Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
175.84 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Estamos perante um texto de natureza teórica que procura analisar e situar o conceito de supervisão no campo pedagógico. Decidimos, portanto, elaborar uma análise percorrendo duas etapas: na primeira refletimos sobre o conceito de supervisão e numa segunda transportamos este conceito para um composto que o adjetiva: a supervisão pedagógica. Entretanto, o conceito de supervisão pedagógica tem conhecido uma evolução de significado, o que se projeta no alargamento da sua abrangência. Assim, a segunda etapa deste estudo estrutura-se em três pontos: linha evolutiva do significado de supervisão no campo pedagógico; relação entre os conceitos de supervisão, liderança e regulação no campo pedagógico; e proposta de uma definição de supervisão pedagógica.
Description
Keywords
Supervisão Supervisão pedagógica Liderança Regulação
Citation
Gaspar, Ivone; Seabra, Filipa; Neves, Cláudia - A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. "Revista Portuguesa de Investigação Educacional" [Em linha]. ISSN 1645-4006 (Print) ISSN 2182-4614 (Online). Vol. 12 (2012), p. 29-57
Publisher
Universidade Católica Portuguesa