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Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores

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A massificação do ensino superior é, por vezes, apresentada como sinónimo de democratização desse nível de ensino. Essa equivalência, é, no entanto, ilusória. Além da preocupação com a eliminação de entraves ao acesso, importa que não ocorram processos de segregação posteriores a essa meta. O abandono precoce do ensino superior, uma realidade crescente, apresenta-se como um dos processos que pode conduzir a uma segregação, mesmo após o acesso ao ensino superior. Deste modo, à medida que o número de pessoas com acesso ao ensino superior aumenta, as questões relacionadas com o seu sucesso, qualidade e a equidade dessa oferta colocam-se com premência crescente (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012). De facto, a democratização requer, não apenas uma oferta que possa ser frequentada por uma diversidade de públicos, mas também que esteja direcionada a responder às suas reais necessidades. O ensino superior a distância tem-se evidenciado uma resposta particularmente relevante ao desígnio de democratização do Ensino Superior, permitindo a dissociação no espaço e no tempo entre o ensino e a aprendizagem. Ainda que o ensino superior a distância não seja uma novidade, foi com a 4.ª geração de Educação a Distância – Geração de e-learning ou de ensino a distância – associada às redes informáticas e ao multimédia colaborativo, permitindo uma interatividade em tempo real, quer entre professor e aluno, quer entre estudantes (Gomes, 2008)...

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Keywords

Permanência Ensino superior Educação a distância

Pedagogical Context

Citation

Seabra, Filipa - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores. In Aguiar, Márcia Angela da Silva; Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Pacheco, José Augusto de Brito, org. - "Currículo [Em linha]: entre o comum e o singular". Brasil: ANPAE, 2018. ISBN 85-87987-09-7. p. 156-173

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