Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS. No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020). Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores.

Description

This communication involves 2 research projects integrated into LE@D, Universidade Aberta with funding : the Erasmus + Project IDEAS- Innovative Digital Education and Skills (Ref: 2020-1-UK01-KA226-VET-094452) https://www.ideas4teachers.org; and the Portuguese Project FCT - Virtual Tutoring - The virtual tutor as a mediator of learning in online higher education (Ref. PTDC/IVC-PEC/3963/2014) https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/pt. It also includes a doctoral researcher.

Keywords

Digital assistants Virtual tutoring Student support system Open and distance learning

Citation

Morgado, L., Oliveira, M. T.S., Afonso, A., Carvalho, C., Ferret, N. (2024). Exploring the Role of Digital Assistants and Chatbots as Learning Companions in Open and Distance Learning, EDULEARN24 16th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, 1-3 July, 2024, Palma (Spain).

Organizational Units

Journal Issue