Publication
Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves | |
dc.contributor.author | Seabra, Filipa | |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T17:00:58Z | |
dc.date.available | 2020-02-10T17:00:58Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este artigo avança dados preliminares de um estudo em curso sobre condutas colaborativas como forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. A questão enfatizada é: até que ponto e de que forma a nova realidade dos centros escolares, proporcionando a agregação de docentes, terá repercussões nas suas práticas colaborativas e de supervisão. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal a docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após breve explanação dos conceitos envolvidos e da metodologia do estudo, discutem-se alguns dados relativos às tendências de resposta face aos tópicos: mudanças nas práticas docentes; perspetivas sobre supervisão colaborativa; e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares nas práticas colaborativas, mas não tanto na melhoria das suas práticas docentes e não se identificam com a expressão supervisão colaborativa, sugerindo outra terminologia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa - Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso. "Dialogia" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 33 (set./dez. 2019), p. 143-159 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5585/Dialogia.n33.15411 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1983-9294 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/9247 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Nove de Julho | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão educacional | pt_PT |
dc.subject | Supervisão colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Escolas aprendentes | pt_PT |
dc.subject | Centros escolares | pt_PT |
dc.title | Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso | pt_PT |
dc.title.alternative | School centers and collaborative supervision: perspectives on their contribution for professional development and the improvement of pedagogical practices: an ongoing study | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 159 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.title | Dialogia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 33 | pt_PT |
person.familyName | Miranda | |
person.familyName | Seabra | |
person.givenName | Helena | |
person.givenName | Filipa | |
person.identifier | YawJROIAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | 991A-6004-246D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8969-4947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1690-9502 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210809988 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 166a501e-3894-451e-a7ae-538ac772a915 | |
relation.isAuthorOfPublication | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec |