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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo avança dados preliminares de um estudo em curso sobre condutas colaborativas como forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. A questão enfatizada é: até que ponto e de que forma a nova realidade dos centros escolares, proporcionando a agregação de docentes, terá repercussões nas suas práticas colaborativas e de supervisão. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal a docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após breve explanação dos conceitos envolvidos e da metodologia do estudo, discutem-se alguns dados relativos às tendências de resposta face aos tópicos: mudanças nas práticas docentes; perspetivas sobre supervisão colaborativa; e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares nas práticas colaborativas, mas não tanto na melhoria das suas práticas docentes e não se identificam com a expressão supervisão colaborativa, sugerindo outra terminologia.
Description
Keywords
Supervisão educacional Supervisão colaborativa Desenvolvimento profissional Escolas aprendentes Centros escolares
Pedagogical Context
Citation
Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa - Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso. "Dialogia" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 33 (set./dez. 2019), p. 143-159
Publisher
Universidade Nove de Julho