Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.2/7396
Título: Lideranças e inovação em contextos educativos
Autor: Grave-Resendes, Lídia
Bastos, Glória
Oliveira, Isolina
Palavras-chave: Universidade Aberta
Liderança
Lideranças intermédias
Práticas de liderança
Escola
Agrupamento de escolas
Cultura organizacional
Autonomia escolar
Papel do professor
Avaliação do desempenho
Boas práticas
Inovação
Data: 2018
Editora: Universidade Aberta
Citação: Grave-Resendes, Lídia; Bastos, Glória; Oliveira, Isolina, coord. - Lideranças e inovação em contextos educativos [Em linha]. Lisboa : Universidade Aberta, 2018. 235 p. (eUAb. Educação a Distância e eLearning; 4). ISBN 978-972-674-819-98-3
Resumo: O presente volume surge no contexto das atividades desenvolvidas na especialidade de Liderança Educacional, do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Aberta, apresentando resultados de estudos realizados nesse âmbito e também outros contributos de investigadores que têm analisado as dinâmicas de liderança nas escolas. Começou a ser construído beneficiando do entusiasmo que a Lídia colocou na iniciativa, e tornou-se um dever a sua publicação, após o triste desenlace que a todos surpreendeu. Esta temática constituiu um dos núcleos fundamentais do seu trabalho, e nesse sentido o seu nome estará ligado a alguns dos textos aqui incluídos, perpetuando o seu intenso e dedicado labor pedagógico. Em relação à problemática que o título convoca, de facto, a liderança educacional tem vindo a assumir um protagonismo crescente: presente nos discursos políticos, nas análises transnacionais sobre os sistemas educativos, nos vários olhares sobre o papel da escola e a forma como esta deve encontrar respostas para os múltiplos desafios internos e externos que se lhe colocam diariamente. Os textos aqui apresentados refletem sobre algumas das exigências e dos reptos que a escola vai enfrentando, e como os processos de liderança construídos encontram caminhos diversos para encarar e reagir a problemáticas e situações distintas. A liderança exercida pelos professores e a forma como estes se encaram também enquanto líderes (de topo ou em posições intermédias, ou ainda a liderança pedagógica na sala de aula) merece a atenção de todos os que se movimentam no território da educação. Este livro procura, neste contexto, ser mais um contributo para apoiar o pensamento e a ação nessa área.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.2/7396
ISBN: 978-972-674-819-9
Aparece nas colecções:Coleção Educação a Distância e eLearning

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EaD e eLearning_Nº4.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.