Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by advisor "Moreira, J. António"
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- Bibliotecas escolares 2.0 e a implementação de portais agregadores de recursos educativos digitais : indicadores de sucessoPublication . Oliveira, Elsa Marina Grilo de; Moreira, J. AntónioA introdução das tecnologias digitais nas escolas vem exigir novas competências aos professores e aos alunos. Esta nova realidade da sociedade da Informação e do Conhecimento contribuiu para repensar novas formas e contextos de aprendizagem face à imensa informação disponível na Web. A Biblioteca Escolar, enquanto estrutura mediadora que seleciona, organiza, partilha e difunde junto da comunidade educativa recursos de informação disponíveis, deve aderir às novas formas de acesso à informação, contribuindo para que os alunos adquiram as competências conducentes a um desempenho ativo, critico e consciente. O presente estudo assumiu uma abordagem quantitativa de recolha e análise de dados e teve como participantes alunos e professores de uma escola secundária do concelho de Vila Franca de Xira. Neste trabalho analisámos o impacto que a implementação de um sistema de gestão de informação de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alves Redol, de Vila Franca de Xira, e em particular da Biblioteca Escolar da escola sede, associado a um conjunto de recursos da Web 2.0, pode ter na motivação dos alunos, aquando da pesquisa de informação, e na motivação dos professores para a partilha de conteúdos digitais que promovam as competências de literacia da informação, tecnológica e digital da comunidade educativa. Após termos concebido um portal que permite a gestão da informação da Biblioteca Escolar e que disponibiliza à comunidade escolar e não escolar o acesso aos recursos educativos digitais, os resultados apontam no sentido de maiores índices de motivação dos docentes na criação e partilha dos seus conteúdos digitais e de índices mais elevados de motivação por parte dos alunos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
- O cinema enquanto proposta pedagógica na biblioteca escolar e o seu impacto no autoconceito académico de alunos do ensino básicoPublication . Meireles, Mariana da Luz Guergosso; Moreira, J. AntónioEste trabalho de investigação, pretende analisar a importância da integração pedagógica do cinema em contexto da biblioteca escolar e o impacto que pode ter, a nível da promoção do autoconceito académico dos alunos do 1º ciclo, sobretudo, em relação às dimensões da motivação, da orientação para a tarefa, da confiança nas suas próprias capacidades e da relação com os colegas. A Biblioteca Escolar, com os seus recursos, em particular o PNC e atendendo às particularidades da filmografia, pretende desenvolver um trabalho colaborativo com os docentes enriquecendo o processo de ensino e privilegiando o desenvolvimento de competências base nos alunos, contribuindo desta forma para o sucesso e construção do seu projeto de vida. O presente estudo, que se debruça sobre o universo de 19 alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade do ensino básico, é de natureza qualitativa e baseia-se numa metodologia de Design Based Research, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, inspirado e adaptado da Self Concept as a Learner Scale e respeitando as suas quatro dimensões originais: Motivação; Orientação para a Tarefa; Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O objetivo deste trabalho é pôr em evidência o cruzamento fértil entre o cinema, o currículo e o autoconceito académico, analisando os benefícios decorrentes da sua integração no contexto da biblioteca escolar, espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências transversais definidas para escola do século XXI. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que sugere que a estratégia pedagógica implementada através da incorporação do cinema em contexto da Biblioteca Escolar teve um impacto positivo no autoconceito dos alunos, nas dimensões consideradas.
- Ferramentas da WEB 2.0 na biblioteca escolar para a promoção da leitura e literacia digitalPublication . Côrte-Real, Alexandra Maria Franco; Moreira, J. AntónioO universo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) é fundamental num novo paradigma de escola do século XXI onde as bibliotecas escolares (BE) têm um papel primordial, não só por serem locais onde o aluno constrói o seu conhecimento, como também por possuírem ferramentas que levam a essa construção. Este novo paradigma leva-nos, ainda a refletir sobre o contributo que a BE poderá dar na inovação do uso das TIC como ferramentas de construção de conhecimento. Os planos de ação da BE e as práticas pedagógicas dos professores não podem ignorar a forma como os alunos interagem, participam e criam informação, partilham ideias, aprendem fazendo, utilizam blogues, redes sociais, telemóveis, podcasts, e se ligam aos seus pares, às comunidades virtuais onde desenvolvem interesses comuns. Todavia, é importante, também, perceber de que forma as BEs se adaptam a esta nova realidade com as diversas ferramentas que a web 2.0 proporciona para promover a leitura digital, como os e-books, os blogues ou os podcasts, e qual o uso que fazem no incentivo a essa mesma leitura digital. Foi com base neste contexto que decidimos desenvolver um estudo que procura analisar o contributo que algumas ferramentas da web 2. 0, como os e-books, os blogues e os podcasts podem dar para a promoção da leitura e da literacia digital. Colocando-nos perante um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de refletir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas a dez professores bibliotecários de um Quadro de Zona do Norte do país, que abrange diversos concelhos, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que os professores bibliotecários auscultados não estão absortos a esta nova realidade web 2.0 marcada pela disseminação recente de ferramentas e serviços. De um conjunto variado de ferramentas e serviços por eles apresentados e que abarcam muitas funções como sugestões de leitura, construção, partilha de recursos, possibilidade de interação entre os utilizadores, estes professores revelam familiaridade com um número assinalável de recursos digitais e apontam as vantagens e desvantagens da sua utilização.