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Abstract(s)
A investigação sobre a personalização na educação decorrente da
exploração das potencialidades da Internet das Coisas (IoT) tem identificado
um conjunto de desafios éticos que podemos classificar em quatro categorias
principais: Segurança, Privacidade, Automatização e Interação. Com base nesse
referencial e aplicando a Constructivist Grounded Theory, realizámos um
estudo qualitativo com vinte e um especialistas que refletiram sobre as
vantagens, riscos e desafios desta tecnologia. Os resultados permitem concluir
que a interoperabilidade gerada pela IoT, pela “criação de perfis”, pode
conduzir à padronização dos percursos de aprendizagem e não a uma verdadeira
adaptabilidade às características pessoais dos sujeitos da aprendizagem. A
emergência de uma pantecnologia inconsciente, mas integrada nas práticas
educativas, cria exclusão e limita a liberdade e capacidade deliberativa
autónoma humana. Neste artigo, identificam-se os riscos da perfilagem e
automatização resultantes da IoT e exploram-se soluções artesanais alternativas,
conducentes a uma aprendizagem estigmérica que potencie uma personalização
da proximidade
Description
Keywords
Internet das Coisas Perfil Personalização Educação
Pedagogical Context
Citation
Tomás, C., Teixeira, A. (2021). Desafios Éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação, In L. Bengochea, A.Teixeira & J.R Hilera (Eds). Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas y Accesibilidad ATICA2021,pp. 197-204, Alcalá de Henares: Editorial Universidad de Alcalá
Publisher
Editorial Universidad de Alcalá