Loading...
Research Project
VIRTUAL TUTORING – the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education
Funder
Authors
Publications
Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning
Publication . Morgado, Lina; Oliveira, Teresa; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Ferret, Nathalie
Os assistentes digitais, tutores virtuais ou chatbots melhoraram significativamente o seu apoio às actividades de ensino, especialmente no caso do ensino à distância. Os avanços tecnológicos permitiram a integração destes dispositivos em várias plataformas, nomeadamente nos LMS.
No ensino à distância, o apoio ao estudante é crucial, uma vez que este tipo de ensino é inteiramente mediado pela tecnologia. De acordo com a literatura, os estudantes encontram frequentemente dificuldades devido à falta de compreensão das tarefas e a factores emocionais relacionados com os seus professores e tutores (Oliveira & Morgado, 2020).
Esta comunicação relata as nossas experiências de integração de assistentes digitais (tutores virtuais e chatbots) em contextos académicos, de desenvolvimento profissional e de apoio científico a estudantes de e-learning em EAD e formação de professores.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico - 2014
Funding Award Number
PTDC/IVC-PEC/3963/2014