados, permitem-nos constatar que o “Clube da Wikipédia” teve impacto nos alunos que nele participaram, especificamente no desenvolvimento das suas competências, em particular no âmbito da literacia da informação e literacia digital, pelo que se sugere alargá-lo a outras áreas disciplinares e a mais alunos.
- INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissionalPublication . Reis, Ana; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaÉ incontornável, na atual sociedade, a presença que assumem as Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano. Neste campo de ação, também a escola deverá, aliás como defendido na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, considerar e privilegiar a promoção das competências digitais, com vista a satisfazer as necessidades pessoais e do mercado de trabalho, entre outros aspetos. Importa destacar que tem sido este o rumo dado à formação dos jovens que ingressam na escola profissional onde se desenvolveu o nosso estudo. No entanto, este assume um cariz inovador, porquanto, para além da componente curricular habitualmente trabalhada, se incorporaram outras novas reflexões e práticas. Assim, a dissertação que se apresenta tem como questão de partida a seguinte problemática: INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais: que possibilidades de integração no ensino profissional? Metodologicamente, a nossa dissertação suportou-se na combinação do estudo de caso com a metodologia de projeto, sendo o estudo de caso integrado numa investigação mista. No que respeita à metodologia de projeto, constituiu o alicerce da Formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais” e integrou quatro fases, a saber: Diagnóstico de Partida; Desenho do Projeto; Animação e Execução do Projeto; Avaliação do Projeto. A formação teve lugar numa escola profissional do concelho da Mealhada, com os alunos da turma (o “caso”) do 10.º ano do curso de Multimédia. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se quer a inquéritos por questionário, quer à observação dos ambientes virtuais onde a formação criada foi ministrada. Para o tratamento e análise de dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. As evidências recolhidas, quer através destes instrumentos, quer através da meta atingida no que respeita ao sucesso alcançado pelos alunos envolvidos nas atividades propostas, permitem identificar a aquisição de novos conhecimentos e práticas. Neste contexto, ao trabalho habitual de exploração de software considerado no curso, agregaram-se práticas de publicação de trabalhos dos alunos na Biblioteca Digital criada para o efeito, devidamente licenciados, com uma licença aberta Creative Commons, a par do respetivo enquadramento na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, permitindo, assim, que a questão das competências digitais fosse objeto de reflexão e desenvolvimento. Constatamos, pois, que a formação teve impacte real nos alunos participantes no estudo, os quais consideraram positiva a intervenção quando questionados sobre a sua relevância. Deste modo, inferimos que a implementação de uma Biblioteca Digital, tendo como suporte os temas por nós abordados, pode ser uma mais-valia, tanto na nossa escola profissional como noutras.
- A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de biblioteconomia e documentaçãoPublication . Muandichalira, Marcelino Dias; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaA presente pesquisa, intitulada A Wikipédia como recurso de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso num curso de Biblioteconomia e Documentação, pressupõe sinalizar quer as perceções, quer as práticas de estudantes e professores do ensino superior em Moçambique, designadamente daquele curso da Escola Superior de Jornalismo, na Delegação de Manica, sobre a Wikipédia enquanto recurso de ensino e de aprendizagem, nomeadamente como Recurso Educacional Aberto. Importa notar que a Wikipédia joga um papel preponderante na atual Sociedade da Informação, incluindo em Moçambique. Este facto pode ser explicado pela facilidade do seu acesso e gratuitidade, permitido, inclusivamente, trabalhar online e offline. Metodologicamente, enveredou-se por um estudo misto, ou seja, a pesquisa combina o paradigma positivista com o paradigma qualitativo ou interpretativo. No estudo de caso levado a cabo recorreu-se ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Assim, foram implementados dois questionários, disponibilizados online, um dirigido aos professores e outro aos estudantes. Para o tratamento e a análise dos dados foi utilizada sobretudo a estatística descritiva. Da análise de dados recolhidos pode concluir-se que tanto professores como estudantes consideram que a Wikipédia é um projeto que permite o acesso de todos à informação. Contudo, denota-se ainda que há a necessidade de que a informação da Wikipédia seja suportada por outras fontes. Além disso, consideram que em comparação com há cinco anos a Wikipédia é atualmente mais utilizada, evidenciando-se alguma abertura na sua utilização enquanto recurso de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, nem professores nem estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Delegação Académica da Escola Superior de Jornalismo em Manica se têm destacado na criação e/ou atualização de artigos na Wikipédia, o que sugere a pertinência de lhes proporcionar formação para o efeito.