Publication
Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T15:02:39Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T15:02:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A massificação do ensino superior é, por vezes, apresentada como sinónimo de democratização desse nível de ensino. Essa equivalência, é, no entanto, ilusória. Além da preocupação com a eliminação de entraves ao acesso, importa que não ocorram processos de segregação posteriores a essa meta. O abandono precoce do ensino superior, uma realidade crescente, apresenta-se como um dos processos que pode conduzir a uma segregação, mesmo após o acesso ao ensino superior. Deste modo, à medida que o número de pessoas com acesso ao ensino superior aumenta, as questões relacionadas com o seu sucesso, qualidade e a equidade dessa oferta colocam-se com premência crescente (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012). De facto, a democratização requer, não apenas uma oferta que possa ser frequentada por uma diversidade de públicos, mas também que esteja direcionada a responder às suas reais necessidades. O ensino superior a distância tem-se evidenciado uma resposta particularmente relevante ao desígnio de democratização do Ensino Superior, permitindo a dissociação no espaço e no tempo entre o ensino e a aprendizagem. Ainda que o ensino superior a distância não seja uma novidade, foi com a 4.ª geração de Educação a Distância – Geração de e-learning ou de ensino a distância – associada às redes informáticas e ao multimédia colaborativo, permitindo uma interatividade em tempo real, quer entre professor e aluno, quer entre estudantes (Gomes, 2008)... | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Seabra, Filipa - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores. In Aguiar, Márcia Angela da Silva; Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Pacheco, José Augusto de Brito, org. - "Currículo [Em linha]: entre o comum e o singular". Brasil: ANPAE, 2018. ISBN 85-87987-09-7. p. 156-173 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 85-87987-09-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7486 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.coloquiocurriculo.com.br/diversos/Serie7.pdf | pt_PT |
dc.subject | Permanência | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.title | Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 173 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 156 | pt_PT |
oaire.citation.title | Currículo: Entre o Comum e o Singular | pt_PT |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |