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- Pickpocket de Robert Bresson: niilismo, amor e redençãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Marra, Suzie
- O cinema: arte de crise ou de desenvolvimento? Uma reflexão e alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Oliveira e Bresson: o 'ver' e o 'ser' da Sétima ArtePublication . Bello, Maria do Rosário LupiEstudo sobre a herança de Robert Bresson na estética cinematográfica de Manoel de Oliveira: pontos de contacto e de divergência.
- O Regresso: exemplo de um filme em diálogo com outras artesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológicoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).
- Camões e o cinemaPublication . Bello, Maria do Rosário LupiReferência às obras ou partes de obras fílmicas nacionais que tratam a figura ou a obra de Luís de Camões.
- A visibilidade da transformação: experiência do tempo na literatura e no cinemaPublication . Bello, Maria do Rosário LupiAnálise dos pontos de contacto entre a representação da temporalidade literária e da temporalidade fílmica sob uma perspectiva narratológica.
- Flannery O'Connor, de la escritura a la pantallaPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Arbona, GuadalupeAbordagem dos contos e romances da escritora americana Flannery O'Connor adaptados ao ecrã.
- Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiPartindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível.
- The importance of adapting plays: Stuart Burge’s film on Oscar Wilde’s The Importance of Being Earnest”Publication . Bello, Maria do Rosário LupiEste artigo consiste numa tentativa de tratar algumas das questões fundamentais relacionadas com a diferença ontológica entre o teatro e o cinema, nomeadamente no que diz respeito à capacidade do primeiro de representar a acção e o objetivo do segundo de relatar a sequencialidade dos eventos. Através de alguns exemplos colhidos das adaptações cinematográficas da peça de Oscar Wilde The Importance of Being Earnest procura-se confrontar alguns tópicos que distinguem as duas formas de arte: a característica de passado versus a dimensão de presente, a colisão dramática versus a sequencialidade, a mimesis versus a narratividade, a dimensão de representação versus a de “mostração”.