Loading...
Person
Casas Novas Marques da Cunha Monteiro, Vera Cristina
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Observação e design-based-research em contextos onlinePublication . Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Monteiro, Vera; Pombo, CandidaEste capítulo tem como objetivo apresentar dois estudos realizados com recurso à metodologia de Design-Based Research. Estas investigações, com propósitos diferentes, têm em comum o facto de terem sido realizadas inteiramente em contextos online. Procura-se, na descrição feita, relatar sumariamente as fases de cada estudo, os métodos de recolha de dados e a análise realizada no decurso dos processos investigativos e no final dos mesmos. Por terem sido realizados em ambientes virtuais, foram colocados novos desafios no concernente à observação. Equacionamos, por isso, essa problemática e referimos o modo como foi feita a observação em ambos os estudos. Tendo em vista a realização de estudos semelhantes em outros contextos online, elucidamos algumas implicações que emergiram das investigações, nomeadamente sobre a importância da observação como uma técnica qualitativa de recolha de dados e de que modo permite ao investigador aceder às diferentes dimensões do design em estudo.
- Avaliação digital no ensino básico e secundárioPublication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alexandre, Fernando; Santos, José RuiEste REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.
- Evaluación digital de competenciasPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
- Digital assessment of competences: tools and practicesPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
- Trabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em Sines: uma experiência no confinamentoPublication . Monteiro, VeraO artigo apresenta uma proposta de trabalho para avaliação digital de competências com base no modelo hibrido de rotação por estações, para os alunos de 10º ano, na disiciplina de Física e Química A (FQA). A estratégia delineada decorreu em março de 2021, em aulas de Química e aulas de DAC (Domínio de Autonomia Curricular) FQA / Biologia Geologia, que visam o trabalho interdisicplinar. A temática incidiu sobre a qualidade do ar em Sines, analisando dados reais. Foram criadas rubricas analíticas para auto e heteroavaliação das competências chave de Trabalho em Equipa e Resolução de Problemas. Por ter decorrido durante o 2º confinamento, as estações decorreram exclusivamente online, nas plataformas Google Meet e Classroom. Apesar das dificuldades que os alunos sentiram em gerir a auto e heteroavaliação dos pares, revelaram-se satisfeitos com a utilização de rubricas e reconheceram-nas como facilitadoras do trabalho e da sua avaliação. Ficou evidente a necessidade de continuar a familiarização com este tipo de modelos híbridos e a desenvolver uma cultura de avaliação enquanto processo de autorregulação e desenvolvimento pessoal.