Repository logo
 
Publication

Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves
dc.contributor.authorSeabra, Filipa
dc.date.accessioned2020-02-10T17:00:58Z
dc.date.available2020-02-10T17:00:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo avança dados preliminares de um estudo em curso sobre condutas colaborativas como forma de supervisão entre pares direcionada para a melhoria das práticas pedagógicas. A questão enfatizada é: até que ponto e de que forma a nova realidade dos centros escolares, proporcionando a agregação de docentes, terá repercussões nas suas práticas colaborativas e de supervisão. Os dados foram recolhidos em entrevistas de grupo focal a docentes de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento de escolas. Após breve explanação dos conceitos envolvidos e da metodologia do estudo, discutem-se alguns dados relativos às tendências de resposta face aos tópicos: mudanças nas práticas docentes; perspetivas sobre supervisão colaborativa; e individualismo vs. colaboração. Os participantes tendem a reconhecer a influência da mudança para centros escolares nas práticas colaborativas, mas não tanto na melhoria das suas práticas docentes e não se identificam com a expressão supervisão colaborativa, sugerindo outra terminologia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, Filipa - Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em curso. "Dialogia" [Em linha]. ISSN 1983-9294. Nº 33 (set./dez. 2019), p. 143-159pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/Dialogia.n33.15411pt_PT
dc.identifier.issn1983-9294
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9247
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julhopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão educacionalpt_PT
dc.subjectSupervisão colaborativapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEscolas aprendentespt_PT
dc.subjectCentros escolarespt_PT
dc.titleCentros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas: um estudo em cursopt_PT
dc.title.alternativeSchool centers and collaborative supervision: perspectives on their contribution for professional development and the improvement of pedagogical practices: an ongoing studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.startPage143pt_PT
oaire.citation.titleDialogiapt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameMiranda
person.familyNameSeabra
person.givenNameHelena
person.givenNameFilipa
person.identifierYawJROIAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id991A-6004-246D
person.identifier.orcid0000-0002-8969-4947
person.identifier.orcid0000-0003-1690-9502
person.identifier.scopus-author-id57210809988
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication166a501e-3894-451e-a7ae-538ac772a915
relation.isAuthorOfPublication03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03e74dcb-cdcf-49c7-b3a6-e83f7bab1cec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo publicado final.pdf
Size:
444.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: