Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
capítulo livro | 11.34 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo apresenta uma proposta de trabalho para avaliação digital de competências com base
no modelo hibrido de rotação por estações, para os alunos de 10º ano, na disiciplina de Física e
Química A (FQA). A estratégia delineada decorreu em março de 2021, em aulas de Química e
aulas de DAC (Domínio de Autonomia Curricular) FQA / Biologia Geologia, que visam o trabalho
interdisicplinar. A temática incidiu sobre a qualidade do ar em Sines, analisando dados reais.
Foram criadas rubricas analíticas para auto e heteroavaliação das competências chave de
Trabalho em Equipa e Resolução de Problemas. Por ter decorrido durante o 2º confinamento,
as estações decorreram exclusivamente online, nas plataformas Google Meet e Classroom.
Apesar das dificuldades que os alunos sentiram em gerir a auto e heteroavaliação dos pares,
revelaram-se satisfeitos com a utilização de rubricas e reconheceram-nas como facilitadoras do
trabalho e da sua avaliação. Ficou evidente a necessidade de continuar a familiarização com este
tipo de modelos híbridos e a desenvolver uma cultura de avaliação enquanto processo de
autorregulação e desenvolvimento pessoal.
Description
Esta publicação integra-se no Projeto @DIC - PTN/UID4372-LEaD/022016 e teve financiamento de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04372/2020
Keywords
Avaliação digital por competências Trabalho interdisciplinar Resolução de problemas
Pedagogical Context
Citation
Monteiro, V. (2022).Trabalho interdisciplinar sobre a qualidade do ar em Sines: uma experiência no confinamento. In Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Orgs.) A Prática em Avaliação Digital de Competências, pp. 158-173, LE@D, Universidade Aberta, DOI: https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4
Publisher
LE@D, Universidade Aberta