Loading...
20 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 20
- Pickpocket de Robert Bresson: niilismo, amor e redençãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Marra, Suzie
- Palavra, silêncio e vida : a "presença" de Bresson ao cinema de OliveiraPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- A instável estabilidade : aproximações e afastamentos entre Dreyer e OliveiraPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Implosão do cinema português : duas faces de uma mesma moedaPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O cinema: arte de crise ou de desenvolvimento? Uma reflexão e alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Oliveira e Bresson: o 'ver' e o 'ser' da Sétima ArtePublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo sobre a herança de Robert Bresson na estética cinematográfica de Manoel de Oliveira: pontos de contacto e de divergência.
- Da visão literária da guerra à sua leitura fílmica : as invasões napoleónicas no cinema em PortugalPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Terenas, Gabriela Gândara
- Narrativa literária e narrativa fílmica : o caso de Amor de PerdiçãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O Regresso: exemplo de um filme em diálogo com outras artesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológicoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).