Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
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Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by advisor "Avelar, Mário"
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- Da realidade à ficção : a singular heroína em The Scarlet LetterPublication . Sousa, Rita Paula Queirós de; Avelar, Mário
- Ethos e subversão em Twilight Sleep, de Edith Warton : uma convocação literária da sociedade americana na década de 1920Publication . Lopes, Olga Florbela Meirinho; Avelar, Mário
- Gertrude Stein e o cubismo literárioPublication . Abreu, Andreia Manuela Passos de; Avelar, Mário
- A interacção entre poesia e pintura : quatro interpretações poéticas inspiradas no quadro Os caçadores na neve de Pieter BreughelPublication . Araújo, Adriana Duarte; Avelar, Mário
- Modos de mitigação da solidão do herói austeriano : um estudo de Oracle night e The brooklyn foliesPublication . Pires, Alexandra de Medeiros Mesquita; Avelar, MárioEste trabalho pretende demonstrar que, ao longo da obra de Paul Auster, a arte, em geral, e a literatura, em particular, são formas de regeneração, imortalização e mitigação da solidão do herói. A solidão como tema recorrente na obra do autor, para além de ser ilustrativa da condição pós-moderna, à qual subjazem sentimentos de alienação, confusão, dúvida, desestruturação e desagregação do sujeito, permite estudar dois tipos de reacção: a auto-destruição, por um lado, e a fuga pela arte, por outro. A questão da solidão construtiva, em que o indivíduo aproveita o facto de estar isolado para se tornar criativo, para se reinventar através da escrita e se perpetuar para além da sua vida física, será abordada de forma mais exaustiva, no intuito de demonstrar que Auster parece ir além da escrita experimental mas pessimista do denominado movimento pós-modernista, sendo um escritor no limbo de uma nova era a que o sociólogo Marc Augé dá o nome de Sobremodernidade. Todavia, Auster não deixa de apresentar características pós-modernistas na sua ficção. Destas, analisararemos o discurso irónico e metaficcional, procurando evidências destes nas obras Oracle Night e The Brooklyn Follies. Tendo por base estas características – pós e sobremodernas – procurámos gizar um tipo de herói, que não segue nenhuma tradição específica, mas que bebe de várias, ao qual demos o nome de herói austeriano. Neste âmbito, foram descritos os contextos espacio-temporais em que estas personagens se movimentam: a predilecção do autor por dois espaços complementares - a cidade de Nova Iorque e o conceito de quarto fechado – e por um “whirlpool” de planos temporais que se intersectam, sobrepõem e misturam labirinticamente. Será ainda analisado o modo como o discurso irónico contribui para a construção destas personagens, bem como uma subtil voz autoral, apenas auto-referencial e não autobiográfica, se pode discernir em passos frequentemente metaliterários ou metaficcionais. Finalmente, tentaremos demonstrar que o herói austeriano mitiga a sua solidão - fruto da fragmentação, alienação, ausência de causalidade e destino, e sua substituição pela supremacia do acaso na tessitura narrativa, muito própria da ironia pós-modernista - através de reacções positivas e construtivas, de entre as quais se destacam a criatividade artística consubstancializada na produção escrita literária e/ou não-ficcional.
- Música pop : da estética, conceitos e preconceitosPublication . Teles, Maria Filipa; Avelar, MárioO estudo daquilo que é normalmente definido como Cultura Pop tem-se encontrado tradicionalmente dividido em três linhas gerais: a que não a considera como objecto digno de estudo; a que, embora se dedique ao seu estudo, a considera um objecto menor; e a que a reconhece como objecto de estudo académico válido. Este trabalho procura libertar-se dos preconceitos anteriormente expostos, reflectindo sobre os mesmos e refutando-os à luz dos mais recentes estudos. Pretende ainda avaliar alguns aspectos da Música Pop, ou Pop Music, nas suas vertentes estética e comunicativa, de forma tão objectiva, sucinta e clara quanto possível, de acordo com a terceira linha de abordagem acima. Assim, pretende-se que o presente trabalho constitua uma reflexão acerca das diferentes variáveis implícitas nas relações estabelecidas entre o indivíduo, ou espectador – que ouve e assiste à sua dupla vertente auditiva e visual – e a música que consome. Propomo-nos, ainda, reflectir acerca da evolução das formas de representação, subversão e desconstrução da figura feminina no âmbito da estética do vídeo-clip.
- O imaginário fantástico de Tim Burton : exemplos de gótico modernoPublication . Soares, Carla Marina M. J. Simões; Avelar, Mário
- Representações da “estrada" na literatura americana do século XX (1939/1957)Publication . Marques, Eva; Avelar, Mário
- Richard Wright e William “Big Bill" Broonzy : diálogos narrativas da grande migração negra americana (1930-1960)Publication . Costa, Branca Maria Lopes de Albuquerque; Avelar, MárioResumo - A Grande Migração Negra Americana do século XX foi a maior movimentação humana interna ocorrida nos Estados Unidos. Durante décadas milhões de afro-americanos dirigiram-se para Norte em busca de melhores condições de vida, fugindo de um Sul racista e opressor que os intimidava e discriminava. A Chicago chegou a maioria desses migrantes, incluindo muitos músicos de jazz e blues, que consigo levaram uma cultura musical muito própria e um estilo de música genuinamente afro-americano. A experiência humana dessa migração atravessa a literatura, a arte e a música afro-americanas. Richard Wright na literatura e Big Bill Broonzy na música são disso exemplo. Nascidos no Mississippi, ambos participaram nessa migração em massa, um como o outro se estabeleceram na ilusória “Terra Prometida" de Chicago e um como o outro dali partiram para o Mundo. Broonzy, considerado um dos “pais" do Chicago blues, fez a ponte entre os blues rurais do Sul e os blues urbanos do Norte, abriu caminho a novas gerações de músicos e divulgou o estilo perante audiências dos Estados Unidos e da Europa. Wright foi o primeiro escritor negro americano a conseguir notável fama literária na América e na Europa e a exercer grande impacto tanto junto dos leitores negros como dos brancos com o romance Native Son e a autobiografia Black Boy. Esta dissertação aborda os percursos de vida, tão paralelos entre si, destes dois vultos da cultura americana do século XX através das suas obras onde a Grande Migração Negra está mais presente, relacionando assim a literatura com a expressão cultural afro-americana contida nos blues