Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by advisor "Gaspar, Ivone"
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- A abordagem das políticas educativas para a empregabilidadePublication . Bettencourt, Rui; Gaspar, IvoneO desemprego atrai enormes atenções e fortes preocupações levando a que a procura de estratégias pelo emprego, em particular na atual conjuntura, seja um desígnio central de qualquer projeto ou discurso político ou de sociedade. Esta investigação pretende, neste quadro, encontrar as ligações entre políticas educativas e empregabilidade e, mais genericamente, considera o impacto da educação no emprego. Vem na sequência da evolução do pensamento económico que visa privilegiar o investimento na educação para o desenvolvimento económico e que culmina com as teorias de desenvolvimento endógeno de economistas modernos como Philippe Aghion. O autor procura, através de uma análise sistémica do emprego, as ligações entre educação e empregabilidade, e analisa consequências do e no Currículo e da e na Supervisão Pedagógica. Os mecanismos de ligação entre a Educação e o Emprego consubstanciam-se em políticas educativas para a empregabilidade que poderíamos considerar como políticas de emprego de uma 3ª geração – após as políticas passivas de proteção no desemprego e as políticas ativas de fomento da economia - que se caracterizam por agir junto da empregabilidade das pessoas quer em antecipação do mercado de trabalho, – introduzindo a prospetiva estratégica - quer em retificação das necessidades da economia e visam agir sobre um leque alargado de intervenção. O estudo propõe, em particular, uma arquitetura de intervenção educativa num perímetro de atuação mais alargado do que para as políticas de emprego, pois incide sobre os estudantes, os jovens sem educação, formação ou emprego, os NEET’s (Not currently engaged in Employment, Education or Training) – para os quais a reposta é o grande desafio para as metas da Europa 2020 - os trabalhadores, os inativos e os desempregados, ou seja todos os que de uma maneira ou de outra, procuram maior empregabilidade.
- Aprender a viver juntos : que significado curricular no 1º ano?Publication . Santos, Mário José Anacleto dos; Gaspar, IvoneTendo por referência uma das aprendizagens fundamentais consideradas como pilares do conhecimento, o “aprender a viver juntos”, assim como a percepção de que o início da escolaridade corresponde a um período no qual a criança começa a adquirir e a desenvolver competências sociais elementares, o presente estudo pretende investigar a dimensão desta aprendizagem ao nível do 1.º Ano do Ensino Básico e o respectivo significado curricular, em particular no que diz respeito ao desenho curricular e ao modo como esta aprendizagem é operacionalizada. O interesse por esta temática resultou da noção que a dimensão social da Educação tem vindo a ganhar uma progressiva importância, assim como da percepção de que não existe um leque alargado de estudos ou investigações, no domínio da Investigação Educacional, sobre esta aprendizagem fundamental ao nível dos primeiros anos da escolaridade obrigatória em Portugal. A investigação realizada procurou dar respostas a questões relacionadas com a importância do “aprender a viver juntos”, tentando determinar o grau de adequação do desenho curricular do 1.º Ano do Ensino Básico à aquisição e desenvolvimento das competências sociais elementares necessárias ao "saber viver juntos", e identificar o modo como este mesmo desenho curricular está a ser operacionalizado relativamente a esta aprendizagem fundamental. Dadas as restrições impostas pelo tempo disponível para a condução do estudo e da respectiva investigação, optou-se por uma metodologia de "Estudo de Caso" com uma abordagem científica indutiva e exploratória, incidindo sobre uma amostra limitada geograficamente ao concelho de Tomar, correspondente aos docentes do 1.º Ano do Ensino Básico e respectivas lideranças ao nível dos órgãos de gestão dos Agrupamentos de Escolas do concelho, através dos seus Presidentes de Conselho Executivo.
- As áreas vocacionais no currículo de turmas de percursos curriculares alternativos : um estudo de casoPublication . Santos, Maria da Glória Soares Lopes dos; Gaspar, IvoneCom esta investigação pretende-se conhecer o sentido e o significado de percursos curriculares alternativos, com incidência nas implicações que a criação de turmas sujeitas a este tipo de percursos poderão ter na inclusão de jovens, permitindo a diversificação de modelos de oferta pedagógica no âmbito da escolaridade obrigatória. Numa escola que, cada vez mais, se caracteriza como um espaço plural, do ponto de vista social e cultural e em que as motivações, os interesses, as expetativas e as capacidades de aprendizagem dos alunos que a frequentam são muito díspares, importará evidenciar contextos e procurar respostas à sua diversidade através de diferenciações curriculares, tanto na organização como na substância. Parece haver acordo entre todas as forças sociais e políticas quanto à grande finalidade do sistema escolar: garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo para todas as crianças e jovens; promover a sua inclusão através de respostas pedagógicas diversificadas e adequadas às suas necessidades e características específicas e permitir o seu desenvolvimento global e a sua formação integral como cidadãos. Para atingir esta finalidade têm sido propostas e aplicadas várias medidas, das quais se destacam aquelas que, dirigidas ao nível básico do sistema educativo português, se concretizam na criação de turmas com percursos curriculares alternativos. Interessou, portanto, contextualizar essas turmas, consubstanciar as medidas políticas que as formalizam, analisar o seu desenho e os seus resultados. Os fatores e elementos referidos estão integrados num estudo de caso que se constituiu como a moldura metodológica deste estudo.
- Componentes de formação no plano de estudos : a componente prática num curso profissional de osteopatiaPublication . Barreto, Nuno Miguel Santos; Gaspar, IvoneEste trabalho, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de adultos, centra-se na Formação profissional e no impacto do desenvolvimento e aquisição de competências práticas para um determinado perfil profissional. A pertinência deste estudo prende-se com a importância crescente atribuída ao desenvolvimento do currículo. Este estudo incidirá na análise do plano de estudos de um curso profissional de Osteopatia em Lisboa, no sentido de conhecer o significado e a importância da componente prática para o perfil técnico, adequada à funcionalidade do perfil profissional desenvolvido pelo curso tendo por base a análise documental e a recolha da opinião dos vários atores educativos sobre o referido plano de estudos. Na pretensão de dar visibilidade à importância de um currículo específico centrado na componente prática e na respetiva supervisão pedagógica, procura-se conhecer o modo como é interpretado o currículo e a perspetiva dos professores, alunos e ex-alunos sobre essa componente prática em campo de trabalho. As opções metodológicas desta investigação passam por um estudo de caso privilegiando a pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem tendencialmente qualitativa. Partindo de dois pressupostos - (i) há ainda um longo caminho a percorrer quanto ao enquadramento da componente prática nos planos de estudos dos cursos profissionais e (ii) a supervisão pedagógica ainda é vista, por muitos agentes educativos, como processo inspetivo e “inquisitório” - importará realçar a imprescindibilidade da componente prática, abonar a complexidade e importância da supervisão e relevar a relação entre supervisor e professor. Este estudo pretende ser estruturante na Reorganização Curricular do Ensino Profissional do Curso de Osteopatia por forma a ir mais além, concretizando medidas que ajustem os seus planos de estudos às necessidades de um ensino moderno e exigente, visando a componente prática com resultados na satisfação das expetativas dos alunos e professores. Admite-se que possa ainda contribuir para fundamentar a regulamentação da profissão no que ao ensino (isto é, aos cursos de formação) diz respeito.
- Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de históriaPublication . Gomes, Marta Marques; Gaspar, IvoneNo decorrer do 3º quartel do séc. XX e no séc. XXI, a formação de professores assume-se como instrumento essencial ao desenvolvimento sustentável e à inclusão, permitindo simultaneamente o crescimento económico dos países em vias de desenvolvimento pelo aproveitamento e adequação dos recursos humanos à realidade, trazendo a si uma maior parte de capital humano e diminuindo os números de exclusão social. Docentes mais capazes, mais responsáveis e mais reflexivos constituem o elemento fundamental deste desafio. Neste contexto, São Tomé e Príncipe surge como um país que, tendo sido alvo de transformações educativas ao longo das últimas décadas, tem caminhado no sentido da valorização dos professores pela promoção da formação de professores. Assim, à formação inicial junta-se a formação contínua de professores, entendendo-se este processo como contínuo na construção do indivíduo nos domínios pessoal e profissional. O modo como a formação contínua de professores é interpretada em S. Tomé e Príncipe pelos docentes de História do ensino secundário é o mote para esta investigação-ação que procura dissecar a importância que este conceito ocupa no contexto das suas aceções sobre desenvolvimento profissional e, consequentemente, nas práticas assumidas no quotidiano docente. As sessões de acompanhamento de história constituíram, no intervalo de tempo entre 2009 e 2013, a forma pela qual a formação de professores se concretizou, visando complementar a reforma educativa em curso no que respeita à melhoria das competências dos docentes. O grupo de história viveu esta transformação e sobre ele se debruçou este estudo.
- A emergência da Área de Projeto no currículo do Ensino Básico : expetativas, contributos e desafiosPublication . Frade, Maria Alice das Dores Ramos; Gaspar, Ivone
- Ensino e aprendizagem no contexto de um TEIP : a urgência de educar para e pela sociedadePublication . Correia, Ana Rita; Gaspar, IvoneA relação entre o ensino e a aprendizagem e as características societais torna-se cada vez mais profunda e de maior interdependência, devido à democratização e expansão do acesso ao ensino, que originam a presença na escola de grande diversidade social e cultural. Dado o novo perfil dos públicos escolares, que se reflete num aumento do insucesso na sua aceção alargada (retenções, absentismo, indisciplina, violência), a escola deve assumir a sua quota-parte na redução da exclusão escolar e social, por meio de ações que atenuem aqueles problemas, designadamente pelo questionamento da “forma escolar” e da matriz pedagógica homogéneas que a caracterizam desde a sua fundação. Este estudo parte da conceção de que os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária são locais onde os problemas sociais, económicos e culturais se concentram e de que a escola, assumindo o seu papel de promotora da igualdade social face à educação e no âmbito da sua autonomia, deve optar por estratégias de ensino e aprendizagem integradoras da pluralidade de saberes dos alunos e, simultaneamente, que impulsionem o desenvolvimento de competências necessárias à sã convivência em comunidade, transformando a educação numa experiência social. O estudo empírico tem como contexto uma Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, em Setúbal, e com ele pretendemos identificar estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores numa turma do 7º ano, relacionar a utilização de estratégias enquadradas no paradigma interpessoal com o nível de inclusão dos alunos na escola e, finalmente, verificar efeitos das estratégias utilizadas na satisfação dos alunos relativamente aos ambientes de aprendizagem. Visto que se trata de um estudo de caso, em que são utilizadas metodologias associadas ao paradigma qualitativo, os seus resultados não são generalizáveis, mas poderão fornecer pistas extrapoláveis e adaptáveis a contextos semelhantes, gerando melhorias no ensino.
- Horas europeias : agentes, conteúdos e processosPublication . Figueiredo, Maria Jorge Loureiro; Gaspar, IvoneEste trabalho procura descrever e evidenciar os processo de construção e operacionalização de um segmento curricular, não disciplinar, denominado de Horas Europeias da Escola Europeia de Luxemburgo, pelos agentes nelas envolvidos e que usam como instrumento de comunicação e de interação entre si uma segunda Língua. Tratando-se de um contexto multicultural e multilingue e um modelo de escola “sui generis”, procura-se, na sua génese e contexto, a particularidade de um currículo que reforce a coesão deste modelo de escolas e evidencie simultaneamente a identidade da cada unidade escolar, pela ação conjunta desses agentes. A especificidade desta temática e contexto particular em que se enquadra dificulta a procura de referentes teóricos nos quais nos possamos encorar. Procurámos nos vários contributos teóricos sobre “ curriculo” o nosso conceito de currículo e, inserimo-lo no contexto multicultural e multilinguistico da organização deste modelo de escola, procurando, através deste estudo de caso, evidenciar a sua conceção e operacionalização através das práticas dos seus autores-agentes. Foi possível, pelo encontro com esses agentes e pelas observações feitas, verificar o modo como se apropriam das diretivas, constroiem o seu próprio projeto (ancorando-se na filosofia, nos princípios e objetivos nelas contidos) e operacionalizam um currículo pluridisciplinar por eles delineado, que fundamente e enquadre as HE no modelo de escola do qual emanam, evidenciando os processos conteúdos e atividades de aprendizagem que as irão suportar. Têm como base o trabalho cooperativo como prática que pretende desencadear «a ação, a interação e a comunicação em atividades comuns» e ao mesmo tempo estimular « os alunos que se constituem eles próprios, também, como participantes ativos na sua construção». Uma vez que a situação a investigar é um caso concreto e contextualizado em que o investigador faz parte da equipa educativa que participa no desenho do currículo desta área, o trabalho apoia-se numa metodologia predominantemente qualitativa, optando –se por um estudo de caso.
- Mastery Learning : a revalorização de um modelo de ensino-aprendizagem em cursos profissionaisPublication . Marteleira, Célia Pereira; Gaspar, IvoneA partir do ano lectivo 2004/2005, as escolas secundárias portuguesas passaram a incluir na sua oferta educativa Cursos Profissionais. São cursos que devem responder aos perfis vocacionais dos alunos e à procura de técnicos intermédios qualificados pelo tecido empresarial da região em que a escola está inserida. São entendidos como alternativa aos cursos que visam, principalmente, o prosseguimento dos estudos, os cursos científico-humanísticos. A necessidade de introduzir estes cursos nas escolas secundárias, públicas e privadas, prende-se com o imperativo de, por um lado, proporcionar a todos os alunos aprendizagens significativas e duradouras, e, por outro, combater a discriminação e a diferenciação social e reduzir as taxas de abandono escolar. Considerando as características dos Cursos Profissionais, principalmente no que ser refere à sua estrutura modular, e o perfil particular da generalidade dos seus alunos, marcados pelo insucesso, cremos ser premente encontrar um modelo de ensino-aprendizagem adequado. Acreditamos que o Mastery Learning (ML), suportado pelas crescentes potencialidades das tecnologias de informação e de comunicação, deve merecer uma revalorização neste contexto educativo. Desenhámos, por conseguinte, um projecto de investigação que visou operacionalizar o ML, à disciplina de Inglês, numa turma de um Curso Profissional, numa escola secundária pública. Com esta investigação-acção verificamos não só a adequação deste modelo à estrutura dos Cursos Profissionais e às características do seu público, mas também identificamos dificuldades e levantamos questões perante a operacionalização contextualizada. Com base nos resultados, obtidos através da aplicação de diversos instrumentos, afirmamos que o ML merece ser revalorizado, pois revela ser, neste contexto educativo, um modelo de ensino com sucesso na aprendizagem.
- Mastery learning : que contributos para o ensino-aprendizagem de alunos de português no 10º ano?Publication . Jerónimo, Fernanda Maria Nobre Lamy; Gaspar, IvonePartindo de um conceito positivista da aprendizagem e da assunção do papel determinante do professor para a sua emergência nos alunos, o presente estudo investigou os contributos da utilização do modelo de ensino Mastery Learning (ML) para o processo de ensino aprendizagem de alunos de Português, disciplina dos Cursos Científico-Humanísticos, estando subjacente a preocupação com a motivação dos aprendentes para a aprendizagem e o sucesso do seu desempenho. Se, por um lado, o trabalho realizado recupera a relevante mediação que os pressupostos pedagógicos assumem na relação do ensino com a aprendizagem, por outro, surge teoricamente ancorado no paradigma comportamental, que a perspetiva com base na observação de comportamentos do aluno, sendo este o centro das atenções do professor. Assim, focalizámo-nos no modelo Aprendizagem de Mestria ou Mastery Learning, que reflete a influência determinante dos estudos de John Carroll e Benjamin Bloom, assim como a revalorização de que tem sido alvo desde a década passada (sobretudo com Thomas Guskey), colocando o enfoque na performance (step by step) dos aprendentes e na sua progressiva melhoria até um grau satisfatório. Deste modo, foi nosso objetivo demonstrar como o modelo em referência é um catalisador das aprendizagens dos alunos e promotor do seu sucesso, revertendo esta situação para a motivação e o envolvimento de cada um no seu processo de ensino aprendizagem, finalidades do agir pedagógico do professor. O estudo de caso foi, então, o tipo de investigação desenvolvido, concretizado numa escola pública com uma turma de 20 alunos de Ciências e Tecnologias do 10º ano de escolaridade, cujos resultados comparámos com os de uma outra semelhante (turma de controlo). A recolha e consequente análise dos dados utilizaram o paradigma misto e foi selecionada a investigação ação como design metodológico privilegiado. Os resultados obtidos confirmam o que referimos anteriormente, na medida em que i) com a operacionalização do Mastery Learning, o desempenho dos alunos se alterou significativamente, tendo em conta a situação de partida e ii) foi nítida a sua motivação, comprovada nas notas de campo e nas entrevistas. Obtivemos, assim, resposta para as questões de investigação colocadas e foram concretizados os objetivos específicos estabelecidos.