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  • O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    A Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que as publicações se enquadram. O objetivo deste trabalho é a partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificar os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem. Efetua-se uma análise da representatividade destes objetivos globalmente e segmentada por comunidade (Teses e Dissertações, Recursos Educacionais e Publicações Científicas) e afere-se o respetivo grau de comprometimento para com os ODS. Analisam-se as variáveis e os padrões de comportamento associadas ao perfil dos depositantes e reflete-se sobre as vantagens e desvantagens da indicação dos ODS no auto depósito. Os resultados preliminares sugerem que, embora possa existir alguma limitação na auto avaliação pelos autores, o que poderá enviesar os resultados, o Repositório Aberto se constitui um sistema de informação, agregador e fonte de verificação por excelência para o fornecimento de indicadores relativos ao nível de compromisso da investigação UAb com os ODS.
  • O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    A Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma integrada, o desempenho da Sustentabilidade da instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em que as publicações se enquadram. A partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificam-se os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem e afere-se a existência de padrões entre as diferentes tipologias de produção (Académica, Publicações Científicas e Recursos Educacionais Abertos - REA). Analisa-se a abordagem adotada para a identificação sistemática dos ODS, através da avaliação do grau de aceitação dos autores para com a autoavaliação da sua produção com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Finalmente, avalia-se o contributo e relevância da UAb para o cumprimento dos indicadores dos ODS a nível nacional, através da produção intelectual, espelhada nas publicações disponibilizadas no seu Repositório Institucional.
  • Monitorização da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do repositório institucional da Universidade Aberta
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    O presente estudo tem como objetivo perspetivar a relevância do repositório institucional para monitorizar o nível de implementação do Desenvolvimento Sustentável numa instituição de ensino superior e dando continuidade a trabalho realizado anteriormente. Apresenta-se um estudo e reflexão com base em revisão de literatura, sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. A Universidade Aberta de Portugal (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção académica e científica dos seus autores um dos indicadores assinalados. Apresenta-se o trabalho desenvolvido de modo sistemático entre 2019 e 2021, relativo à identificação, monitorização e análise do reporte de ODS dos conteúdos do repositório institucional da UAb e reflete-se sobre a relevância desta abordagem para garantir, de forma sustentada, indicadores aplicáveis à monitorização da implementação do Desenvolvimento Sustentável na Instituição. Efetua-se uma análise, global e segmentada, da representatividade dos ODS no Repositório. Através da análise comparativa dos dados relativamente aos anos anteriores pretende-se aferir a existência de padrões entre as diferentes tipologias de conteúdos, a evolução da motivação dos autores para o cumprimento do objetivo e o alinhamento dos conteúdos do Repositório com as definições do Planeamento Estratégico da Instituição
  • Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional
    Publication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de Barros
    O trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
  • Recursos Educacionais Abertos: evidências e reflexões sobre práticas educacionais abertas em contexto de pandemia. Do local para o global
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19, especialmente considerando o ensino remoto emergencial, se refletiu no interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA). Tendo em atenção que no contexto português, a Universidade Aberta (UAb) é única instituição de ensino que organiza de forma sistemática REA numa comunidade específica do seu repositório institucional, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do Repositório, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA, nos períodos antes e durante a situação pandémica, de modo a percecionar a existência de padrões de utilização. Partindo da premissa de que os repositórios institucionais contribuem para a internacionalização do conhecimento e o acesso aberto permite ampliar o papel social das universidades, o estudo reflete ainda sobre a contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica, percebida pelas estatísticas de utilização das coleções de REA disponibilizadas pela UAb. A análise dos dados revela a importância do Repositório para aumentar a visibilidade das coleções e o potencial impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional
  • Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemia
    Publication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena
    O estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
  • Avaliação da integração dos ODS num repositório institucional através da aplicação da ferramenta SGD Impact tool
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    O trabalho tem como objetivo avaliar a integração dos Objetivos do Desenvolvimento (ODS) Sustentável na produção científica de uma Instituição de Ensino Superior (IES), a Universidade Aberta, através da aplicação do software SGD Impact Tool. O SGD Impact Tool é uma ferramenta de autoavaliação gratuita, online e de aprendizagem que permite aferir o modo como determinada atividade, organização ou projeto de inovação interage com os ODS. Em simultâneo, a disponibilização da ferramenta tem como objetivo estimular o utilizador a percecionar a complexidade do Desenvolvimento Sustentável e os diferentes aspetos dos ODS. Pretende-se partilhar a experiência, as perceções e os ensinamentos colhidos com o trabalho desenvolvido pela Universidade Aberta com a utilização desta ferramenta.
  • Os repositórios como fonte de informação sobre o compromisso de duas instituições de ensino superior com os ODS: abordagem comparativa
    Publication . Inácio, Ana; Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra; Segurado, Teresa
    A Sustentabilidade não é um tema novo no contexto das bibliotecas de ensino superior, mas tem tido, ao longo dos últimos anos, uma presença cada vez mais constante, aprofundada e diversificada. Apesar disso, o contributo dos repositórios digitais, enquanto agregadores da memória institucional, não tem sido referido na literatura, nem tem sido objeto de estudos de carácter empírico. Este trabalho pretende contribuir para colmatar essa lacuna, através da apresentação de um estudo de matriz comparativa que foca a sua atenção na representatividade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) num conjunto pré-definido de publicações científicas presentes nos repositórios da Universidade Aberta e do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Partindo a análise de contextos educativos e digitais diferentes, foi possível estabelecer um conjunto de parâmetros comuns que permitiram, para o período 2020 - 2022, avaliar a presença e representatividade dos ODS, identificar dinâmicas, tendências e padrões inerentes às realidades das duas instituições e equacionar a relevância de sistematizar o nível de compromisso dos autores com as temáticas da Sustentabilidade. Como exercício de autoavaliação foi aplicada, adicionalmente, a ferramenta SDG Impact Assessment Tool, no sentido de perspetivar o impacto dos ODS na produção científica representada em ambos os repositórios.
  • Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório Institucional
    Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, Sandra
    O trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.