ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ÁREAS CIENTÍFICAS / SCIENTIFIC AREAS by advisor "Amador, Filomena"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.
- As cidades educadoras e o desenvolvimento local : caminhar para a sustentabilidade : um estudo de caso no município de LeiriaPublication . Frazão, Celeste; Amador, Filomena; Macías, EscolásticaA maioria das cidades nas últimas décadas, passou por processos de crescimento intensos, ligados à expansão da atividade económica e a migrações populacionais, confrontando-se atualmente com uma série de problemas, a nível educativo, ambiental e social, que têm posto em causa a qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido, torna-se pertinente refletir sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com incidência em projetos com capacidades para mudar mentalidades e comportamentos, como o Movimento das Cidades Educadoras. Este projeto com caráter internacional e multicultural, da responsabilidade dos municípios que o subscrevem, visa criar condições ao estabelecer estratégias de cooperação a nível local e mobilizar recursos de caráter público e privado, centrado na ideia da cidade como espaço educativo. Exige-se a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que possam produzir efeitos económicos, sociais e ambientais, que permitam caminhar para a sustentabilidade. Nesta sequência, equacionamos o nosso problema em redor das implicações da adesão do Município de Leiria ao Movimento das Cidades Educadoras no domínio de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Analisam-se e interpretam-se os discursos de diversos intervenientes envolvidos no Movimento das Cidades Educadoras para compreendermos o seu impacto a nível local. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo, expresso na forma de estudo de caso e centrado no Município de Leiria. Para além da análise documental, parte significativa dos dados foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e objeto de análise de conteúdo. O trabalho de interpretação realizado permitiu identificar convergências e divergências entre instituições escolares e o Município de Leiria e sugerem caminhos de atuação não só a nível local, como também a um nível mais geral, relacionado com o próprio Movimento das Cidades Educadoras.
- Construção de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário: análise de um processo de investigação-ação participantePublication . Sousa, Maria Luísa de; Amador, FilomenaAs escolas confrontam-se atualmente com um conjunto de desafios que obrigam os seus profissionais a uma aprendizagem permanente que não se compadece com os modelos de formação tradicionais. Os professores deverão ser hoje indivíduos envolvidos em processo de aprendizagem permanente, aprendizagem entendida como muito mais que a mera aquisição de conhecimento declarativo sobre as respetivas áreas científicas ou pedagógicas, aprendizagem concebida como parte integrante da vida, aprendizagem como processo social. É neste contexto que as Comunidades de Prática emergem como instrumento de resposta às novas necessidades formativas já que contribuem para a aprendizagem individual dos participantes mas também para a aprendizagem e melhoria organizacional. No projeto de investigação por nós desenvolvido propusemo-nos construir uma comunidade de prática na escola onde exercemos funções docentes procurando compreender o processo de construção e consolidação de uma comunidade de prática analisando (i) os fatores que se vão instituindo como facilitadores e obstaculizadores do processo de construção de uma comunidade de prática; (ii) as diferentes fases de desenvolvimento interno inerentes ao processo de construção da comunidade; (iii) as dinâmicas geradas na escola a partir da comunidade de prática e (iv) o contributo da comunidade de prática em eventuais mudanças nas conceções, práticas e cultura profissional dos docentes participantes. Ao longo de dois anos letivos desenvolvemos um projeto de Investigação-Ação Participante no qual estiveram envolvidos um total de doze docentes, incluindo a investigadora. O nosso quadro teórico de referência compreende as comunidades de prática enquanto espaços de aprendizagem social, a liderança pedagógica como instrumento de empoderamento e autonomização dos professores e a investigação-ação enquanto metodologia de investigação e formação.
- Educação e desenvolvimento local sustentável: um projeto de intervenção em Moçambique: a educação comunitária e o desenvolvimento local sustentável: que modelo?Publication . Maia, Maria Teresa Nobre Paulo Rodrigues; Amador, FilomenaNos países africanos, em particular, em Moçambique, a educação não-formal a nível comunitário poderá ser uma forma de se combater a pobreza, as desigualdades de género, a falta de escolarização e o próprio analfabetismo. É também uma forma de se fortalecer a identidade da comunidade e das suas estruturas organizacionais, sociais e culturais, ou seja, de atuar ao nível do desenvolvimento sustentável da comunidade. O presente estudo envolveu uma intervenção para o desenvolvimento sustentável, numa perspetiva de intervenção comunitária, por forma a identificar e testar um modelo de educação não-formal, em três regiões de Moçambique, através do envolvimento dos atores locais, com base nos seus próprios recursos e nos aspetos sociais, históricos e culturais. O projeto investigação assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, ou mais concretamente, sendo que foi desenvolvido em três comunidades diferentes, localizadas nas províncias de Maputo, Inhambane e Zambézia, e incluiu 20 mulheres participantes de cada comunidade. O plano de investigação contemplou quatro fases: diagnóstico, intervenção, avaliação e acompanhamento, e avaliação final, sendo que os resultados foram obtidos através da realização de entrevistas, antes e depois da formação, e pela observação participante da investigadora. Na generalidade verificou-se que os comportamentos das mulheres que participaram na formação foram muito positivos, destacando-se a motivação, a integração das mulheres no grupo e o espírito de entreajuda. Quanto ao impacto da formação, os indicadores mais significativos foram: a vontade das mulheres serem alfabetizadas; a felicidade pela participação no programa; a criação de rendimento pessoal; a concretização da venda dos seus produtos; e a participação no pagamento das despesas escolares dos filhos. A qualificação das mulheres participantes através do programa de formação deu origem a novas realidades, procedimentos e práticas de gestão local, num formato de desenvolvimento sustentável, ou seja, respeitando a comunidade, a sua história, cultura, vivência e estrutura social.
- A sustentabilidade no currículo nacional e as práticas curriculares regionais: um estudo de caso do Município do FunchalPublication . Sousa, Valdemar Freitas; Amador, FilomenaA crise generalizada em que se encontra a humanidade, em parte autoinfligida, ameaça colocar em risco a vida nas suas mais diversas expressões. Posicionamo-nos numa perspetiva filosófica crítica, pragmatista e construtivista, contextualizada no pensamento ocidental, e analisamos o papel da Educação para o Desenvolvimento Sustentável na formação da sociedade portuguesa e, em particular na Região Autónoma da Madeira, Funchal. Sendo a escolarização influenciada fortemente por políticas educativas transnacionais, subjaz um discurso neoliberal e conservador, em paralelo com discursos humanistas, o que conduz o sistema educativo a estabelecer como perfil de saída indivíduos livres, possuidores de pensamento crítico e cidadãos ativos, ao mesmo tempo, que se deseja uma sociedade composta por indivíduos cumpridores e submissos. Esta tese analisa a relação entre o currículo nacional dos últimos 30 anos, o conceito de “Desenvolvimento Sustentável” e as práticas que se desenrolam nas escolas de 3.º Ciclo do Funchal, Região Autónoma da Madeira. Desta forma, analisam-se e interpretam-se os discursos veiculados pelo currículo nacional, nos artefactos produzidos no contexto em estudo, e através de entrevistas semiestruturadas a professores, posteriormente transcritas, para compreendermos as eventuais reinterpretações do currículo nacional a nível local. O trabalho de interpretação concretizado identificou no currículo uma perspetiva de sustentabilidade focada na manutenção das estruturas sociais e económicas e, portanto, na manutenção da degradação ambiental. Também permitiu identificar convergências e divergências entre comunidades escolares e o currículo nacional, neste domínio, pelo que potencialmente julgamos poder contribuir com informação relevante para melhorar a prática curricular nacional e regional.
- Trabalho infantil em Moçambique e sustentabilidade social : perceção das crianças envolvidas no garimpo na Província de ManicaPublication . Manhice, Antonieta; Amador, Filomena; Carmo, HermanoMoçambique é uma parcela do planeta com uma população agora estimada em 26 milhões de habitantes, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 52% dos quais constituem população infantil (UNICEF, 2014). Este dado representa desafios para a capacidade do Estado para satisfazer a demanda pelos cuidados de saúde, educação, emprego. Trabalho Infantil em Moçambique e Sustentabilidade Social: Perceção das crianças envolvidas no garimpo na Província de Manica é o título de uma tese, um estudo de caso que, a partir de uma metodologia fenomenológica pretende apresentar um quadro aproximado de um fenómeno pouco conhecido e, ao mesmo tempo, denunciar uma prática cuja vivência potencia efeitos a médio prazo que condicionam o bem-estar da criança. O estudo centra-se na observação do contexto da exploração do trabalho infantil, nomeadamente em atividades de garimpo, analisando também a forma diferenciada como as diferentes culturas olham para a criança, a evolução histórica desses mesmos olhares até à emergência em épocas mais recentes dos direitos da criança. Passamos em revista a perspetiva histórica do trabalho infantil até desembocar na criação da Organização Internacional do Trabalho. Contextualizamos o trabalho infantil em Moçambique e ainda descrevemos a atividade do garimpo no âmbito do fenómeno. A análise procura compreender a perceção que as crianças têm da sua participação no garimpo nos âmbitos social, económico e ambiental. Os resultados do estudo apresentam um quadro estrutural do fenómeno que evidencia uma experiência mais negativa do que positiva. A experiência não denota uma satisfação sustentável das necessidades sociais, económicas e educativas das crianças. A experiência das crianças decorre num contexto social onde o tema é tratado de forma marginal, numa sociedade que não tem a magnitude do fenómeno, por isso numa sociedade pouco informada sobre a problemática, num país onde os níveis de pobreza atingem 60% da população, onde há muita legislação aprovada mas a Lei do Trabalho é omissa quanto ao prevenir o fenómeno. Uma questão fica no ar: estará o país a construir o ideal de Desenvolvimento Sustentável?