Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 9 of 9
  • O livro e a possibilidade do acontecimento estético
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, abordo, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecture.
  • O processamento da informação e a representação do conhecimento
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • A essência humanista do ensino
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • El libro y la posibilidad del acontecimiento estético
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    En el escenario civilizatorio contemporáneo, muy basado en la cultura de lo inmediato, a menudo en detrimento de la dimensión humana y humanista, se hace imprescindible proporcionar hábitos y lecturas que puedan contribuir de alguna manera a la conservación, clarificación, difusión y estructuración de otra memoria, marcada por los hábitos de lectura y escritura, por la conciencia del libro como “fuente de vitalidad del espíritu” (como decía George Steiner), aunque sea a costa del multivocalismo hipertextual. Sabiendo que ni la Literatura, ni los comportamientos sociales son fenómenos estáticos — y que la Lengua, como decía Mijaíl Bajtín “vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs” (Bajtín, 1977: 137 [la cursiva es del texto original]) —, intentaré abordar, entre otras cuestiones anexas: la necesidad de otorgar confianza a las Humanidades (y, en el caso concreto, a la Literatura); la necesidad (absoluta) del hábito de la escritura y la lectura del texto literario, en un universo cada vez más marcado por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación que colorearán polifónicamente una cultura digital con una interfaz dominada por el poder cibercultural e hipertextual de la escritura y la lectura web.
  • Recodificações digitais e o desconfinamento das humanidades
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Neste estudo, reflito sobre o valor das Humanidades, o ensino em ambiente virtual e o papel do Professor de Humanidades, Artes e Literatura.
  • Uma mensagem para a escola neste horizonte XXI
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • Do saber à ciência
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Reflexão sobre a Educação para o século XXI.
  • Ciência na escola: o desafio das humanidades
    Publication . Vila Maior, Dionísio
    Vídeo que corresponde à Conferência que proferi num Evento Científico, intitulado “Educação Horizontes XXI”, organizado pela Universidade da Madeira e CLEPUL, e realizado online no dia 15 de julho de 2020. Abordo os termos e conceitos “Ciência”, “Conhecimento” e “Saber”. Desenvolvo algumas breves reflexões sobre o Homem (enquanto ser verbal, social e homo faber) e sobre uma forma de a problemática da Ciência na Escola poder ser equacionada, acentuando a necessidade do exercício interdisciplinar e a essência humanista da Educação
  • I Congresso Internacional de Humanidades UAb. Humanidades: heranças e desafios
    Publication . Vila Maior, Dionísio; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey Scott; Bello, Maria do Rosário Lupi; Dix, Steffen
    Num cenário cultural contemporâneo (vivido sob o signo intimidante do tempo), partilham os coordenadores (Docentes do Departamento de Humanidades, da Universidade Aberta) deste volume a ideia de que se deve trabalhar cada vez mais a confiança nas Humanidades, privilegiando-se a sua centralidade e a convicção positiva nos valores da Cultura, da Literatura, das Artes, da Linguística, da História, da Filosofia, da Comunicação e Informação, dos Estudos Comparados, da Sociologia.