Loading...
30 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 30
- Pickpocket de Robert Bresson: niilismo, amor e redençãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Marra, Suzie
- Amar até doer : o desejo do amor e a perdição dos desejosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo dos conceitos de amor, desejo e perdição em algumas obras de Camilo Castelo Branco, particularmente "Amor de Perdição"
- Ladrões de caixasPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- De l’exil comme histoire à l’exil comme condition: les figures féminines dans Tabu, de Miguel GomesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O cinema: arte de crise ou de desenvolvimento? Uma reflexão e alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- A história de Portugal no cinema de Manoel de Oliveira: testemunho visual de um camilianoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiO cineasta português Manoel de Oliveira manifestou sempre a sua profunda admiração pelo novelista romântico Camilo Castelo Branco, com o qual partilhava um idêntico sentimento existencial e uma semelhante visão da História de Portugal. Tal facto é visível tanto na adaptação de novelas como Amor de Perdição, ou do tratamento de aspectos ligados à sua vida, como em Francisca e O Dia do Desespero, quanto através do olhar sobre a História de Portugal, particularmente em filmes como Non ou a vã glória de mandar, Palavra e Utopia, O Quinto Império e Cristóvão Colombo. Nesta comunicação pretendemos avaliar a herança de valores e motivos do romance histórico camiliano no filme histórico oliveiriano.
- Oliveira e Bresson: o 'ver' e o 'ser' da Sétima ArtePublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo sobre a herança de Robert Bresson na estética cinematográfica de Manoel de Oliveira: pontos de contacto e de divergência.
- Belle Toujours: a beleza eterna do cinema como teatro da vidaPublication . Bello, Maria do Rosário LupiAnálise do filme de Manoel de Oliveira "Belle Toujours" e do conceito de teatro na filmografia do realizador.
- O Regresso: exemplo de um filme em diálogo com outras artesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológicoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »