Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desafios éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ctomas_amt_desafios_éticos_internet_das_coisas.pdfcapítulo ebook4.04 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A investigação sobre a personalização na educação decorrente da exploração das potencialidades da Internet das Coisas (IoT) tem identificado um conjunto de desafios éticos que podemos classificar em quatro categorias principais: Segurança, Privacidade, Automatização e Interação. Com base nesse referencial e aplicando a Constructivist Grounded Theory, realizámos um estudo qualitativo com vinte e um especialistas que refletiram sobre as vantagens, riscos e desafios desta tecnologia. Os resultados permitem concluir que a interoperabilidade gerada pela IoT, pela “criação de perfis”, pode conduzir à padronização dos percursos de aprendizagem e não a uma verdadeira adaptabilidade às características pessoais dos sujeitos da aprendizagem. A emergência de uma pantecnologia inconsciente, mas integrada nas práticas educativas, cria exclusão e limita a liberdade e capacidade deliberativa autónoma humana. Neste artigo, identificam-se os riscos da perfilagem e automatização resultantes da IoT e exploram-se soluções artesanais alternativas, conducentes a uma aprendizagem estigmérica que potencie uma personalização da proximidade

Description

Keywords

Internet das Coisas Perfil Personalização Educação

Pedagogical Context

Citation

Tomás, C., Teixeira, A. (2021). Desafios Éticos da Internet das Coisas: perfilagem ou personalização na educação, In L. Bengochea, A.Teixeira & J.R Hilera (Eds). Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicaciones Avanzadas y Accesibilidad ATICA2021,pp. 197-204, Alcalá de Henares: Editorial Universidad de Alcalá

Organizational Units

Journal Issue