Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Bidarra, José"
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- O 3RD World Farmer como ferramenta promotora de competências geográficas no 9º anoPublication . Simões, Paula; Bidarra, JoséNuma sociedade em que a tecnologia toma a dianteira no desenvolvimento à escala global, a educação surge com uma necessidade premente de actualização estratégica e refletida de práticas conducentes a jovens em plena formação. Pela forma como os vídeo jogos se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A Geografia atual, como disciplina charneira e transversal, encontra no final do 3º Ciclo do Ensino básico exigências ao nível das competências a serem atingidas pelos alunos, situação que, na maioria das atuais escolas não encontra terreno de ação viável. Foi no sentido de tentar dar um rumo diferente às possibilidades de atuação geográfica em espaço de sala de aula que surgiu este trabalho, um estudo de caso acerca do potencial de um jogo online, o 3RD World Farmer na consecução das competências geográficas ao nível de 9º ano. O estudo foi realizado com uma turma de 25 alunos de 9º ano e desenvolveu-se num processo cronológico de: (1) análise diagnóstica de competências; (2) implementação do jogo; (3) avaliação final. A investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa em que a observação ganhou uma posição relevante. Tendo em conta o desenvolvimento do trabalho, as observações conseguidas e os resultados encontrados com os inquéritos, questionários e entrevistas feitas, pretendeu-se verificar as possibilidades que o recurso referido apresentava ao nível da motivação e desenvolvimento de competências. Deste modo, concluiu-se que o recurso 3RD World Farmer motiva para a aprendizagem, permite o desenvolvimento de várias competências necessárias aos alunos de 9º ano na disciplina de Geografia, apesar de possuir algumas limitações que se podem facilmente contornar na forma como o recurso é aplicado junto dos alunos. In a society where technology plays an important role in global development, education emerges linked to an urgent need of strategic and thoughtful updating of practices directed to young people. Nowadays video games offer quality, educational potential and are easy to use, therefore they should be considered as an essential tool in the classroom. Modern Geography, as a transversal subject, finds new demands in what concerns the skills students should achieve at the end of the intermediate educational level and this doesn’t actually happen in the majority of schools. This work is an attempt to show different possibilities regarding Geography practices. A study based on the potential of the online game 3RD World Farmer and the development of geographical skills in the 9th Form. This study was developed in a 25 students 9th Form Class and followed a chronological process:1) diagnostic analysis ; 2) game implement; 3) final evaluation. The investigation followed an essentially descriptive and explanatory perspective, in which observation assumed a major role. All the results an explanations found through inquires, questionnaires and interviews intended to check the real possibilities of this resource, namely in what concerns motivation and skills development. As a conclusion it might be said that the 3RD World Farm motivates students and allows the development of different skills essential to the 9th Form Geography students, although it presents some limitations that can easily be overcome (in the way it is applied to the students) by adapting its implementation.
- E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino BásicoPublication . Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis; Bidarra, JoséResumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
- A influência do design da interface gráfica das aplicações na aprendizagem de tecnologias de projecto 3DPublication . Mateus, João Vasco Oliveira; Bidarra, JoséNo âmbito da actividade docente, numa Escola de Design, com o objectivo de ensinar tecnologias de projecto por computador, temos constatado que apesar da semelhança estrutural e semiótica das interfaces, as curvas de aprendizagem são muito distintas, não só ao nível das aplicações como em cada variante dos cursos de design. Procurámos estabelecer um paralelismo evolutivo ao nível das tecnologias e da contribuição das teorias que envolvem Interacção Pessoa-Computador no desenvolvimento das interfaces gráficas abordando os aspectos da psicologia cognitiva e modelos mentais que considerámos pertinentes na análise efectuada. A investigação empírica centrou-se em ensaios de interacção num primeiro contacto com duas aplicações (CAD1 e modelação 3D) de projecto por computador a grupos de alunos diferenciados pelo ramo de Design (produto e gráfico). Situámos o estudo na mediação da aprendizagem através da tecnologia e não apenas na aprendizagem da tecnologia. Por este facto ao pretendermos avaliar a influência dos aspectos ergonómicos e comunicacionais das interfaces num enquadramento pedagógico, visando fundamentalmente a compreensão dos fenómenos cognitivos desenvolvidos pelos sujeitos em contexto de aprendizagem, justificamos a não opção integral pelas fórmulas típicas de comparação de interfaces e análise da usabilidade dos sistemas e a adopção de metodologias ligadas à engenharia semiótica. Globalmente os resultados permitiram, qualitativamente, descrever e compreender processos e formas de aprender no sentido de que possam produzir efeitos positivos, embora diferidos, na selecção e definição de novas estratégias de ensino que resultem numa redução do tempo de aprendizagem e facultem as competências de auto-aprendizagem essenciais para a proficiência exigida nestas tecnologias
- O projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridadePublication . Mateus, João Paulo Guerreiro; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédia
- Projecto DVD-ROM – instrumentos musicais: uma aplicação em educação musical no Terceiro CicloPublication . Rolo, Rui; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre uma investigação de carácter educacional. Pretende-se investigar o processo de aprendizagem através de um instrumento multimédia – DVD-ROM Instrumentos Musicais, de alunos pertencentes ao terceiro ciclo do Ensino Básico em Educação Musical. Esta investigação pretende averbar se este instrumento/ferramenta multimédia Instrumentos Musicais (que se pode enquadrar no patamar dos Produtos Educacionais Multimédia) é um bom veículo de transmissão de conhecimentos e se facilita as aprendizagens funcionando como complemento comparativamente a uma aula denominada de tradicional. O estudo recai sobre a observação dos alunos em aula e da análise de dados resultantes de um questionário a ser aplicado no final da aula. Prevê-se a divulgação ao meio educacional do instrumento em investigação, se se verificar, que o projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais proporciona a aprendizagem, na mesma medida que uma aula designada de tradicional o faria
- O vídeo na aula de educação física : contributo da visualização em vídeo da prestação motora para a aprendizagem do lançamento do peso no atletismoPublication . Fernandes, Rui Manuel Pinto; Bidarra, JoséAo longo deste documento será apresentado um estudo sobre a utilização do vídeo em situação de actividade lectiva e de que forma a visualização do mesmo influenciou a aprendizagem do comportamento motor no Lançamento do Peso. Pretendeu-se demonstrar que o recurso a esta ferramenta não só é um factor de motivação extra, conferindo a possibilidade de visualizar o nosso próprio comportamento motor e o de outros melhores exemplos, como representa um meio de evolução através da tecnologia vídeo, onde o professor se apresentou, fundamentalmente, como mediador do processo e não transmissor de conhecimentos de forma linear. Considerámos fundamental sustentar teoricamente o problema, recorrendo a um conjunto de informações consideradas pertinentes. Assim, existe um enquadramento histórico da modalidade onde se insere a actividade em estudo, o Atletismo, bem como um enquadramento técnico sobre o próprio Lançamento do Peso, procurando permitir um conjunto de informações básicas que permitem ao leitor um conhecimento mais aprofundado da matéria em questão. O recurso ao vídeo, uma imagem com som, movimento e palavra, motivou-nos ainda a salientar a importância da imagem na sociedade actual com abordagens diversificadas. Entendemos, finalmente, no âmbito da sustentação teórica, referir a importância do vídeo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, no que concerne à educação e ao novo papel que cabe à escola e aos educadores, bem como à exigência actual de evolução na formação inicial e contínua do corpo docente das nossas escolas. Na estudo em questão, confirmámos que a utilização do vídeo e o recurso à visualização das nossas próprias acções, e de outros com maior capacidade e utilizados como exemplo, é motivante e esclarecedor.