Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Research Centre for Arts and Communication

Authors

Publications

Innovating in open distance teaching with face-to-face retreats within a Doctoral Program in Digital Media Art
Publication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian
The Portuguese Open University, together with the University of Algarve, both in Portugal, launched a doctoral program in digital media art taught by a hybrid approach, adopting open distance asynchronous teaching based on an e-learning platform along with face-to-face sessions (doctoral retreats) with the duration of one week at the final of each academic year. This program has been established in 2012 pioneering the innovation of applying asynchronous online teaching in practical and some labour intensive disciplines such are programming sensors or planning art installation exhibitions while creating an online learning community. In this article we aim at presenting the doctoral program by emphasizing not only the overall project but specifically the pedagogic model and strategy adopted while providing examples of concrete teaching/learning scenarios implemented including the doctoral retreats.
Using off-the-shelf AR and VR software for teaching immersive perspectives to 9th grade students
Publication . Flores, Manuel; Araújo, António
Recent research has argued that an immersive reformulation of the concepts of anamorphosis and perspective can have beneficial effects on the teaching of these concepts to young students, and a didactic itinerary for Portuguese 9th grade students has been proposed and executed along these lines. A part of this reformulation is an integration with VR and AR visualizations which was implemented with off-the-shelf software. We report on both the advantages and limitations of these off-the-shelf platforms and propose adaptations and alternatives that might improve the didactic experience.
A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo
Publication . Urrutia, Hernando; Pérez, Pilar; Marcos, Adérito
Neste artigo refletimos acerca do papel da arte contemporânea quando usada ela própria como tópico para a geração de novo conhecimento, intervenção e criação de pensamento, a partir do vídeo, como meio de difusão e de instanciação artística. O vídeo nas suas diferentes formas de projeção e difusão tem sido um recurso de expressão e intervenção artística na área da média-arte digital, plenamente inserido no campo da estética contemporânea. Uma estética que tem evoluído para abarcar as tecnologias digitais como parte integrante das suas formas de expressão, estabelecendo novas linguagens e paradigmas de conhecimento e fruição, tão amplos e variados, como a globalização cultural, hoje sinónimo da própria contemporaneidade.
Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural intervention
Publication . Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino; Marcos, Adérito
O conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.
No interior do bordado: a rematerialização do bordado numa vertente pós-digital
Publication . Pereira, Selma; Marcos, Adérito
A instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDB/04019/2020

ID