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- Educação e desenvolvimento local sustentável: um projeto de intervenção em Moçambique: a educação comunitária e o desenvolvimento local sustentável: que modelo?Publication . Maia, Maria Teresa Nobre Paulo Rodrigues; Amador, FilomenaNos países africanos, em particular, em Moçambique, a educação não-formal a nível comunitário poderá ser uma forma de se combater a pobreza, as desigualdades de género, a falta de escolarização e o próprio analfabetismo. É também uma forma de se fortalecer a identidade da comunidade e das suas estruturas organizacionais, sociais e culturais, ou seja, de atuar ao nível do desenvolvimento sustentável da comunidade. O presente estudo envolveu uma intervenção para o desenvolvimento sustentável, numa perspetiva de intervenção comunitária, por forma a identificar e testar um modelo de educação não-formal, em três regiões de Moçambique, através do envolvimento dos atores locais, com base nos seus próprios recursos e nos aspetos sociais, históricos e culturais. O projeto investigação assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, ou mais concretamente, sendo que foi desenvolvido em três comunidades diferentes, localizadas nas províncias de Maputo, Inhambane e Zambézia, e incluiu 20 mulheres participantes de cada comunidade. O plano de investigação contemplou quatro fases: diagnóstico, intervenção, avaliação e acompanhamento, e avaliação final, sendo que os resultados foram obtidos através da realização de entrevistas, antes e depois da formação, e pela observação participante da investigadora. Na generalidade verificou-se que os comportamentos das mulheres que participaram na formação foram muito positivos, destacando-se a motivação, a integração das mulheres no grupo e o espírito de entreajuda. Quanto ao impacto da formação, os indicadores mais significativos foram: a vontade das mulheres serem alfabetizadas; a felicidade pela participação no programa; a criação de rendimento pessoal; a concretização da venda dos seus produtos; e a participação no pagamento das despesas escolares dos filhos. A qualificação das mulheres participantes através do programa de formação deu origem a novas realidades, procedimentos e práticas de gestão local, num formato de desenvolvimento sustentável, ou seja, respeitando a comunidade, a sua história, cultura, vivência e estrutura social.