Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- A internet no apoio à realização de trabalhos de grupo: uma experiência no ensino superiorPublication . Gomes, Maria João; Silva, Bento da; Dias, PauloCom esta comunicação pretende-se reflectir sobre o potencial de alguns serviços de comunicação através da Internet - fóruns electrónicos e correio electrónico - no apoio e dinamização de trabalhos de grupo realizados por alunos do ensino superior. Simultaneamente, procurar-se-á inventariar alguns serviços e identificar factores condicionantes da participação/adesão dos alunos a este tipo de prática educativa. Serão apresentados alguns dados referentes a uma experiência realizada neste domínio desenvolvida no âmbito da disciplina de "Introdução às Tecnologias da Informação e comunicação na Educação", da Licenciatura em educação da Universidade do Minho. Focar-se-á a perspectiva dos alunos envolvidos neste experiência bem como alguns aspectos da interacção comunicacional verificada entre os diferentes intervenientes. serão também apresentados e discutidos os princípios metodológicos e pedagógicos subjacentes a esta abordagem relativa ao apoio à realização de trabalhos de grupo por alunos do ensino superior.
- Espaços de actuação do educólogo na sociedade da informaçãoPublication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João
- Promoção de comportamentos seguros na internet: um estudo de casoPublication . Gomes, Maria João; Valente, Luís; Dias, PauloA Internet tem vindo a adquirir um espaço e importância crescentes no quotidiano educativo, lúdico e de convívio social de muitas crianças e jovens. Sendo indiscutível a importância de promover a melhoria das condições de acesso à Internet e o combate à infoexclusão, importa também ter em atenção a qualidade e relevância das competências a desenvolver. De facto, não basta ser um utilizador da Internet, importa ser um utilizador crítico e consciente. O reconhecimento da existência de riscos associados a usos impróprios, ilegítimos e ilegais da Internet, tem dado origem a iniciativas no sentido de sensibilizar e alertar pais, professores e outros educadores, bem com as próprias crianças e jovens para os cuidados e precauções a tomar no uso da Internet. Em Portugal, estas iniciativas tiveram uma das suas expressões mais significativas através da implementação do projecto SeguraNet (2004-2006), coordenado inicialmente pelo GIASE (Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo) do Ministério da Educação, e posteriormente pela equipa de missão CRIE, e do qual o Centro de Competência da Universidade do Minho (C.C.U.M.) foi parceiro. No âmbito do seu envolvimento no projecto SeguraNet, o C.C.U.M. levou a cabo um estudo de caso centrado na análise do processo de implementação de um conjunto de actividades visando a promoção de práticas seguras de utilização da Internet. O estudo focaliza-se nas actividades desenvolvidas por duas turmas do 4.º ano de escolaridade do “Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo - Amarante” e na compreensão do impacto dessas actividades em outras turmas do agrupamento. É sobre a apresentação deste estudo e as principais conclusões/lições daí decorrentes que se desenvolverá este texto.
- O projecto TTVLC: modelos de formação para novas exigências profissionais dos professoresPublication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João
- Disorientation in hypermedia environments : mechanisms to support navigationPublication . Dias, Paulo; Gomes, Maria João; Correia, Ana PaulaThe problem of navigation in hypertext is quite often associated with (dis)orientation. We begin this article by making a review of several mechanisms to support navigation after having done a brief presentation of the phenomena “getting lost in the hyperspace.” To simplify and clarify our explanation we have assembled the various proposals of support to navigation into the following: 1) solutions regarding the tools to support navigation, 2) solutions regarding interface and navigation metaphors, and 3) solutions regarding hardware and other approaches to deal with this problem. The analyses made of each mechanism to support navigation intend to offer different points of view about the pros and cons of their use.
- e-Learning para e-formadores: formação de docentes universitáriosPublication . Dias, Ana Augusta; Dias, Paulo; Gomes, Maria JoãoNesta comunicação pretende-se apresentar o "Projecto de Formação para e-Formadores” criado pela TecMinho/Interface da Universidade do Minho e implementado numa experimentação formativa junto de docentes desta Universidade. Com este projecto foram concebidos um conjunto de recursos didácticos (em formato impresso e em formato digital), constituídos por diversos produtos, para serem utilizados na implementação de cursos de Formação para e-Formadores. O Curso de Formação de e-Formadores foi desenhado de modo a ser pragmático e de utilidade imediata para o formando (Formador ou Professor da Universidade do Minho) no sentido de lhe proporcionar competências e meios que lhe facilitem a utilização das tecnologias e das estratégias pedagógicas e comunicacionais necessárias no contexto da e-aprendizagem. A avaliação da implementação deste curso e a avaliação dos recursos didácticos desenvolvidos foi efectuada por uma equipa de especialistas do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Nesta comunicação desenvolve-se o processo de concepção e o projecto de desenvolvimento de conteúdos “blended” (e de recursos didácticos de apoio ao curso) desehados com vista à implementação do curso, que teve um total de 21 horas presenciais e 63 horas online (conteúdos, colaborações, interacções, actividades individuais e de grupo).
- Avaliação digital no ensino superior em Portugal: primeiros resultadosPublication . Gomes, Maria João; Amante, Lúcia; Oliveira, IsolinaA avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliação eletrónica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenários de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e viabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação em uso. Com base neste quadro teórico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionário sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades públicas portuguesas.