Repository logo
 
Publication

Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores

dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2018-09-12T15:02:39Z
dc.date.available2018-09-12T15:02:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA massificação do ensino superior é, por vezes, apresentada como sinónimo de democratização desse nível de ensino. Essa equivalência, é, no entanto, ilusória. Além da preocupação com a eliminação de entraves ao acesso, importa que não ocorram processos de segregação posteriores a essa meta. O abandono precoce do ensino superior, uma realidade crescente, apresenta-se como um dos processos que pode conduzir a uma segregação, mesmo após o acesso ao ensino superior. Deste modo, à medida que o número de pessoas com acesso ao ensino superior aumenta, as questões relacionadas com o seu sucesso, qualidade e a equidade dessa oferta colocam-se com premência crescente (Almeida, Marinho-Araújo, Amaral & Dias, 2012). De facto, a democratização requer, não apenas uma oferta que possa ser frequentada por uma diversidade de públicos, mas também que esteja direcionada a responder às suas reais necessidades. O ensino superior a distância tem-se evidenciado uma resposta particularmente relevante ao desígnio de democratização do Ensino Superior, permitindo a dissociação no espaço e no tempo entre o ensino e a aprendizagem. Ainda que o ensino superior a distância não seja uma novidade, foi com a 4.ª geração de Educação a Distância – Geração de e-learning ou de ensino a distância – associada às redes informáticas e ao multimédia colaborativo, permitindo uma interatividade em tempo real, quer entre professor e aluno, quer entre estudantes (Gomes, 2008)...pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeabra, Filipa - Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores. In Aguiar, Márcia Angela da Silva; Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Pacheco, José Augusto de Brito, org. - "Currículo [Em linha]: entre o comum e o singular". Brasil: ANPAE, 2018. ISBN 85-87987-09-7. p. 156-173pt_PT
dc.identifier.isbn85-87987-09-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.coloquiocurriculo.com.br/diversos/Serie7.pdfpt_PT
dc.subjectPermanênciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.titlePermanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage173pt_PT
oaire.citation.startPage156pt_PT
oaire.citation.titleCurrículo: Entre o Comum e o Singularpt_PT
person.familyNameSeabra
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo.pdf
Size:
8.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: