LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Dissertações e Teses by advisor "Abelha, Marta"
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- Articulação vertical entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico, na disciplina de matemática: modelos de supervisão percecionadosPublication . Ramalho, Rute Isabel dos Santos Cardoso; Abelha, MartaA presente dissertação procura desenvolver uma análise sobre os principais benefícios e desafios da articulação vertical, entre o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), na disciplina de Matemática. A questão de investigação que norteia este estudo é: “De que forma(s) se estabelece(m) a articulação vertical entre o 1º e o 2º CEB na disciplina de Matemática, num agrupamento de escolas e que modelos de supervisão pedagógica se identificam nesse processo?”. Consideramos que os supervisores devem estar atentos à problemática que se apresenta nesta dissertação, de forma a conhecer a realidade dos alunos e das suas famílias, no sentido de conseguir auxiliar no processo de transição, identificando e respondendo de forma atempada e eficaz, evidenciando uma postura de investigação-ação. Devem também cooperar e apoiar os professores, objetivando uma melhoria do ensino, que se refletirá no envolvimento dos agentes educativos e no comprometimento com a melhoria das aprendizagens. O estudo de natureza qualitativa, enquadra-se nos critérios de Estudo de Caso, adotou um caráter exploratório, com particularidades interpretativas. Foi desenvolvido com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário; entrevista semiestruturada e análise documental. Como técnicas de análise de dados foram adotadas as seguintes: análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os dados qualitativos. Principais resultados do estudo apontam para uma consciencialização sobre a importância dos processos de articulação vertical, no Agrupamento de Escolas X. Contudo, os documentos orientadores registam muitas atividades de articulação entre o ensino Préescolar e o 1º CEB, em detrimento de atividades em articulação vertical entre os 1º e 2º CEB. Os resultados retratam ainda, a relevância percecionada sobre a função do supervisor pedagógico, sendo apresentadas diversas funções, sem nunca mencionar uma relação direta com os processos de articulação vertical. Conclui-se ser benéfico a constituição de uma equipa, bem como a elaboração de um projeto orientado para os processos de articulação vertical.
- Os efeitos do programa “SABER MAIS” na formação de professores de química na província de Benguela-AngolaPublication . Neves, Luís; Mouraz, Ana; Abelha, MartaO enfoque deste estudo é perceber as mudanças das práticas pedagógicas, de professores de Química na Província de Benguela, Angola a partir das perceções dos formandos que participaram nas formações contínuas, promovidas pela Cooperação Portuguesa através do Programa “SABER MAIS”, programa que tem como objetivo reforçar a formação de professores de Química angolanos. Apesar da especificidade para o exercício da profissão e ensino da Química é o Ensino Médio de Formação de Professores, que a maioria dos docentes angolanos tem como como formação máxima na área da Química (com base nos dados apenas 17,73%1) têm Licenciatura ou Mestrado em áreas da Química, havendo professores que têm outras habilitações como Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, mas que não estão relacionados com a respetiva área a disciplinar (56,03%)1. Assim, a realização de formações contínuas, com recurso a Professores Portugueses profissionalizados e com experiência é uma forma de: i) colmatar as lacunas ii) melhorar as competências dos docentes angolanos para o ensino da Química e iii) simultaneamente criar sinergias entre professores de ambos os países (Portugal e Angola) numa perspetiva de partilha de conhecimentos e práticas no âmbito do ensino da Química. O presente trabalho pretende, entre outros, através da aplicação de um questionário e entrevista, averiguar as principais mudanças na prática pedagógica dos professores da província de Benguela na área de Química, após a implementação do Programa “Saber Mais”, nomeadamente, no que respeita à implementação do ensino laboratorial e assim perceber os efeitos do programa no ensino da Química na Província de Benguela. Após a análise dos dados obtidos podemos inferir que os efeitos são claramente positivos e vão muito além da melhoria quer a nível científico, pedagógico e profissional dos professores formados e futuros professores.
- Estudos de aula como estratégia de supervisão pedagógica colaborativa: perspetivas de professores de matemáticaPublication . Lopes, Maria Antonieta Rombão; Abelha, MartaEsta dissertação reporta um estudo centrado nas dinâmicas de trabalho colaborativo entre professores de Matemática no contexto dos Estudos de Aula, desenvolvido num agrupamento de escolas do Litoral Alentejano. A investigação tem como foco a seguinte problemática: Como é que os Estudos de Aula enquanto estratégia de supervisão colaborativa contribuem para mudanças nas práticas dos professores de Matemática? A investigação visa aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas realizadas nesse contexto, identificando estratégias que possibilitam responder aos desafios emergentes da prática pedagógica na Matemática. Simultaneamente, pretende, compreender as perceções de um grupo de docentes sobre os efeitos da supervisão colaborativa operacionalizada através do trabalho interpares, reconhecendo o seu potencial como catalisador de mudança nas práticas pedagógicas e como elemento estruturante na consolidação de uma cultura de supervisão colaborativa no agrupamento de escolas. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: (i) Analisar perceções dos professores sobre os conceitos de Supervisão Pedagógica, Trabalho Colaborativo Docente e Estudos de Aula; (ii) Caracterizar dinâmicas de trabalho colaborativo interpares relatadas por professores de Matemática, no âmbito dos Estudos de Aula; (iii) Caracterizar perceções dos professores participantes acerca do papel do supervisor pedagógico no âmbito dos Estudos de Aula e (iv) Identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática atribuídas à participação em Estudos de Aula sustentados numa supervisão colaborativa. O estudo de abordagem qualitativa, assentará num paradigma interpretativo, assume o design de um estudo de caso que pretende aprofundar o conhecimento no âmbito do tema de investigação orientador no qual se insere - Supervisão e Desenvolvimento Profissional do Docente. Desenvolveremos uma revisão de literatura erguida em três pilares basilares: trabalho colaborativo interpares, supervisão colaborativa e estudos de aula. Participaram no estudo professoras do 2° ciclo do ensino básico, na qualidade de professoras colaborantes e envolvidas diretamente na implementação dos Estudos de Aula, bem como duas professoras em representação das lideranças do agrupamento. A recolha dos dados incluiu diferentes fontes qualitativas: da observação direta e participante de dois ciclos de estudo de aula e a realização de entrevistas semiestruturadas, seguindo-se depois a análise documental. Os resultados do estudo empírico evidenciam o reconhecimento, por parte dos docentes, do potencial do trabalho interpares e da supervisão colaborativa na transformação das práticas pedagógicas em aulas de Matemática. As participantes destacaram o enriquecimento do conhecimento profissional mútuo, o carácter formativo das interações e a contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de escola mais reflexiva, colaborativa e orientada para a aprendizagem. Conclui-se que os Estudos de Aula, quando integrados num modelo de supervisão colaborativa, constituem uma prática formativa coerente, contextualizada e com impacto concreto na melhoria das práticas de ensino. Para além do efeito individual nas trajetórias profissionais das docentes, contribuem também para o fortalecimento de uma cultura escolar mais crítica, cooperativa sustentada na partilha e orientada para o compromisso com a qualidade das aprendizagens.
- O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava - Cabo VerdePublication . Cabral, Sónia Patrícia Silva; Mouraz, Ana; Abelha, MartaEm tempos atuais, fala-se muito sobre a supervisão dos processos da prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino com impacto na aprendizagem dos alunos. Pois, ela possui um importante papel nas mudanças das práticas pedagógicas dos professores, promovendo o seu desenvolvimento profissional, e o desenvolvimento qualitativo da escola e de todo o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, e percebendo a relevância dos professores entenderem esse importante papel da supervisão pedagógica, desenvolvemos este estudo, no qual o seu enfoque centra-se em conhecer as perspetivas dos professores e da Direção da Escola Secundária Eugénio Tavares, Brava, Cabo Verde, sobre o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente. Optando por uma metodologia de natureza qualitativa, recorremos à conjugação de diferentes técnicas de recolha de dados: i) entrevista ao Diretor, ao subdiretor pedagógico e aos coordenadores de todos os núcleos de coordenação pedagógica e gestão curricular; ii) inquérito por questionário aplicado a 28 professores do ensino secundário da escola em estudo; iii) e análise dos documentos oficiais e internos. E como técnicas de tratamento de dados foram privilegiadas a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva, a fim de organizar e descrever os dados de forma clara. Os resultados, deste estudo permitiram identificar os eixos estratégicos de um modelo de supervisão pedagógica que seja o mais adequado à realidade da escola em estudo, traçando caminhos para mudanças/melhorias das práticas supervisoras que, espera-se, possa ter impacto nas práticas pedagógicas dos docentes, no seu desenvolvimento profissional e consequentemente na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem.
- Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)Publication . Costa, Luís Filipe Rodrigues da; Henriques, Susana; Abelha, MartaA necessidade e pertinência da avaliação das escolas é hoje um tema unânime entre os investigadores da Educação e assume uma importância central no sistema educativo. Assim, a avaliação de escolas surge como uma necessidade e, por isso mesmo, uma realidade omnipresente no dia a dia das organizações escolares, que deverá ser percecionada como uma atividade simultaneamente política, educativa e pedagógica. Apesar de se reconhecer útil e necessária, a autoavaliação de escola não está ainda suficientemente desenvolvida e enraizada no conjunto das práticas regulares das escolas. Consideramos que a avaliação externa das escolas (AEE), pela IGEC, poderá constituir-se como um parceiro importante para a promoção da qualidade da educação. Também esta entidade tem diversificado e adaptado o seu campo de ação e instrumentos de trabalho no sentido de dar respostas consentâneas com os desafios e alterações que têm emergido no campo educacional. Hoje é percecionada como um parceiro externo pertinente, válido e legitimado por todos os atores educativos. O terceiro ciclo de avaliação externa de escolas espelha essa necessidade de articulação entre a avaliação externa e os processos de autoavaliação de escolas (AAE), uma vez que valorizou a AAE como o primeiro domínio do quadro de referência da AEE. Este trabalho de investigação pretendeu verificar se a atividade de AEE teve impacto no processo de AAE e se promoveu melhorias organizacionais e educativas no agrupamento de escolas (AE) em estudo. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos, numa primeira fase, a análise documental de documentos internos do AE (atas do Conselho Geral, Conselho Pedagógico, Departamento Curricular, entre 2016-2022), seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 108 professores da educação pré-escolar ao ensino secundário e, por último, uma entrevista semiestruturada (aplicada ao Diretor, coordenador da equipa de autoavaliação e a um painel de lideranças intermédias). Os resultados obtidos permitem concluir que a AEE promoveu o desenvolvimento e a consolidação do processo de autoavaliação, assim como a melhoria organizacional e educativa do agrupamento de escolas do estudo de caso.
- Trabalho colaborativo entre professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico: contribuições para o desenvolvimento curricularPublication . Almeida, Tânia Alexandra Sousa de; Abelha, MartaO trabalho colaborativo entre docentes tem vindo a assumir um papel crescente na promoção do desenvolvimento curricular e na melhoria das práticas pedagógicas. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o impacto da colaboração entre docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) nesse processo, esta investigação procurou analisar de que forma o trabalho colaborativo docente contribui para a construção de práticas pedagógicas mais articuladas e eficazes. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos: (i) averiguar as perspetivas dos docentes sobre o conceito de colaboração; (ii) caracterizar as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto estratégia para o desenvolvimento curricular; (iii) identificar os principais desafios associados à sua implementação; (iv) descrever estratégias colaborativas adotadas pelos docentes; e (v) propor ações que promovam níveis mais elevados de colaboração no 2.º CEB. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso único, de natureza mista, realizado numa instituição de ensino privada, de matriz católica, pertencente à Companhia de Jesus. Participaram no estudo 22 docentes do 2.º CEB, de diferentes áreas disciplinares. A recolha de dados incluiu técnicas de natureza quantitativa (questionário) e qualitativa (entrevistas semiestruturadas e análise documental). A análise dos dados foi conduzida através de técnicas de estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os docentes reconhecem o trabalho colaborativo como essencial para o seu desenvolvimento profissional e para o enriquecimento das práticas pedagógicas. No entanto, foram identificadas limitações ao nível da eficácia das estratégias colaborativas atualmente implementadas, sobretudo no que respeita ao seu impacto direto no desenvolvimento curricular. Concluiu-se que o trabalho colaborativo entre docentes constitui uma mais-valia na construção de um currículo mais coeso, articulado e contextualizado. Este estudo permitiu, ainda, identificar obstáculos à colaboração docente e sugerir propostas de melhoria com vista à consolidação de culturas profissionais colaborativas e à promoção da qualidade educativa.
