Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bibliotecas escolares 2.0 e a implementaĆ§Ć£o de portais agregadores de recursos educativos digitais : indicadores de sucesso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMGIBE_ElsaOliveira.pdf6.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A introduĆ§Ć£o das tecnologias digitais nas escolas vem exigir novas competĆŖncias aos professores e aos alunos. Esta nova realidade da sociedade da InformaĆ§Ć£o e do Conhecimento contribuiu para repensar novas formas e contextos de aprendizagem face Ć  imensa informaĆ§Ć£o disponĆ­vel na Web. A Biblioteca Escolar, enquanto estrutura mediadora que seleciona, organiza, partilha e difunde junto da comunidade educativa recursos de informaĆ§Ć£o disponĆ­veis, deve aderir Ć s novas formas de acesso Ć  informaĆ§Ć£o, contribuindo para que os alunos adquiram as competĆŖncias conducentes a um desempenho ativo, critico e consciente. O presente estudo assumiu uma abordagem quantitativa de recolha e anĆ”lise de dados e teve como participantes alunos e professores de uma escola secundĆ”ria do concelho de Vila Franca de Xira. Neste trabalho analisĆ”mos o impacto que a implementaĆ§Ć£o de um sistema de gestĆ£o de informaĆ§Ć£o de Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Alves Redol, de Vila Franca de Xira, e em particular da Biblioteca Escolar da escola sede, associado a um conjunto de recursos da Web 2.0, pode ter na motivaĆ§Ć£o dos alunos, aquando da pesquisa de informaĆ§Ć£o, e na motivaĆ§Ć£o dos professores para a partilha de conteĆŗdos digitais que promovam as competĆŖncias de literacia da informaĆ§Ć£o, tecnolĆ³gica e digital da comunidade educativa. ApĆ³s termos concebido um portal que permite a gestĆ£o da informaĆ§Ć£o da Biblioteca Escolar e que disponibiliza Ć  comunidade escolar e nĆ£o escolar o acesso aos recursos educativos digitais, os resultados apontam no sentido de maiores Ć­ndices de motivaĆ§Ć£o dos docentes na criaĆ§Ć£o e partilha dos seus conteĆŗdos digitais e de Ć­ndices mais elevados de motivaĆ§Ć£o por parte dos alunos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa.
The introduction of digital technologies in schools is requiring new skills to teachers and students. This new reality of Information and Knowledge Society contributed to rethink new forms and contexts of learning due to the vast information available on the Web. The school library, as a mediating structure that selects, organizes, shares and disseminates available information resources to the educational community, must adhere to the new forms of access to information, helping students to acquire skills leading to an active performance, critical and aware. The present study has taken a quantitative approach collecting and analysing data. The participants were students and teachers from a secondary school in the area of Vila Franca de Xira. In this work we analyzed the impact that the implementation of a management information system in the School Libraries of a group of schools in Vila Franca de Xira, in particulary the School Library of the secundary school, associated with a set of Web 2.0 resources can have on students' motivation when researching information and motivation of teachers for sharing digital content to promote the skills of information literacy, technology and digital educational community. After we designed a portal that allows the management of the school library and information available to the school community access to digital educational resources, as well as abroad, the conclusions suggest greater higher levels of motivation of teachers to create and share their digital content and a higher levels of motivation among students during the development of research.

Description

DissertaĆ§Ć£o de Mestrado em GestĆ£o de InformaĆ§Ć£o e Bibliotecas Escolares apresentada Ć  Universidade Aberta

Keywords

Bibliotecas escolares Internet Web 2.0 Tecnologia da informaĆ§Ć£o e comunicaĆ§Ć£o Recursos educacionais School library Digital learning resources Management information system Information and communication technologies Web 2.0 tools

Citation

Oliveira, Elsa Marina Grilo de - Bibliotecas escolares 2.0 e a implementaĆ§Ć£o de portais agregadores de recursos educativos digitais [Em linha] : indicadores de sucesso. Lisboa : [s.n.], 2014. 213 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue