Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by advisor "Cunha, Maria do Rosário"
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- Os estereótipos na representação do feminino na ficção queirosianaPublication . Fernandes, Andreia Miriam Marantes; Cunha, Maria do RosárioA presente dissertação analisa a representação do feminino na ficção queirosiana, considerando as personagens centrais dos três romances de Eça de Queirós mais comprometidos com o retrato da sociedade, isto é, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, mas não descurando a relação com outras obras do autor. As personagens, tais como Luísa, Juliana, D. Felicidade, Maria Monforte, Maria Eduarda, Raquel Cohen, a Condessa de Gouvarinho, Amélia, as irmãs Gansosos, a Sr.ª D. Maria da Assunção e D. Josefa Dias, são analisadas de acordo com a componente física e psicológica, o vestuário, o estatuto social e o perfil moral, procurando detetar características comuns que conduzem à identificação de estereótipos na construção das mesmas. Apesar de a galeria de personagens femininas da ficção queirosiana ser extensa, os estereótipos a que estas pertencem é bastante mais restrito, porque integram grupos, de acordo com modelos assentes em perfis específicos. Assim, as mulheres apresentadas por Eça de Queirós revelam pontos de contacto em diversos níveis, que permitem situar a figura feminina numa tipologia: a adúltera, a solteirona, a beata ou a estrangeira. Os estereótipos são transversais à generalidade da ficção queirosiana, apesar de ser possível identificar casos pontuais em que são subvertidos, numa perspetiva de oposição ou de heterogeneidade face às restantes personagens femininas, como sucede com Leopoldina, que está nos antípodas da mulher oitocentista, ou com Maria Eduarda, que conjuga múltiplas facetas.
- O jornal e a prática do jornalismo no romance queirosianoPublication . Mesquita, Ana Catarina Vasques Rodrigues; Cunha, Maria do RosárioComo todos sabemos, Eça de Queirós teve uma vasta carreira como jornalista, na qual espelhou, inicialmente, os seus ideais acerca do que deveria ser um jornalismo sério e frutífero, para mais tarde criticar a classe jornalística, denunciando seus vícios. Esta crítica passou não só pelos seus textos de imprensa mas também pelos seus romances, onde o leitor se depara com cenas em que tanto a figura do jornalista como a própria instituição são apresentadas de forma negativa. Ao longo desta dissertação, debruçámo-nos sobre as razões que envolvem esta crítica que, sendo Eça jornalista, poder-se-á transformar, por vezes, numa auto-crítica. Abordámos também a forma como essa crítica é levada a cabo pelo escritor nos seus romances mais marcantes, em termos de fases distintas da sua escrita. Para além deste propósito, a dissertação teve como objectivo analisar a importância da presença do jornal no romance, não só como instituição, mas também como objecto presente no quotidiano das diversas personagens. O trabalho teve como fase inicial a leitura de bibliografia de enquadramento da questão, que passou pelo entendimento da forma como se fazia jornalismo no século XIX, quem foi Eça como jornalista e a imagem que este tinha da sua própria profissão, assim como as críticas por si feitas a esta classe. Estas primeiras leituras permitiram a redacção dos capítulos iniciais da dissertação, que serviram como contextualização, assim como aprofundamento de conhecimentos sobre o autor, relacionados com o objecto de estudo. Paralelamente, foram lidos e analisados outros textos de Eça, cartas, textos de imprensa, ou outras obras que, não fazendo parte do corpus, considerámos fontes de informação necessária à nossa análise. Seguiu-se a leitura aprofundada do corpus seleccionado: O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, Os Maias, A Ilustre casa de Ramires e A Cidade e as Serras. A leitura do corpus permitiu a selecção e consequente tratamento da informação relevante para a dissertação. Numa primeira parte, debruçámo-nos sobre o estudo do jornal como objecto do quotidiano, como instituição, como espaço de redacção, assim comos os temas que directamente se relacionam, nos romances de Eça, com a imprensa. Numa segunda parte, estudámos a figura do jornalista: o retrato; a arrogância, a mesquinhez e a falta de ética; a estupidez, a leviandade e a falta de cultura; o poder e o prestígio.
- A viagem em A Relíquia e O Mandarim : a dinâmica das pausas de uma caminhada literáriaPublication . Nunes, Graça; Cunha, Maria do RosárioTendo constatado que a viagem é um elemento recorrente tanto na vida como nas obras de Eça de Queirós, decidimos escolher duas obras do autor, O Mandarim e A Relíquia, onde a viagem é justamente o tema central e estruturante das narrativas. Por outro lado, ambas foram publicadas numa época crucial em termos de evolução da carreira literária do escritor. Por isso, entendemos ser pertinente estabelecer uma relação metafórica entre as viagens que fazem os protagonistas destas obras e o percurso literário do escritor, sublinhando a evolução nas suas conceções estéticas e nas suas convicções ideológicas.